Há cinco anos tentando conseguir preencher um calendário até o final da temporada, o Remo viu no último sábado (26/10) um velho conhecido da torcida azulina conquistar mais um acesso na carreira. O técnico Flávio Araújo, que treinou o Remo no Parazão deste ano, conseguiu levar o Sampaio Corrêa (MA) à Série B do Campeonato Brasileiro depois de ter tirado o time maranhense da Série D para a C.
Para o vice-presidente de futebol do Leão, Henrique Custódio, a culpa do Flávio Araújo não ter conquistado o mesmo sucesso no time remista foi do próprio Remo. Custódio afirmou que faltou profissionalismo da equipe azulina que estava administrando o Remo na época.
“Flávio Araújo é um bom treinador, não há dúvidas sobre o seu potencial. Em minha opinião, sua passagem pelo Remo foi boa, mas faltou gestão profissional no Remo para que ele pudesse conquistar o objetivo traçado aqui em Belém”, falou.
O diretor remista falou que a falta de planejamento atrapalhou bastante o trabalho dos treinadores que passaram pelo Remo. “Estamos sofrendo há tempos, mas nos últimos cinco anos os erros ficaram mais evidentes, principalmente no planejamento. Contratações sem critérios e que não estavam na lista montada pelos treinadores atrapalharam bastante. O sucesso de pessoas que estavam em Belém, jogaram com a camisa do Remo e hoje fazem sucesso pelo Brasil a fora, só reforça que o problema é aqui”, frisou.
Pensando em não cometer os erros do passado, o Remo criou um novo departamento na área do futebol, que visa melhorar o percentual de acertos nas contratações de atletas para as disputas de campeonatos.
“Thiago Passos e eu estamos cuidando da formação do elenco para 2014, conversamos e decidimos implantar o DCAA (Departamento de Capacitação e Análise de Atletas), onde um diretor executivo está tomando conta para que o Remo erre o mínimo possível nas contratações. Conversamos com o diretor executivo Emerson Santos, uma pessoa capacitada e que está nos ajudando nessa nova etapa. Estão sendo analisadas súmulas, comportamentos dentro e fora de campo, contusões e cirurgias para que o Remo traga jogadores comprometidos com o objetivo que levar o Remo para Série D e conquiste o acesso à Série C”, concluiu.
Portal ORM, 28/10/2013