Para chegar ao título da Taça Estado do Pará, o Remo precisa apenas repetir as atuações da segunda fase. Se não tomar gols, a melhor defesa garante ao Leão Azul o segundo turno do Parazão e a vaga na Série D. A responsabilidade de parar o ataque do Paragominas será do goleiro Fabiano, de 35 anos, que teve atuações destacadas nas semifinais contra o Paysandu e na primeira partida da decisão, quarta-feira passada, no Mangueirão.
O Remo marcou 5 gols na fase de mata-mata e sofreu apenas 2. Somente na partida de ida contra o maior rival, no dia 20/03, Fabiano fez duas defesas consideradas milagrosas em chutes de Iarley e Rafael Oliveira. Feito que foi igualado no segundo duelo com o rival bicolor, no último dia 27/04, quando precisou de toda a sua agilidade para impedir os gols de João Neto e Pablo.
Contra o Paragominas, no meio da semana, o arqueiro voltou a ser decisivo, fechando o gol para as finalizações de Aleílson e Adriano Miranda, especialmente no segundo tempo. O Remo atuava mal e um gol do Jacaré dificultaria a classificação da equipe azulina. “Vai ser legal conquistar esse título sem tomar gol. É importante para a carreira. Mas encaro isso com naturalidade, trabalhando certo sempre”, disse Fabiano. “O mais importante vai ser o time voltar de Paragominas campeão do returno e com a vaga na Série D. Para isso, ficaria feliz até com um empate em 5 a 5”, declarou.
Fabiano é o jogador que mais atuou no Campeonato Paraense. Ele esteve presente em todas as 21 partidas disputadas pelo Remo na competição e o mais impressionante é que o arqueiro está pendurado com dois cartões amarelos desde a quarta rodada do primeiro turno. Para o novo “paredão do Baenão”, os números particulares só mostram a força do elenco azulino.
“Nosso grupo é muito homogêneo e está totalmente unido na busca pelos objetivos do clube neste primeiro semestre. Por isso, acredito que merecemos muito este título”, exaltou Fabiano, sem deixar de reconhecer os méritos do adversário desta final de segundo turno. “Nós respeitamos o Paragominas. Ele tem o mérito de chegar à final, ainda mais por ter feito a melhor campanha do returno, mas nós queremos o título. Vamos brigar, ser guerreiros”, acrescentou.
Fabiano Bolla Lora é natural de São Paulo (SP). Chegou ao Remo no início do ano para disputar pela primeira vez o Campeonato Paraense. O arqueiro trabalhou com o técnico Flávio Araújo, em 2011, no América (RN) e estava no Guarany de Sobral (CE) antes de se transferir para o Baenão. Foi convidado pessoalmente pelo treinador para vestir a camisa azulina em 2013.
Cria das categorias de base do Santos (SP), Fabiano rodou por vários clubes do interior paulista antes de fazer história com com a camisa do Fortaleza (CE), pelo qual foi titular na campanha do primeiro tetracampeonato do clube, inclusive defendendo pênaltis na decisão contra o rival Ceará (CE). Tem ainda em seu currículo o acesso para a Série A do Brasileiro em 2006 com o América (RN), em sua primeira passagem pelo time potiguar.
O Liberal, 05/05/2013