Faleceu na manhã desta terça-feira (24/06) o técnico Gilberto Maniaes, o Giba, de 52 anos. Ele estava internado há cerca de uma semana em São Paulo com amiloidose, uma doença rara que afeta os rins. O treinador teve duas passagens pelo Clube do Remo, em 2006/2007 e 2010, com destaque para a primeira, quando ajudou o time a evitar o rebaixamento na Série B do Brasileiro.
Giba assumiu o Remo na última rodada do primeiro turno da Série B daquele ano. A vitória por 1 a 0 diante do CRB (AL) iniciou a arrancada do time, que se encontrava na lanterna da competição. Ao todo, foram 20 jogos no comando do Leão, com 10 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, a segunda melhor campanha do returno.
“Giba era muito profissional no que fazia. Tive a oportunidade de trabalhar com ele nas duas vezes em que esteve no Remo. Era sério, tinha o estilo, aquele jeitão dele. Sempre se preocupou com o futuro do atleta, falava que futebol era momento. A equipe se encaixou a partir da chegada dele em 2006. Graças a Deus ele trouxe uma positividade que levou a gente a fazer aquela campanha. Lamento bastante a morte do Giba. É uma grande perda para o futebol”, disse o goleiro Adriano.
O atacante Landu também foi pego de surpresa com a notícia da morte de Giba. De acordo com o atleta, o treinador foi importante na sua mudança de comportamento dentro e fora de campo.
“Fiz um trabalho muito bom no Remo junto com o Giba. Ele foi importantíssimo naquela Série B. Foi uma pessoa que, além de me tratar com profissionalismo, mostrava ter bastante carinho pela minha pessoa. Me dava bastante atenção e conselhos. Me ajudou a parar com algumas situações de briga que só me atrapalhavam. Depois, me indicou para outros clubes”, lembrou.
Giba continuou no Remo para a disputa do Campeonato Paraense de 2007, mas acabou deixando o clube após maus resultados. Retornou ao Baenão em 2010, não conseguiu o título do Segundo Turno do Parazão e fechou a sua segunda passagem com a eliminação azulina no primeiro mata-mata da Série D do Brasileiro, diante do Vila Aurora (MT).
Globo Esporte.com, 24/06/2014