Rodrigo Santana – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Rodrigo Santana – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Agora é reta decisiva, sem margem para vacilos! Os próximos 4 jogos do Remo valem avanço de fase e a perspectiva do acesso à Série B, dinheiro, projeção, felicidade.

O estresse se multiplica já nesta segunda-feira (05/08), diante da Aparecidense (GO), no Mangueirão. Por que falar de estresse, agora? Porque o “cinto apertou” e qualquer desatenção pode botar tudo a perder!

Uma pesquisa assinada pelo neurocientista Caio Moreira, autoridade brasileira em comportamento e cognição, diz que “enquanto uma pessoa comum toma, em média, entre 2 mil a 3 mil decisões durante um dia inteiro, um jogador de futebol, por exemplo, tem que tomar cerca de 6 mil durante os 90 minutos de uma partida”. Imagine essas 6 mil decisões em uma cabeça em absoluta pressão.

Que decisões são essas?

Passar ou reter a bola? Passar para quem? Marcar, fazer cobertura, provocar o adversário, recompor o sistema, ocupar espaço…

Uma infinidade de decisões desafia o cognitivo dos atletas em campo nesse futebol cada dia mais intenso, de funções cada dia mais complexas. O jogo é muito mental.

O estudo de dados de GPS mostra que o contato dos jogadores com a bola, em 90 minutos, se limita a uma faixa de 80 a 130 toques, em um tempo médio de 90 segundos. Porém, sem bola, eles cumprem funções e tomam decisões permanentemente.

“Ao observarmos o esporte (futebol), hoje, percebemos que o desempenho físico dos atletas está cada vez mais equiparado. São as milhares de decisões que eles tomam em uma arena esportiva que definem se sairão vitoriosos ou não”, afirmou Caio Moreira.

Pressão

Ser aguerrido e ousado sem deixar de ser tático é o desafio nessa maré contrária. O Remo, em casa, com o apoio da torcida, mas tomado por grande ansiedade, tem que associar bravura com organização para superar a Aparecidense (GO), que vem pressionada pelo risco de rebaixamento. Jogo tenso, com certeza!

Nesse estado de pressão do Leão, surge o experiente volante Bruno Silva, com sua liderança, para ser um ponto de equilíbrio. De fato, o time se ressentia de uma voz de comando em campo e de um jogador mais lúcido na construção de jogadas.

Pressão emocional também no lado adversário, que luta contra rebaixamento. Se bem que uma eliminação do Remo, como clube de massa, nesta etapa da Série C, causaria mais estragos que uma queda do time goiano à Série D.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (05/08), a partir das 20h, para enfrentar a Aparecidense (GO), no Mangueirão. O jogo é válido pela 16ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 04/08/2024

7 COMENTÁRIOS

  1. O Remo, mais uma vez, foi beneficiado com outros resultados. Depende de si mesmo. Parece redundante, mas é o que se repetiu nessa fase. E agora Leão? Vai provar sua competência ou laborar em mais uma “remice”? A História responderá amanhã. A nós resta torcer com muito sofrimento. Vamos Leão.

    • Meu amigo não te deixa levar pela ilusão, eu já estou calejado de tanta decepção que o time vem proporcionando ao fenomeno azul há 6 anos que irá se estender a 8 anos…..

  2. O técnico chegou e o time melhorou muito o desempenho e quando achamos que a coisa vai engrenar o próprio técnico começa a sabotar o time escalando jogadores lentos como João Afonso e Italo e burro como cachoeira e deixa de fora o novo atacante careca(esqueci o nome)Pedro Vitor o melhor atacante do elenco, não dá para entender esse técnico de futebol,tem alguma pressão para escalar certos jogadores??? Do executivo Papelin ou do presidente do clube?ou dos empresários dos jogadores??? Sinceramente não acredito que torcedores comuns conseguem ver e reconhecer os jogadores ruins e os melhores e o doido do técnico não consegue, é cego ou tem máfia?? Ou é só teimoso de merda.

  3. Rodada totalmente favorável ao Clube do Remo. Basta o Remo não fazer remice e vencer a aparecidense para finalmente entrar no G8 pela primeira vez esse ano.

    SAZ

  4. Todos os resultados nos beneficiaram nesta rodada,só falta vcs criarem VERGONHA NA CARA e fazerem a parte de vocês!!!!

  5. Pela Segunda vez consecutiva a tabela está nos dando chances…..são os sinais!!!! Agora é dar o último Springsteen, ganhar o jogo hj, entrar no G8, botar o anímico lá em cima e não sair mais até o final do turno. Pai Santana, ajude e não reme contra a maré. Vc tem outros jogadores ao invés de Cascatimha, Marco Antônio, Kevin O’Cris, João Afosonso, Helder e Cia…..temos o Rodrigo, Pedro Vitor, Ronald, Felipinho, Vigia, Liggier, Jonilson….não inventa, faz o básico feijão com arroz com mta raça e vontade e vamos nos classificar.

Comments are closed.