Raphael Andrade
Raphael Andrade

Está, praticamente, sacramentado: o Clube do Remo jogará com o esquema tático 3-5-2 no clássico Re-Pa da próxima quinta-feira, dia 22/05, no estádio Mangueirão. Novamente, o treinador do Leão, Roberto Fernandes, fez um coletivo testando a formação com três zagueiros e dois volantes à frente da linha de zaga, a despeito da necessidade azulina de reverter a vantagem do empate, que pertence do Paysandu.

A linha de defesa foi formada por Max, Raphael Andrade e Carlinho Rech. Max e Rech são os zagueiros que marcam os corredores esquerdo e direito, respectivamente. Raphael Andrade é o zagueiro da sobra. Ao que parece, é um esquema para impedir a liberdade do centroavante Lima, motivo de preocupação pela sua presença de área. A marcação pesada em cima de Yago Pikachu, outro destaque bicolor, também está nos planos.

No entanto, os remistas não concordam com a análise de marcação individual. “Não existe marcação individual, é marcação por setor, apesar de que nós tivemos confrontos individuais que foram satisfatórios para nós. Temos que estar preparados para jogar contra qualquer um. São jogadores de qualidade e tem que estar concentrado para, quando alguém cair no seu setor, marcar com eficiência e jogar”, frisou o zagueiro Raphael Andrade.

Seu companheiro de zaga, Max, teve a mesma linha de raciocínio. “Não tem marcação individual, isso é relativo. Se o professor Roberto optar por uma linha de três zagueiros ou uma linha de quatro, depende. O lado que o atacante estiver caindo vai ter marcação, a mesma coisa com o atacante de velocidade do lado contrário. Acredito que temos que estar focados nas situações que vão acontecer e preparados para tudo para não ter erro”, declarou.

Apesar dos azulinos evitarem pistas, o treinamento, realizado ontem à tarde, no Baenão, demostrou que o Remo reforçou a marcação para liberar os laterais Levy e Alex Ruan. Outro beneficiado com o esquema é Thiago Potiguar, que se preocupa em atacar pelas extremas do campo. “Tivemos muito tempo para treinar e trabalhar o que precisamos fazer. Acredito que estamos prontos para buscar a vitória”, garantiu o capitão Max.

Uma das cenas que chamaram a atenção foi um lance protagonizado pelo time reserva. O zagueiro Igor João deu uma de lateral, ganhou a jogada para cima de Alex Ruan, e cruzou para a cabeçada certeira de Leandro Cearense, que a essa altura, já treinava na equipe de baixo. O time titular do coletivo-apronto treinou com: Fabiano, Max, Raphael Andrade e Carlinho Rech; Levy, André, Dadá, Eduardo Ramos e Alex Ruan; Thiago Potiguar e Leandro Cearense. No decorrer do treinamento, entraram Rony no lugar de André, Ilaílson no lugar de Carlinho Rech e Val Barreto no lugar de Leandro Cearense.

Amazônia, 21/05/2014