Fernando Castro
Fernando Castro

Em meio a reclamações por fazer parte do grupo de campeonatos estaduais que ainda estão em disputa no Brasil, podendo ser o mais longo em caso de necessidade de final geral nos dias 04 e 08/06, a quatro dias da estreia da Copa do Mundo, o Parazão deve ganhar um novo formato a partir de 2015.

Quantidade de jogos, datas das partidas, fases classificatórias, fases eliminatórias e até quantidade de clubes entrarão em discussão entre a Federação Paraense de Futebol e representantes de agremiações logo após a Copa do Mundo.

Atualmente, o campeonato conta com duas divisões, sendo que a Primeira é separada em duas fases. Na Segunda Divisão, nove clubes jogam por duas vagas para fazer parte dos oito clubes da primeira fase da Primeira Divisão, que disputa outras duas fases para se inserir entre os oito da segunda fase da mesma divisão. No total, 17 times jogam o certame.

O diretor técnico de competições da FPF (Federação Paraense de Futebol), Fernando Castro, contou que já está na fase de recebimento de sugestões para “fazer um campeonato melhor para todos”, disse.

“Existem alguns modelos e estou fazendo um apanhado de todas estas sugestões para, assim que terminar o Campeonato Paraense, já dar um parecer final do formato de 2015. Vale lembrar que quem decide o formato final são os clubes, mas a Federação vai propor mudanças, com certeza”, falou.

Caso mude o Parazão em 2015, o campeonato, de acordo com o Estatuto do Torcedor, só poderá sofrer novas alterações em 2017.

ORM News, 15/05/2014