Zeca Pirão
Zeca Pirão

O Remo foi punido por maioria de votos pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), em julgamento que aconteceu o início da tarde desta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Como pena, o Leão foi excluído de competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além de ter que pagar multa no valor de R$ 20 mil. O clube vai recorrer da decisão no Pleno.

A procuradoria do STJD denunciou o Remo de se aproveitar da ação movida pelo torcedor Wendell de Souza Figueiredo, que suspendeu os jogos do Genus (RO), representante de Rondônia na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube azulino corria o risco de ter que pagar até R$ 100 mil, além da exclusão do campeonato que estiver disputando.

A punição já havia sido adiantada pelo advogado Osvaldo Sestário, que representou o clube no julgamento. Segundo ele, a pena de exclusão de competição organizada pela CBF não se aplica ao Remo, já que o clube está sem disputar jogos oficiais desde a eliminação no Campeonato Paraense.

Na denúncia feita ao STJD, o procurador Alessandro Kioshi considerou que o Remo está se aproveitando da medida judicial proposta por seu torcedor para tentar ser incluído na Série D, mesmo que isso seja feito através de terceiros. Assim, o clube paraense foi incurso no artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): “pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiros”.

“A gente vai lutar. Não temos nada a temer. Isso (punição) sempre acontece no início, mas vamos recorrer e com certeza depois as coisas se revertem”, se limitou a dizer Zeca Pirão, presidente do Remo, que foi convidado para participar de um almoço na próxima segunda-feira com o vice-presidente em exercício da CBF, Marco Polo Del Nero, para tratar de assuntos referentes à Série D.

Globo Esporte.com, 12/07/2013