Após conquistarem o acesso à Série B na última edição da Série C, Ferroviária (SP) e Remo voltam a se enfrentar neste domingo (06/04), pela rodada de abertura da Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para as 19h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
A equipe paulista retorna à Série B após um jejum de 3 décadas. No entanto, o desempenho na Séria A2 do Paulistão frustrou as expectativas. Mesmo considerada uma das grandes favoritas ao acesso à elite estadual, acabou eliminada nas quartas-de-final pelo Ituano (SP).
Durante a competição, a diretoria optou por demitir o técnico Júnior Rocha, responsável pela subida na Série C, trazendo de volta Vinícius Bergantin, ex-auxiliar de Tite no Flamengo (RJ). Sob o comando de Bergantin, a Ferroviária (SP) teve um aproveitamento de 62%, com 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
Apesar de não atingir o principal objetivo no Estadual, o clube agora volta suas atenções para a Série B, reforçado por várias contratações. Entre os nomes anunciados estão o retorno do atacante Carlão, além do zagueiro Maycon, o volante Netinho, os meias Albano (ex-Remo) e Thiago Lopes, e o atacante Wesley Pomba. Em contrapartida, o volante Paulinho Santos deixou o elenco.
O Leão também teve um começo de ano irregular. Em 13 partidas, os números são bons, com 8 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, além de 27 gols marcados e 8 sofridos, mas o time azulino decepcionou em 2 torneios eliminatórios.
Sob o comando de Rodrigo Santana, técnico do acesso à Série B, o Leão caiu nas oitavas-de-final da Copa Verde, nos pênaltis, diante do São Raimundo (RR); e foi eliminado da Copa do Brasil pelo Criciúma (SC), ainda na 2ª fase.
Com a saída de Santana, o Remo contratou Daniel Paulista, ex-CRB (AL). Sob nova direção, o Leão disputou 2 partidas pelo Campeonato Paraense, vencendo Santa Rosa e Tuna, e garantiu vaga na final da competição. A equipe começa a Série B ainda de olho na decisão do Estadual, onde enfrentará o Paysandu em 2 clássicos Re-Pa.
O Liberal, 06/04/2025