Remo 4x1 Cametá (Eduardo Ramos e Athos)
Remo 4x1 Cametá (Eduardo Ramos e Athos)

O duelo que definirá o campeão do primeiro turno do Campeonato Paraense, a Taça Cidade de Belém, foi definido neste domingo. O Paysandu passou sobre o Paragominas, no sábado, e o Clube do Remo superou o Cametá neste domingo, confirmando mais dois clássicos neste Parazão, nos próximos dois finais de semana. Para as partidas, o Leão sai na frente com a vantagem de brigar por dois resultados iguais para ficar com o caneco, mas terá que superar o bom momento do time bicolor.

Se em Re-Pa nunca é prudente apontar um favorito, de um lado o Paysandu chega com um time mais definido e compacto, com a confiança da torcida. O trabalho do técnico Mazola Júnior é elogiável, valorizando várias pratas da casa. O zagueiro Pablo parece cada vez mais firmado na zaga ao lado de Charles, unanimidade dentro do clube assim como Lima, no ataque. Djalma, que agora atua na lateral-direita, também vem mostrando um bom trabalho, e o time ainda conta com Yago Pikachu adaptado a nova função no meio campo, mais ofensiva e com muita liberdade. Entretanto, ainda sente falta um camisa 10.

Em contrapartida, o Leão ainda não conseguiu deslanchar na competição com seu elenco caro, cercado de expectativas durante a pré-temporada. Sob desconfiança da torcida, o trabalho do técnico Charles Guerreiro vem sendo questionado já que ainda não conseguiu dar consistência ao time “galático” formado pela diretoria do clube para a temporada.

No gol, Fabiano faz nova grande temporada, mas a zaga azulina deixou a desejar em vários jogos. Eduardo Ramos pode ainda não ser xodó da torcida, porém vem justificando sua contratação com gols e assistências, além do espírito de liderança dentro do elenco.

Se o Paysandu tem a coletividade como seu ponto forte, o Remo pode se fazer valer dos talentos individuais dentro do elenco. Apesar de como um todo o time ainda não ter convencido, Guerreiro pode contar com o poder de decisão de jogadores como Eduardo Ramos, Athos, Zé Soares, Leandrão, Val Barreto e, principalmente, Thiago Potiguar, que vem sendo o grande destaque do time azulino.

A equipe de Antônio Baena ainda tem a vantagem do empate no placar agregado nos dois jogos das finais, já que está à frente dos bicolores na classificação geral da competição. As partidas entre Remo e Paysandu acontecem nos próximos dois domingos, dias 16 e 23/02, ambas no Mangueirão, às 16h.

Globo Esporte.com, 10/02/2014