Com acesso encaminhado à Série D, o Remo já se dá o direito de traçar alguns planos. Um deles diz respeito à perda de 4 mandos de jogos, punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O Leão poderá receber o mesmo benefício do Paysandu, que faria 6 jogos da Série C longe de Belém, vendendo ingressos, e trocou por 3 jogos com portões fechados em Belém. No caso, o Remo pode conseguir transação para 2 jogos de portões fechados no Baenão, na Série D, este ano ou quando tiver acesso.
Ironicamente, o Remo vai ter o Paysandu como aliado na concorrência pela vaga paraense na próxima Série D. Afinal, se o Leão for à final do segundo turno estadual, bastará que o Paysandu seja o outro finalista. Se o Leão não chegar à decisão, bastará que o time bicolor conquiste o returno. Se um dos seis clubes do interior conquistar o turno, fará com o Remo a decisão do título estadual e do acesso à Série D.
Pelo que o Parazão mostrou até agora, a tendência natural é que os dois rivais da capital mantenham a soberania que vem desde a primeira rodada, tal a superioridade traduzida em todos os números do campeonato.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 28/02/2014