Antônio Carlos Nunes de Lima
Antônio Carlos Nunes de Lima

Apesar de confirmada, a Copa Verde ainda não tem data certa para acontecer. Segundo o diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, o torneio segue sendo estudado pela Confederação, mas não houve consenso para definir o período que ocorrerá. Na tarde desta terça-feira, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Dissica Valério, afirmou que a Copa Verde seria disputada entre janeiro e maio de 2014, o que não foi confirmado pelo diretor da CBF.

“A Copa Verde vai acontecer, mas não posso afirmar nada mais que isso oficialmente. Ainda não há uma data certa, apenas posso dizer que é muito difícil que ocorra este ano. É um projeto que segue em estudo avançado dentro da CBF”, limitou-se a dizer Virgílio Elísio em entrevista por telefone, prestes a entrar em uma reunião.

Presidente da FPF critica “colega” do Amazonas

Antônio Carlos Nunes, presidente da Federação Paraense de Futebol, se irritou com algumas declarações de Dissica Valério, que se tornou um dos porta-vozes da Copa Verde. Segundo Nunes, Dissica vem dando declarações sobre a competição que não procedem.

“Essa notícia de que a Copa Verde será em janeiro foi plantada pelo meu colega da Federação do Amazonas. Não tem nada definido, nada confirmado pela CBF. Não sei se ele está querendo aparecer para a imprensa, mas é a segunda vez que ele diz que a competição tem data certa. Antes, ele havia dito que seria em outubro, agora diz que será em janeiro. Conversei com outros colegas de Federações aqui do Norte e ninguém recebeu essa informação que ele divulgou”, criticou Antônio Carlos Nunes.

A Copa Verde deverá seguir o modelo da antiga Copa Norte, disputada entre os anos de 1997 e 2002. No entanto, além dos clubes dos sete Estados da região Norte, também serão incluídos representantes do Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), motivo pelo qual o nome da competição foi alterado.

“Nós estamos lutando há mais de ano para que volte a acontecer a antiga Copa Norte. A Federação do Mato Grosso quis entrar, então o Marco Polo Del Nero (vice-presidente da CBF) deu a ideia de unir Norte e Centro-Oeste, criando a Copa Verde, em alusão ao verde da Amazônia e do Pantanal”, explicou o presidente da FPF.

Globo Esporte.com, 11/09/2013