O Clube do Remo fez uma festa bonita para os pais azulinos. Na tarde deste domingo, 10/08, o Leão aproveitou a folga na Série D e venceu a seleção da Etiópia por 1 a 0, em amistoso internacional realizado no estádio Evandro Almeida, o Baenão, em Belém. O único gol do jogo foi marcado aos 18 minutos do segundo tempo pelo atacante estreante Alvinho – que entrou em campo no intervalo -, de cabeça após cruzamento de Ratinho.
O evento acaba sendo considerado bem sucedido ao Remo. Sem jogar em Belém desde o Estadual, que terminou no início de junho, o clube conseguiu alegrar o torcedor da capital e ainda faturar com a verba de bilheteria. Como fator negativo, a equipe etíope teve que atuar toda a partida com o mesmo time. Apenas 12 jogadores desembarcaram em Belém – o único reserva era um goleiro – enquanto outros cinco tiveram problemas com o voo e sequer desceram na capital paraense.
O Remo começou com um time misto. O técnico Roberto Fernandes deu uma chance para alguns jogadores pouco aproveitados mostrarem serviço. Foram os casos do goleiro Fabiano, o zagueiro Rubran e do atacante Jardel, reservas na Série D, e do lateral-esquerdo Rodrigo Fernandes, que recentemente se recuperou de uma lesão muscular e não atuava desde o Campeonato Paraense. Rafael Paty, titular no último jogo do Brasileirão, com o Interporto (TO), também começou jogando.
“O amistoso foi importante para manter o ritmo de jogo e fazer algumas avaliações. Saio do trabalho muito satisfeito. Nenhum jogador está, nesse momento, vivendo uma fase excepcional. Até porque se estivessem, o mercado não perdoa. Acredito que nós temos crescido no trabalho, o que nos dá, e no próprio torcedor também, confiança de que estamos na direção certa. Depois no nosso primeiro empate (contra o Moto Club-MA), muitos reclamaram. Está tudo equilibrado na Série D, não tem nenhuma equipe muito acima nem muito abaixo nessa Divisão. A única exceção é o Londrina (PR), que tem 9 pontos e foi campeã estadual”, salientou Roberto Fernandes.
Pouco conhecida localmente, a seleção da Etiópia foi elogiada pelo técnico azulino. Fernandes gostou da postura em campo dos africanos que, para o treinador, serve de exemplo aos azulinos.
“Em termos de disciplina tática, é outro nível. Se nós fizéssemos como a seleção da Etiópia, que tem um técnico português e que já foi do Spartak Moscow, eles jogam com nove jogadores atrás. Não é retranca, até porque mesmo assim não deixaram que buscar o gol quando tinham a posse da bola. É uma equipe muito organizada e precisamos seguir essa tendência”, comentou.
O volante Michel Schmöller, titular absoluto da equipe no Brasileirão, não foi poupado. Ao fim do confronto, o jogador acredita que o saldo do amistoso foi positivo e elogiou o atacante Alvinho, que estreou com a camisa azulina e começou jogando mal, mas fez o gol da vitória remista.
“Foi um amistoso muito bom a meu ver. A equipe procurou chances e fez o gol que tinha que fazer. Parabéns para o Alvinho, que entrou bem jogando em casa, fez o nosso gol. O time deles não é bobo, se trata de uma seleção, tocava muito bem a bola. Hoje estou orgulhoso de estar no Remo. Hoje vi que acertei em vir para cá. Um simples amistoso, conseguir colocar o tanto de torcedor que veio aqui, não é para qualquer clube. Parabéns ao torcedor”, concluiu.
Globo Esporte.com, 10/08/2014