Foi uma partida dura, com muitos lances de perigo e jogadas ríspidas, que resultaram em 10 cartões amarelos e 3 expulsões, mas na vontade, na garra e na categoria os atletas do time sub-20 do Clube do Remo suplantaram os amazonenses do Holanda (AM) e conquistaram o primeiro título do futebol azulino em 2013, a Copa Norte de Futebol Sub-20.
O time venceu por 2 a 1, com gols de Jayme e Sílvio, para o Remo, e Daniel para o Holanda (AM). Para os torcedores que compareceram ao Mangueirão nessa manhã de Dia dos Pais, não importava se era um título das divisões de base, o importante era mais uma vez ver o Leão levantar uma taça e fazer a alegria de seus torcedores que desde 2008 não veem o time principal repetir esse ritual.
O primeiro tempo começou quente. Com apenas um minuto, Tsunami emendou com chute forte de fora da área, em rebarba de lance de Jayme. Aos 5′, o Holanda (AM) respondeu com Jemerson, que chutou com perigo de fora da área. As equipes se alternavam em chances no ataque quando, aos 25 minutos, o Leão abriu o marcador em um golaço de Jayme: recebeu a bola, se desmarcou e chutou de muito longe acertando o ângulo superior esquerdo do goleiro Douglas.
O gol mexeu com os brios do Holanda (AM), até então disperso, que passou a atacar mais, expondo as falhas na defesa azulina. Em uma dessas, Daniel recebeu sem marcação na entrada da área e o zagueiro Raí, chegando atrasado, fez falta sobre ele dentro da área. Pênalti, que Daniel cobrou com tranquilidade no canto direito de Jader, empatando o jogo, aos 38′.
No segundo tempo, o Remo voltou com Rodrigo no lugar de Alexandre e uma nova postura em campo, mais ousada e ofensiva. Aos 2 minutos, Rodrigo apareceu com um chute de fora da área que animou a torcida. Aos 10′ e 12′ Jayme apareceu com perigo, mas foi aos 15′ que saiu o gol que definiu a partida. Jayme se lançou na linha de fundo e cruzou para a área do Holanda (AM), Sílvio apareceu e acertou uma “raquetada” na bola, virando o jogo e levando a torcida ao delírio.
A partir daí os nervos passaram a jogar contra a equipe amazonense. O técnico Marcelo Giroski colocou o time inteiro no ataque mas, nervosa, a equipe criava pouco e fazia muitas faltas. O jogo violento acabou culminando com a expulsão do artilheiro Daniel e do próprio técnico por reclamação. O Holanda (AM) voltou a pressionar após a expulsão do zagueiro azulino Yan, aos 40 minutos, mas o Leão estava bem posicionado na defesa e não houve tempo para tentar mudar a história do jogo.
Diário do Pará, 12/08/2013