O Clube do Remo iniciou, oficialmente, a temporada do Departamento de Futebol para 2016. Na tarde desta segunda-feira, dia 04/01, foi realizada uma coletiva de imprensa no Baenão, quando foi confirmado parte do elenco que disputará as primeiras competições do ano, como o Campeonato Paraense e a Copa Verde. Estiveram presentes o técnico Leston Júnior, o executivo de futebol Fred Gomes e o membro da comissão de futebol Dirson Medeiros, representando o presidente em exercício Manoel Ribeiro.
Primeiramente, Gomes confirmou os atletas remanescentes do ano passado e a contratação de 7 jogadores. As novidades foram o goleiro Douglas Borges (Ceará-CE) e o lateral-esquerdo João Victor (CRB-AL). Também foi confirmado de forma oficial o acerto com os volantes Arthur (Vila Nova-GO) e Michel (Ceará-CE), além das contratações que haviam sido antecipadas pela própria diretoria: os volantes Alisson (Macaé-RJ) e Yuri Naves (Joinville-SC) e o meia Marco Goiano (Tupi-MG).
O elenco ainda conta com 12 remanescentes da temporada 2015 e outros 3 jovens da base que foram integrados ao elenco profissional. Segundo Fred Gomes, mais 3 ou 4 jogadores ainda devem ser anunciados até a próxima sexta-feira, 08/01.
Leston Júnior afirmou que participou diretamente da montagem do plantel azulino e explicou que o experiente volante Michel, de 34 anos, chega com um contrato de risco.
“Ele é um atleta que dispensa comentários em relação a sua capacidade, um atleta altamente vencedor que optou, na temporada passada, por questões familiares, de não atuar em nenhuma equipe. Inclusive o Clube do Remo fez uma proposta pra ele durante a disputa da Série D. O que diz respeito ao contrato de risco, é o que o clube fez com ele para esse primeiro semestre, para o Estadual, para que a gente possa, junto com ele, no dia a dia, coloca-lo em uma condição em que ele possa dar o retorno que a gente espera, porque é um jogador vitorioso que pode acrescentar tecnicamente e também no que diz respeito a liderança”, comentou.
“A partir do término do Estadual, as partes se entendendo, o contrato pode ser prorrogado até o final da temporada. Tenho muita confiança no atleta, como tenho em todos aqueles que foram contratados”, completou.
Já o lateral-esquerdo João Victor, de 32 anos, chega após 3 temporadas no CRB (AL). Após 2 bons anos no clube alagoano, o jogador passou por problemas físicos em 2015 e acabou pouco utilizado durante a Série B do Brasileirão. Ele ainda tem passagens por Cabofriense (RJ), Cruzeiro (MG), São Caeteno (SP), Marília (SP), Democrata (MG), ASA (AL), Botafogo (SP), Fortaleza (CE), Criciúma (SC), Ipatinga (MG) e Paysandu.
“Quando você contrata uma atleta de futebol, você sabe que o rendimento dele é cíclico. Dificilmente você vai pegar um atleta que vai jogar 10 temporadas tendo o rendimento ideal nas 10. Pode ter um momento de oscilação e, muitas vezes, a referência sempre é a última (temporada). É onde acho que a gente acaba se perdendo um pouco, porque o atleta de futebol é um ser humano. Ele pode ter tido problemas familiares e uma queda de rendimento. A gente está muito tranquilo com relação a todas essas contratações, principalmente com esses dois”, salientou o treinador, citando Michel e João Victor.
A principal preocupação do treinador no momento é o curto período de pré-temporada, que terá apenas 26 dias, contados a partir desta terça-feira, 05/01, quando começam as avaliações físicas e treinamentos.
“O tempo não é nosso aliado. Vamos ter que ter que queimar algumas etapas. Sabemos da necessidade de resultados imediatos, mas vamos avaliar a condição físicas dos atletas e montar uma equipe. Temos que ter um time completo no dia 31/01. Se esse vai ser o time do restante do campeonato, é algo que vamos avaliar com o tempo”, ponderou Leston, lembrando da estreia no Remo no Parazão, contra o Águia de Marabá, no Mangueirão.
Elenco azulino divulgado nesta segunda-feira, com 22 atletas:
Goleiros: Fernando Henrique, Douglas Borges e André (base)
Zagueiros: Henrique, Igor João, Max, Tsunami e Lucas Matheus (base)
Laterais: Levy e João Victor
Volantes: Chicão, Alisson, Arthur, Michel e Yuri Naves
Meias: Eduardo Ramos, Edicleber e Marco Goiano
Atacantes: Léo Paraíba, Welthon, Sílvio e João Vitor (base)
Globo Esporte.com, 04/01/2016