Oficialmente, a partida não tem valor ou sequer é uma disputa de título, mas a concentração de craques que envolve a partida entre o time master do Clube do Remo e Amigos do Zico, na noite desta quinta-feira (25/06), no Mangueirão, reúne uma galeria seleta de ídolos que já faturaram títulos mundiais, brasileiros, Libertadores, além, é claro, de se tornarem heróis para qualquer torcedor de Remo e Flamengo (RJ). O jogo comemora os 40 anos da histórica vitória azulina, em pleno Maracanã, sobre o rubro-negro carioca, por 2 a 1, pelo Brasileirão.
O jogo começa a partir das 20h, é uma promoção do próprio Zico, mas os ingressos do Leão Azul que forem vendidos no Baenão terão lucro revertido para o próprio clube. A partida, em caráter festivo, é um evento que tem se repetido por diversas capitais do Brasil e antes de Belém, passou pelo estado vizinho do Amapá. Em linhas gerais, será um momento para reviver o futebol arte do passado, e uma oportunidade para ver de perto o maior atleta de todos os tempos do rubro-negro carioca.
Do lado daqui, no entanto, gerações de bons jogadores também estarão em campo, resgatando o que há de melhor na história azulina. Para quem viu Ivair, Belterra, Agnaldo, Gian ou Edil, as lembranças são inevitáveis. Os títulos, as vitórias em clássicos e as grandes histórias que marcaram época no imaginário do torcedor azulino com mais idade.
A mistura de estrelas do passado deve ser um bom chamariz para a presença do público. Espera-se uma partida bem movimentada, embora a forma física não se compare a outrora. Embora master, a qualidade do futebol permanece e, em tempos de crise, qualquer lampejo de bom futebol, principalmente se praticado por grandes craques, é sempre bem-vindo.
Diário do Pará, 25/06/2015