Max e Eduardo Ramos
Max e Eduardo Ramos

Rio Branco (AC) e Remo entram em campo hoje, às 19h (horário de Belém), para decidir quem será o primeiro lugar do grupo A1, com vantagens na próxima fase da Série D. O jogo, válido pela 9ª rodada, será na Arena da Floresta, no Acre. Vencendo, o Remo não poderá mais ser alcançado pelo adversário, atual líder da chave. No complemento da rodada, Vilhena (RO) e Nacional (AM), já eliminados, cumprem tabela no Portal da Amazônia, às 18h30.

A partida na Arena da Floresta coloca em campo dois times já classificados para a etapa seguinte da competição, entretanto, a disputa vale a liderança isolada do grupo. Se vencer o duelo, a equipe acreana não será mais alcançada pelos azulinos na pontuação geral. Os alvirrubros vão somar 17 pontos e o Remo, ainda com um jogo a fazer (dia 13/09, contra o Vilhena-RO) poderia chegar somente aos 16.

Essa peculiaridade reforça o embate entre paraenses e acreanos, que nesta temporada se cruzaram em 3 ocasiões, com o Leão Azul se dando bem em todas as partidas. Duas vitórias foram pela Copa Verde e uma pela Série D.

Como líder do grupo, o Rio Branco (AC) pretende manter sua invencibilidade no campeonato, em que não perde há 6 rodadas. Sua única derrota no torneio foi justamente o revés diante do Leão, na 2ª rodada da Série D, em Paragominas.

Na última segunda-feira, 31/08, a equipe alvirrubra deu demonstração de força e arrojo, ao vencer o Nacional (AM), por 2 a 0, em plena Arena da Amazônia. Em casa, com apoio da sua torcida, que foi ao aeroporto recepcionar os jogadores, o Rio Branco (AC) pretende derrubar mais um Leão no caminho para a Série C. A posição estável faz o time jogar com mais tranquilidade.

O Remo vinha de uma bela campanha até ser abalado pela inesperada derrota diante do Náutico (RR), então lanterna do grupo. O fraquejo insinuou uma série de cobranças da torcida e levou o técnico Cacaio a mudar a postura tática do time na partida seguinte, frente ao Nacional (AM).

A escalação de Edicleber, no meio, e de Sílvio, no ataque, jogadores revelados na base azulina, fez o time crescer. A vitória veio, porém alguns setores como defesa e meio-campo ficaram devendo.

Cacaio observou este detalhe e durante o tempo de preparação, exigiu, cobrou mais atitude dos homens de zaga, que reúne jogadores experientes e rodados, sobretudo Max, há 2 anos no Baenão. O capitão chegou a preocupar o técnico Cacaio devido a uma lesão no joelho direito, mas ganhou condições novamente e vai compor com Henrique a dupla de zaga.

Cacaio conta ainda com o retorno do volante Ilaílson, uma segurança de marcação à frente da defesa. O treinador quer o Remo atuando com inteligência para retornar a Belém com 3 pontos na bagagem e a primeira colocação do grupo assegurada.

No Estrelão, o técnico Edson Gaúcho Júnior faz alteração por opção técnica, pois o atacante Robinho e o zagueiro Carciano estão fora de combate por cumprir suspensão de cartões amarelos. Ainda assim, coloca em campo um time bem ofensivo e perigoso.

Amazônia, 06/09/2015