Nem a chuva e nem o gramado ruim acabaram com a torcida azulina no Mangueirão, na tarde deste domingo (09/02), em Belém. Com a confiança elevada depois de ter vencido o primeiro jogo da semifinal da Taça Cidade de Belém 2014 por 2 a 0, o Remo soube aproveitar o desespero do Cametá e goleou por 4 a 1, garantindo, ainda, a vantagem do empate na soma das duas partidas das finais desta primeira parte do Parazão 2014, contra o Paysandu.
Os gols do jogo foram marcados por Zé Soares, Rogélio, Eduardo Ramos e Athos para o Remo, enquanto que o Cametá fez seu tento de honra com o atacante Jaílson. As finais do primeiro turno do Parazão estão marcadas para os dois próximos domingos, dias 16 e 23/02, no Mangueirão.
Com a pressão de ter de vencer por 3 gols de diferença para ficar com a vaga na final do primeiro turno do Parazão 2014, o Cametá entrou no jogo a todo vapor e foi logo fazendo o goleiro Fabiano sujar o uniforme. Com 1 minuto de jogo, Romeu deixou para Américo lançar Frank, que soltou um chutaço. A bola passou muito perto do ângulo direito do Leão e saiu pela linha de fundo.
Na sequência do lance, a defensiva azulina saiu mal e Kênia ficou com a bola na direita. Ele puxou para o meio e chutou de canhota. A bola espirrou na zaga do Remo e sobrou para Jaílson tentar a finalização. Só que Max cortou e a sobra acabou ficando com Robinho, que tentou o arremate, porém também foi travado. Blitz cametaense.
O Remo entrou no jogo aos 3 minutos quando Thiago Potiguar recebeu de Diogo Silva e lançou Leandrão na área, mas Américo chegou e conseguiu fazer o corte providencial, no momento em que o camisa 9 do Leão se arrumava para chutar.
Aos 9 minutos, o zagueiro Preto Barcarena foi para a cobrança de uma falta próximo à área e soltou um torpedo por debaixo da barreira, que desviou a trahjetória e acabou tirando Fabiano da jogada. A bola saiu muito próximo do canto direito da trave remista e saiu pela linha de fundo.
A chance mais clara do Mapará só veio aos 36 minutos, quando Kênia foi lançado na esquerda em um contra ataque e viu Rogélio escorregar. O jovem atacante cametaense ficou sozinho, tendo Jaílson marcado por Max no meio da área. Na hora de definir a jogada, o garoto tentou o chute e viu Fabiano defender e salvar o Remo.
Então, aos 46 minutos, após a cobrança de escanteio, Zé Soares recebeu dentro da área, próximo à linha de fundo. O camisa 10 cruzou na área e viu a bola desviar em Gil Cametá, antes de tocar no joelho de Leandrão e entrar no gol de Alencar Baú para abrir o placar para o Remo.
O Cametá voltou para o segundo tempo tendo de fazer quatro gols para se classificar, então, o técnico Adonaldo Viana lançou o atacante Júnior Frutuoso no lugar do volante Frank.
O Remo foi ao ataque aos 3 minutos, com a velocidade de Thiago Potiguar, que ganhou de dois marcadores próximo à linha de fundo e cruzou na medida para Rogélio testar com força para a rede. Foi o segundo do Leão!
A torcida remista ainda comemorava quando Jaílson aproveitou um cruzamento de Robinho e descontou para o Mapará, 3 minutos depois. A discreta festa cametaense foi silenciada pela azulina, que vaiou o gol do atacante, ex-Remo.
A noite era mesmo do Leão. Enquanto Fabiano vinha defendendo tudo, inclusive uma tentativa de gol por cobertura de Jaílson e um chute à queima de roupa de Júnior Frutuoso, Ratinho, que tinha entrado no lugar de Zé Soares, entrou na área do seu antigo clube e foi derrubado por Gil Cametá. Pênalti marcado pelo árbitro Joelson Nazareno e convertido por Eduardo Ramos, aos 27′.
O Cametá, já sem forças, ainda tentava fazer algo, mas acabou perdendo qualquer resto de motivação quando Eduardo Ramos recebeu a bola no meio de campo e lançou Athos. O camisa 21, que tinha entrado no lugar de Thiago Potiguar, invadiu a área e, com extrema categoria, deslocou o goleiro Alencar Baú para fechar a goleada azulina e sacramentar de vez o Re-Pa na final da Taça Cidade de Belém de 2014.
ORM News, 09/02/2014