Remo 1x0 Paragominas (Val Barreto e Leandro Cearense)
Remo 1x0 Paragominas (Val Barreto e Leandro Cearense)

Em uma partida extremamente disputada e debaixo de forte chuva, o Clube do Remo superou as dificuldades e venceu o bom time do Paragominas por 1 a 0, com gol do atacante Branco, aos 28 minutos do segundo tempo. Com este resultado, o time do técnico Flávio Araújo joga por um empate na partida de volta da final da Taça Estado do Pará. Já a equipe do Jacaré espera valer o mando de campo para atropelar o adversário e sagrar-se campeão do segundo turno.

O segundo jogo entre Remo e Paragominas acontece no próximo domingo (05/05), na Arena Verde, em Paragominas. Quem conquistar o título do retorno fará a final do Parazão contra o Paysandu, campeão do primeiro turno, nos dias 12 e 19/05.

Debaixo de forte chuva, o Clube do Remo iniciou a partida com o domínio de jogo. Tocando a bola, trabalhando as jogadas, os azulinos tentavam chegar ao gol de Mike Douglas de forma inteligente, utilizando bem os flancos do encharcado gramado do Mangueirão. Entretanto, os visitantes aplicaram uma forte marcação no setor de meio campo, impedindo que Ramon e Diogo Capela conseguissem armar as jogadas ofensivas do Leão.

Só que aos 8 minutos a marcação do Paragominas não suportou imensa pressão. Pelo lado direito, Val Barreto conduziu a bola em velocidade e cruzou, Leandro Cearense dominou na área, girou e chutou. Mike Douglas, bem posicionado, evitou o gol remista.

Depois do susto, o Jacaré procurou segurar um pouco mais a bola e saiu tocando para o ataque. Aos 12′, Aleílson tocou para Paulo de Tárcio, que cruzou para a área. O goleiro Fabiano antecipou e não deu chances ao adversário. Ainda no mesmo minuto, Rondinelly recebeu passe pela direita, fez cruzamento perigoso, mas o zagueiro Henrique cortou a bola. Aleílson esperava para concluir. Aos 13′, Paulo de Tárcio foi acionado e tabelou com Rondinelly, que tocou para Lourinho livre no centro da grande área remista, que chutou forte para fora.

A resposta dos donos da casa aconteceu aos 16 minutos. O Remo retomou a posse de bola com Nata. Ele voltou o jogo com Henrique, que tocou para Val Barreto. O atacante azulino encontrou Gerônimo, na grande área, que cruzou para Leandro Cearense, mas o zagueiro Rubran interceptou no momento certo, tirando o grito de gol da garganta do torcedor azulino presente no Mangueirão.

Entretanto, o Remo passou a errar muitos passes, deixando ao Paragominas as principais ações da partida. Aos 27 minutos, Adriano Miranda recebeu na ponta direita, em velocidade. Ele carregou, puxou a bola para a perna esquerda e chutou. A bola passou por cima do gol de Fabiano, assustando o torcedor remista.

No minuto 33, foi a vez do zagueiro San ir ao ataque. O zagueiro do Jacaré abriu espaço e chutou rente a trave direita do goleiro Fabiano. Aos 34′, Paulo de Tárcio recebeu livre na grande área, Fabiano saiu, o jogador do Paragominas tocou para o gol, mas a zaga remista chegou a tempo para tirar a bola da direção do gol.

A pressão dos visitantes continuou até o final da etapa inicial. Aos 40′, Adriano Miranda buscou jogo no meio de campo, partiu em velocidade, abrindo espaços. Perto da área adversária, Miranda arriscou o chute, mas passou muito longe. Aos 41′, Aleílson teve a principal chance do primeiro tempo. O atacante do Jacaré passou pelo marcador e invadiu livre a área de Fabiano. Tendo Adriano Miranda como opção de passe, Aleílson preferiu chutar, a bola passou tirando tinta da trave esquerda do goleiro azulino.

Os donos da casa tentaram responder a pressão no último lance do primeiro tempo. Aos 46 minutos, Diogo Capela roubou a bola de Rubran, na zaga do Paragominas. Capela cruzou para dentro da grande área, mas San chegou e cortou o perigo.

Com o empate, o time do Paragominas faria a manutenção da vantagem de jogar por dois resultados iguais para conquistar o título da Taça Estado do Pará na partida de volta, domingo (05/05), na Arena Verde, em Paragominas. No entanto, o Leão da Antônio Baena não estava disposto a facilitar o caminho do Jacaré, por isso mudou completamente o seu comportamento dentro de campo, em relação ao tempo anterior, que foi dominado pelo adversário, e tomou conta da partida.

O primeiro lance claro de perigo azulino aconteceu aos 7 minutos. Alex Ruan subiu pela esquerda, passou por dois marcadores, tabelou com Val Barreto, trouxe para a perna direita e chutou, mas que a bola passou caprichosamente para fora.

Aos 10′, Leandro Cearense apareceu livre na área do Paragominas, Mike Douglas antecipou o arremate cortando a bola para a lateral. Dois minutos depois quase saiu o gol do Remo. Alex Ruan recebeu na entrada da área, rolou para Henrique, que chegou chutando forte, mas a bola passou rente ao travessão do arqueiro adversário.

Pressionado no campo de defesa, o time do técnico Charles Guerreiro teve a sua primeira grande chance aos 15 minutos, quando Adriano Miranda puxou o ataque em alta velocidade, passando para Lourinho, que escolheu o canto e chutou. Fabiano estava atento e caiu para fazer a defesa. Aos 22′, Aleílson teve a oportunidade abrir o placar. Livre na grande área, o atacante mandou um chutaço. Fabiano mostrou toda a sua categoria ao espalmar para a linha de fundo, evitando o gol adversário.

Quando estava se mostrando ser um domínio do Paragominas no jogo, o golpe mais duro apareceu. Em um contra-ataque feroz, aos 28′, o atacante Branco – que entrou no segundo tempo no lugar de Val Barreto – recebeu a bola pelo lado direito e, com um belíssimo chute de “três dedos”, colocou a bola no canto superior direito do gol de Mike Douglas, abrindo o placar.

Vencendo o jogo, os jogadores remistas passaram trocar mais passes no meio, tentando cozinhar o adversário e fazer o tempo passar, mas em uma roubada de bola, o Paragominas quase empatou. Aos 36 minutos, Paulo de Tárcio mandou bola para dentro da área, Beá dominou, girou e chutou. À queima roupa, Fabiano conseguiu espalmar a bola por cima do gol de forma inacreditável.

Após o susto, O Clube do Remo segurou mais o jogo ao valorizar a posse de bola. Mais conscientes, os jogadores azulinos não permitiram contragolpes do adversário durante os minutos finais. Assim, levou a partida até o seu final e garantiu a vitória.

Portal ORM, 01/05/2013

Clique aqui e confira os melhores momentos de Remo 1×0 Paragominas