O carioca Marcelo de Lima Henrique, de 42 anos, será uma das figuras centrais do primeiro clássico de 2014 entre Clube do Remo e Paysandu, que acontece no próximo domingo, 26/01, pelo Campeonato Paraense. O experiente apitador, pertencente ao quadro de arbitragem da Fifa, já trabalhou em um outro Re-Pa, em 2010, quando teve a “coragem” de expulsar dois ídolos que fizeram história em seus respectivos clubes.
Marcelo de Lima Henrique é árbitro desde 1995, seguindo os passos do pai, José Henrique Neto, que foi árbitro aspirante CBD (depois CBF) por 17 anos. Estreou na Série A do Brasileiro em 2007. O escudo Fifa foi conquistado um ano depois e tem como um dos jogos de destaque na carreira a arbitragem de Uruguai 3×2 Argentina, realizado no ano passado, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Fuzileiro naval, Marcelo Henrique apitou a vitória do Bahia por 4 a 0 diante do Remo, em 2012, pela segunda fase da Copa do Brasil. No seu retorno a Belém no próximo domingo, novamente tendo como palco o Mangueirão, ele esteve à frente do clássico Re-Pa de abril de 2010, vencido pelo Leão por 2 a 1. Na ocasião, expulsou o meia Gian e o volante Sandro Goiano, ídolos nos clubes.
Para o confronto válido pela quinta rodada do Primeiro Turno do Parazão desta temporada, Marcelo de Lima Henrique será auxiliado pelo goiano Fabricio Vilarinho da Silva e pelo sergipano Cleriston Cley Barreto Rios. Ambos também são da Fifa. O quarto árbitro é o paraense Wasley do Couto.
Globo Esporte.com, 23/01/2014