Remo 0×2 Paysandu (Bráulio da Silva Machado/FIFA-SC) – Foto: Thiago Gomes (O Liberal)
Remo 0×2 Paysandu (Bráulio da Silva Machado/FIFA-SC) – Foto: Thiago Gomes (O Liberal)

O Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) convocou Remo e Paysandu para mais um clássico Re-Pa nesta temporada. Desta vez, não se trata de mais um duelo dentro de campo entre os rivais, mas de um julgamento sobre o pedido de impugnação do resultado final do Campeonato Paraense 2024.

Após o jogo de ida da final do Parazão deste ano, vencido pelos bicolores pelo placar de 2 a 0, os azulinos entraram com um pedido de impugnação da partida, alegando interferência do árbitro de vídeo (VAR), Djonaltan Costa de Araújo (PA), junto ao árbitro central, Bráulio da Silva Machado (Fifa-SC), argumentando que houve um erro de direito da equipe de arbitragem.

Na ocasião, o TJD-PA chegou a acatar a solicitação do Remo, mas a medida liminar foi cassada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), atendendo a um recurso do Paysandu. No dia 14/04, o time bicolor conquistou o título paraense após empatar em 1 a 1 no jogo de volta.

Porém, 4 meses depois do duelo nos gramados, a decisão segue fora das quatro linhas. O TJD-PA marcou o julgamento da impugnação do resultado do jogo de ida entre os rivais para esta segunda-feira (19/08), às 17h, no Plenário do Tribunal, localizado na sede da Federação Paraense de Futebol, no bairro do Guamá, em Belém.

O advogado azulino Gustavo Fonseca relembrou que, na época, a única ação realizada foi a liminar de paralisação do campeonato e que o caso nunca foi julgado. Oficialmente, o Remo ainda não se posicionou sobre o assunto.

“O cerne é o seguinte: o Remo alega erro de direito, na medida em que ao VAR é permitido apenas a revisão em pontos definidos da partida. Pelo áudio e vídeo divulgados, eles participavam das decisões do árbitro no Re-PA. Há, inclusive, precedente de anulação de partida em caso semelhante”, comentou.

O Leão volta a campo neste sábado (17/08), a partir das 17h, para enfrentar o Londrina (PR), no Mangueirão. O jogo é válido pela 18ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Globo Esporte.com, 14/08/2024