Rafael Castro – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Rafael Castro – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Quando foi contratado pelo Leão, o zagueiro Rafael Castro deixou o Treze (PB), dono da então melhor campanha da Série D, para defender um clube de maior projeção, mas em crise e lutando contra o rebaixamento.

De cara, ele se encaixou na equipe azulina e foi titular na maior parte das rodadas desde sua estreia. Agora, está na disputa direta pelo acesso à Série B.

Curiosamente, no último fim de semana, o time paraibano acabou caindo nas quartas-de-final da Série D.

Rafael comentou sobre sua escolha de vir para o Baenão, deixando para trás uma situação, teoricamente, bem mais confortável.

“Sou muito grato ao Treze (PB) pelas portas que me abriram lá, por terem me acolhido. Era um dos líderes, o capitão da equipe. Tive outras propostas de Série C, mas nenhuma delas me balançou como a do Remo. Preferi segurar, achei que não era oportunidade de sair lá ainda, mas quando veio a proposta do Remo, não pensei duas vezes em vir para cá, mesmo sabendo da dificuldade na qual o clube se encontrava, perto da zona, sabendo do questionamento que estava no entorno, sabendo da pressão que estava sendo aqui”, disse.

“Sou um jogador que é movido a desafios. Tive outras propostas de clubes até que estavam em situações melhores que a do Remo e quando olhei o elenco, conhecendo alguns jogadores que estavam aqui, soube de cara que algo de certo não estava acontecendo para o time estar naquela situação. Se pegar peça por peça, nosso elenco é um dos melhores da competição. Vim para cá para ajudar, ser mais um líder aqui e ajudar a tirar a equipe daquela situação”, completou.

Para o azulino, o que vem faltando desde sua chegada é a oportunidade de balançar as redes. Ele até conseguiu marcar um gol, mas foi anulado. A prioridade é defender, mas ele quer deixar sua marca.

“Costumo brincar que por onde passo, tenho a felicidade de fazer gols. Ajudar defensivamente e ofensivamente. Foi assim no Treze (PB), onde pude fazer 2 gols e dar 1 assistência. Aqui, por enquanto, só saiu assistência (para o gol de Ytalo, contra o Londrina-PR). Está na hora já de sair esse primeiro gol e venho trabalhando muito para isso. A bola vem passando perto e acredito que está bem próximo de poder fazer o primeiro gol com essa camisa”, comentou.

Nos últimos 5 jogos, o Remo sofreu apenas 2 gols, ambos de pênaltis. O setor defensivo tem sido um dos fortes da equipe. Um dos novatos da defesa, Rafael Castro avalia o time como um “corpo solidário”, em que uma peça ajuda a outra.

“A gente foi se conhecendo cada vez mais, moldando o time e conseguindo se reerguer. A torcida foi comprando mais ainda ideia conforme fomos demonstrando vontade dentro de campo. Muitas vezes, os jogos têm sido sofridos, com o placar apertado, mas tudo no Remo tem que ser sofrido”, afirmou.

“O sistema vem encaixando muito bem. Acho que desde a chegada do professor Rodrigo (Santana), ele mudou esse sistema e o time vem encaixando, vem se notando uma melhora. O time vem finalizando mais, vem tendo mais posse de bola, isso é natural quando você dá tempo ao trabalho que tem que ser feito”, completou o zagueiro.

“Isso nos dá confiança para que a gente possa fazer um jogo mais seguro ali atrás e isso vem acontecendo. O mérito não é só da defesa, da linha de 5 (defensores) ali atrás, mas também começa lá no ataque, a marcação, a pressão sobre a bola, que a gente vem treinando muito durante a semana, que o Rodrigo vem nos passando no dia a dia e os jogadores estão cada vez mais comprometidos com esse sistema e essas coisas vêm dando certo”, concluiu.

O Leão volta a campo nesta segunda-feira (09/09), a partir das 20h, para enfrentar o São Bernardo (SP), no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). O jogo é válido pela 2ª rodada da 2ª fase da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Diário do Pará, 04/09/2024

5 COMENTÁRIOS

  1. É o que eu sempre falo .
    O que é melhor vc contratar um jogador que está se destacando numa série D ou contratar um jogador de série A ou B que está encostado no time?
    O cara estava na série D , chegou no Remo e tomou conta da zaga , enquanto que os medalhões não estão fazendo nada.
    As contratações que vieram de divisões inferiores que é o caso do Rafael Castro, Rodrigo Alves e do Bruno Silva que por sinal nem série D estava disputando, estava disputando a segunda divisão do paranaense , chegaram e colocaram ordem na casa.

  2. Sou torcedor do Leão e a muito tempo não tínhamos tanta confiança no nosso Clube e na torcida, estamos vivendo um momento mágico ! E respirando o acesso como uma consequência desse mágico momento ! Parabéns aos Atletas, comissão técnica, a cada um que está se doando como presidente, e seus vices, a cada patrocínio que chega em nossa nação Azulina !

  3. Rafael Castro é um Zagueiro nato, ele defende muito bem e vai para o ataque com maestria, ele impressiona pelo estilo simples porém eficiente. Rafael é uma das melhores surpresas desta C o Leão vai subir de série, porém tem vários nomes que dificilmente poderão escolher o Leão para disputar a B 2025. Talvez Rafael, Rodrigues Alves e Bruno Silva escolham o Leão, vai ser quase impossível segurar Jaderson, Diogo Batista e Marcelo Rangel. vamos em frente para ver a subida do Leão com grande alegria,

Comments are closed.