Rafael Paty
Rafael Paty

Eis que a tensa luta pelo acesso à Série C do futebol nacional chega à reta final. Em Belém, diante de 35 mil torcedores alucinados no Mangueirão, o Remo terá a missão de sustentar a vantagem de 1 a 0 conquistada fora de casa e garantir o retorno, 7 anos após a sua queda.

A disputa promete ser equilibrada. Se fora de campo todos os fatores jogam a favor do Remo, dentro das quatro linhas, o técnico Cacaio perdeu sua dupla de ataque titular, enquanto Itamar Schülle conta com o retorno de 3 titulares que não atuaram na primeira partida.

No Operário (PR), a expectativa é que o treinador escale um time parecido com o que começou a última partida. No gol, o paraense Paulo Sérgio retorna após se recuperar de lesão. O volante titular Chicão é figura certa na cabeça de área, mas o atacante Rossi, mesmo retornando de suspensão, é dúvida por conta de dores no joelho. O volante Nata (ex-Remo) é uma das opções caso o titular não tenha condições de jogar.

Enquanto isso, no Leão Azul, o ritmo de preparação para a partida de volta foi bem mais tranquilo que em outras jornadas. Além da vantagem conquistada na primeira partida, o Departamento Médico liberou todos os atletas para ficar à disposição do treinador, que reforçou os treinamentos do esquema 3-5-2, a surpresa de última hora do jogo de ida.

O lateral-esquerdo Alex Ruan, suspenso no jogo de ida, voltou a ser opção, mas acabou barrado pelo seu substituto, Mateus Muller, que teve atuação celebrada e garantiu a sua permanência no time.

A única dúvida, efetivamente, repousava no ataque. Quem substituiria os suspensos Kiros e Léo Paraíba? Durante a semana, a dupla mais testada foi Rafael Paty e Aleílson, mas o treinador também utilizou Welthon e Sílvio no posto de Paty durante os treinos. Mais experiente e único jogador de área do trio, Rafael Paty, artilheiro das decisões, parece a opção mais provável.

As cartas estão na mesa. A torcida vai fazer o seu papel e apoiar o time azulino do início ao fim. Resta aos jogadores entrarem com espírito de decisão para tirar de uma vez por todas o Leão da última divisão. A hora é agora!

Diário do Pará, 18/10/2015