Cerveja
Cerveja

Para milhares de pessoas, sentar no final de semana acompanhado de uma cerveja para ver o seu time jogar é um hábito tão natural quanto torcer pelo time do coração. Há quase 7 anos, no entanto, se o torcedor quiser torcer e beber, a opção é fazer isso em bares ou em casa.

Desde 2008, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma resolução para proibir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios de futebol, a prática sofreu uma quebra.

O deputado estadual Milton Campos (PSDB), entretanto, pretende mudar essa situação. Nesta terça-feira (11/08), ele vai levar para a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) um Projeto de Lei que libera o comércio de bebidas em estádios de futebol do Estado. O deputado baseia a proposição da sua lei na liberação da bebida em estádios durante a Copa do Mundo de 2014.

“Qual a diferença do cara que foi para a Copa para o torcedor que frequenta Re-Pa? Isso é discriminação. A bebida não teve o mesmo efeito no torcedor que foi para a Copa?”, questionou o deputado.

Desde o Mundial do Brasil que o assunto voltou à tona com mais força nos Estados que sediaram jogos. Atualmente, na Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Norte a venda e o consumo de bebidas já estão permitidos.

A pauta será apresentada e precisa de 21 votos favoráveis para seguir em tramitação pela casa, antes de ser aprovada. Pesa contra a aprovação da Lei a redução do número de incidentes nos estádios desde a aprovação.

“Contra fatos não há argumentos. Os números apontam uma redução para menos da metade de casos de violência desde a proibição”, revelou o promotor de justiça Domingos Sávio.

Diário do Pará, 11/08/2015