O Flamengo (RJ) está fora do torneio amistoso que está sendo programado para os dias 13 e 15/06, em Belém, durante a paralisação do Campeonato Brasileiro em virtude da disputa da Copa das Confederações. Após confirmar que tinha chances “bem concretas” de participar da competição, o clube não chegou a um acordo pela cota que receberia e decidiu recusar o convite.
A princípio, o clube carioca receberia pouco mais de R$ 600 mil pela participação no torneio relâmpago, que teria duas semifinais. Nos últimos dias, porém, a organização do torneio não confirmou valores e forma de pagamento, o que diminuiu o interesse dos rubro-negros. Além disso, eles também teriam achado o nível técnico do torneio baixo e pouco interessante como forma de preparação com vistas ao restante da temporada.
Inicialmente, o torneio contaria com as participações de Vasco (RJ), São Paulo (SP), Remo e Paysandu. Com a recusa do Tricolor Paulista, o Flamengo (RJ) surgiu como o quarto integrante. Agora, a organização corre contra o tempo para fechar um novo clube da Série A e impedir que o quadrangular se transforme em um triangular. Mesmo sem o rival carioca, o Vasco (RJ) já confirmou sua participação no torneio de Belém.
Como todas as competições oficiais serão suspensas durante a Copa das Confederações, o Flamengo (RJ) deve buscar outros amistosos pelo Brasil durante a pausa para a Copa das Confederações. A única programação definida para a equipe rubro-negra até o momento é um período de treinos na cidade de Pinheiral (RJ), assim como ocorreu nas últimas semanas.
O curioso é que recentemente, a diretoria do clube havia manifestado interesse em mandar alguns jogos do Brasileirão em cidades como Juiz de Fora (MG) e em capitais do Norte e Nordeste, onde tiraria partido de sua enorme torcida para obter rendas bem superiores do que as que tem conseguido jogando no Rio de Janeiro. Por sinal, desde a conquista da Série A em 2009, o time não consegue lotar seus jogos dentro de casa.
Amazônia, 17/05/2013