Guilherme Cachoeira – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Guilherme Cachoeira – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

A derrota para o Figueirense (SC), fora de casa, não é um resultado anormal. Os times se equivalem e os catarinenses tinham a mesma pontuação do Remo quando entraram em campo.

O jogo mostrou que era possível vencer ou empatar. Quando teve em campo a formação correta, a partir dos 15 minutos da etapa final, o Leão tomou conta da partida e esteve perto da igualdade no placar.

É possível concluir que o Remo desperdiçou 60 minutos com a escalação errada. Ytalo e Guilherme Cachoeira foram peças improdutivas no ataque. O centroavante precisava ser municiado, mas não foi. O ponta não tem conexão nenhuma com o resto do time. Esquecido por várias rodadas, foi ressuscitado contra o CSA (AL).

Como é um ponteiro rápido, a presença de Cachoeira poderia contribuir para o balanço ofensivo. Nada mais ilusório! Velocidade nem sempre é sinônimo de produtividade. Neste caso específico, trata-se de correria inútil, sem objetivos ou resultados. Nos duelos diretos com a marcação, os tombos se repetiam a todo instante – contra o Figueirense (SC), foram 5 quedas.

O atacante estreante Rodrigo Alves poderia ter sido melhor aproveitado. Foi o mais participativo do ataque durante o primeiro tempo mas, inexplicavelmente, acabou substituído no intervalo por “razões técnicas” para a entrada de Marco Antônio.

Quando Pedro Vitor e Ribamar entraram, aos 14 minutos do segundo tempo, o Remo começou verdadeiramente a pressionar o time catarinense. Sem criatividade, mas com ímpeto e disposição.

O gol quase saiu, embora os atacantes não tenham contado com ações criativas do meio-campo.

O cenário melhorou com a presença de Kelvin, que se infiltrava bem pelo meio e pelos lados, conduzindo ou sendo lançado. Teria sido mais útil se tivesse sido escalado desde o início, junto com Pedro Vitor e Ribamar.

Jaderson foi – outra vez – o destaque individual, dividindo-se entre defesa, meio e ataque. Acontece que, por correr o campo inteiro, fica fisicamente esgotado para ocupar a faixa onde é mais decisivo.

Quando uma competição se afunila, com vários times disputando uma vaga, é obrigatório minimizar erros. O período da experimentação não pode acontecer nos momentos decisivos. O Remo age no sentido contrário, atrapalhando-se quando entra para um confronto-chave, como o de sábado (27/07), com uma escalação equivocada.

Parece autossabotagem, mas é apenas irresponsabilidade. Em clubes de gestão mais atenta, a escalação inicial deveria ser motivo de cobrança enérgica sobre a comissão técnica – e nem estamos falando da “barbeiragem” na definição do banco de reservas.

Quando o técnico avalia que o pior do time (Cachoeira) é o jogador “que mais se entrega em campo”, o problema não está no atleta, mas em quem o escala.

Com chances de classificação, o Remo faz um esforço tremendo para complicar a caminhada. Precisa de 10 pontos em 4 rodadas, meta difícil que se torna improvável com as invencionices dos últimos jogos.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (05/08), a partir das 20h, para enfrentar a Aparecidense (GO), no Mangueirão. O jogo é válido pela 16ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Blog do Gerson Nogueira, 29/07/2024

16 COMENTÁRIOS

  1. Concordo em tudo com que o Gerson Nogueira escreveu, que loucura isso do Rodrigo, colocar Ytalo e Cachoeira, já deu, o ataque é R. Alves, Ribamar e Kelvin ou P. Vitor, mas vamos lá, enquanto tivermos chances matemáticas vamos pra cima.

  2. Perfeito esse comentário e só acrescentaria a equipada titularidade na defesa c João Afonso que se esconde na zaga, é lento e não dá combate no buraco da meia lua.
    Percebi pouca pegada na frente da área. Remo jogou sem um volante de pegada como Curuá que está anos luz muito melhor que o pesado e ruim João Afonso.

  3. O ataque tem que ser Pedro Vitor ,Ribamar e Rodrigo Alves ! Temos q ganhar 3 jogos e empatar 1 pra isso precisa mudar o time e a forma de jogar fora de casa, tem que ser igual quando joga em Belem pra cima perdido por 1 perdido por 10 fod…… e tira esse João Afonso do time porrr

  4. Gerson Nogueira falou a linguagem do torcedor consciente.
    Só esqueceu de falar da zaga com o pq do retorno do Joao Afonso.
    Não sei pq sempre adiar as decisões de pontuar.
    Perdemos muitas chances e teremos de fazer grande esforço para conseguir objetivos.
    A situação ainda permite mas não dá para deixar esse Ítalo-brasileiro de capitão e dono do time, cacheira que ainda não provou nada e esse João Afonso é, ainda tem o outro zagueiro que mostrou co.o ele não sabe nem correr no jogo contra a ferroviaria

  5. Vazou um audio q o Presidente da SAF do Cruzeiro chegou com o técnico Felipe Santana e disse q ou ele botava os jogadores q foram contratados para jogar e desfazia a panelinha ou podia enfiar a viola no saco e ir embora….no outro jogo, 3 dos 4 contratados entraram o Cruzeiro ganhou e embalou. Isso sim é sinal de cobrança…pq o Tonhao não gaz igual para o Pai Santana o q todos nós vemos??? Yta..poste..lo, Ruimbamar, Kelvin O’cris, Marco Antônio, Cascatinha, João Afosonso…não tem como, sem condições. Não entendo..o Liggier, entra, joga bem faz gol e é sacado do time, o Rodrigo Carequinha entra é o melhor do ataque e é sacado no segundo tempo, o Curua jogou bem contra o CSA e é sacado do time, o Tonald deu passe e fez gol contra o Caxias e é sacado do time…isso fora o Felipinho q entrou e fez gol contra o ABC e é sacado do time….Pai Santana, não complica…futebol é momento, e mtos desse jogadores q vc tá botando para jogar estão em momentos ruins…Abre teu olho!!!!

  6. Vamos analisar: na próxima rodada se o Leão vencer e os adversários diretos do Leão a uma vaga no G8 tropeçarem o Leão pode entrar no G8, isto é possível, o Leão pode entrar no G8 na próxima rodada é difícil porém não impossível.

  7. Esses comentaristas enchem o saco. Quem contribuiu enormemente para atrapalhar o Remo são vocês, com a derrubação de tudo que se faz. Vocês torcem contra vocês acabam com o futebol do Pará, principalmente do Remo, já fazem um jornalismo sujo, isto é, com torcida, com tendenciosidade. Se consideram semideuses do conhecimento do futebol. Porra! Donos da verdade, escalam, condenam esquemas, desconhecendo o que se passa nos treinamentos. Se atender os comentários desses comentaristas é um treinador por semana e um time por mês. Porra! Para min, três jogos o Remo foi infeliz e não mereceu perder, contra o Volta Redonda, amassou o segundo tempo inteiro, não virou o jogo e ainda pegou gol, por azar, que tem sim no futebol, contra o São Bernardo, que dava para matar o jogo no primeiro tempo, diante das chances que teve, e nesse jogo contra o Figueirense, que só esse Rodrigo Alves perdeu três gols no primeiro tempo e ainda o Remo encurralou, no segundo tempo inteiro, o Figueirense em seu campo de defesa, jogando em casa, com sua torcida. Tenho certeza que se fosse o Remo que vencesse um jogo nessas circunstâncias, esse cidadão ou outro do grupo do Guilherme Guerreiro, torcedor do payssandu, diria que o time ganhou, mas não convenceu. Pô! Torcedores, abram os olhos. Está dificílima a classificação? Está. Ninguém se engane. Mas, ainda é possível? É. É torcer e ir ao estádio para incentivar e não para avalhacalhar com o time.

    • Concordo plenamente com o que vc falou,isto sim vale a pena ler,e não aquele idiota que não deviam nem abrir a boca pra falar tipo(Aquele do Legado Azulino).como vc mesmo disse se acha um Deus.

  8. Complicado,aprendi que jogo é jogo e treino é treino.Parece que os técnicos atuais não treinam o basico(cruzamentos,chutes de fora da área,faltas e etc).Rodrigo,esqueça cachoeira,Ytalo e fale com M.Antonio pra ele parar de estragar ataque com chutes totalmente sem noção. Dê minutagem ao Pedro Vitor,pelo menos,sabemos que precisa somente recuperar a confiança em seu futebol.

  9. Porra! O cara não sabe a condição física de cada jogador. Quanto o tempo o jogador pode render. Tem as estratégias de jogo. São cinco substituições, onde o adversário também pode trabalhar para modificar o jogo em função da condição do jogo, do placar, etc…Nada disso esse semideuses do futebol consideram quando querem derrubar e dar suas opiniões que são verdades fundamentais, mas que na verdade são inconsistentes, porque não conhecem as necessidades do treinador que estuda o adversário com certeza. Sinceramente, esses comentários não me enganam mais porque refletem situação de interesses que desfavorecem as necessidades do Remo, na minha opinião.

  10. Na verdade se fosse só o Ytalo, o Cachoeira é o João Afonso seria bom, o problema é que o time do Remo é ruim por inteiro com raríssimas exceções.
    Não se iludam melhor ficar de fora do G8 do que ficar sendo saco de pancadas na segunda fase, com esse time não tem combate, um bando de enganadores, triste torcida que continua apoiando esses pernas de pau.

  11. A rodada apesar da derrota do Temo e o empate do Londrina q deveria ter perdido ajudaram o LEAO…o Tombense empatou e não desgarrou, o Nautico, o ABC e o Floresta tb empataram e ficaram atrás,…e o Ypiranga tb não saiu do empate e mesmo com jogo a menos tá pertinho. Ainda dá, dependemos só d nos mesmos…a próxima partida é excensial a vitória…excensial!, se ao menos empatamos, tamos fora…e aí, é criticar forte, é mandar 2/3 dis perebas embora e reformular a gestão mandando embora o Papelão pseudofake executivo.

  12. Todo o organograma de uma empresa começa com o presidente da empresa, pois é aí que está a desorganização, a bagunça, o fracasso do clube tendo um ” presidente ” analfabeto que não entende, que desconhece como administrar uma instituição esportiva, foi colocado na presidência por amizades com os amigos beneméritos eis o motivo desta tragédia que se abateu no leão azul paraense.

    O único jeito de dar um basta nesta situação é destituir o presidente e seus miquinhos amestrados acionando o ministério público e fazendo uma auditoria esterna colocando a mostra todas as irregularidades, fraudes, temeridades das gestões bentes-tonhão.

  13. O time do ano passado que todos reclamavam era bem melhor que esse mais criticavam.vcs não sabem o que querem. Tá ladeira a baixo infelizmente é a verdade

Comments are closed.