Com as constantes crises econômicas que o país atravessa, além do tradicional problema financeiro de muitos clubes, colocar dinheiro nos cofres tem sido uma missão das mais difíceis. Uma das soluções encontradas é o programa de sócio-torcedor. Entre as agremiações que mais conseguiram progredir, principalmente no último ano, está o Clube do Remo.
A expectativa é que o Programa Nação Azul cresça este ano ainda mais. Ao final de 2015, sobretudo durante o Campeonato Brasileiro da Série D, a diretoria azulina investiu pesado no sócio-torcedor. Deu certo. Porém, muitos torcedores do Remo ainda não entendem como funciona.
Segundo Del Filho, coordenador do projeto, o programa do Leão oferece muito mais que apenas o livre acesso ao estádio.
“Os programas de sócios dos grandes clubes no Brasil são os seus principais patrocinadores e no Remo não é diferente. O crescimento do Nação Azul possibilita ao Remo a busca de seus objetivos organizacionais e desportivos. Quanto mais sócios tivermos, mais forte será o Clube do Remo. O Nação Azul é um grande programa de relacionamento, onde os sócios possuem muitas vantagens, com descontos nos parceiros locais, que podem ser conferidos no site do clube, além de concorrer sempre a experiências inesquecíveis”, explica, citando alguns exemplos práticos, como viajar com a delegação do Remo e treinar com o time máster do Leão.
Segundo o Movimento por um Futebol Melhor, os azulinos possuem hoje mais de 15 mil sócios-torcedores. Del conta como o programa alcançou estes números.
“Nossos números são bastantes expressivos, graças ao trabalho árduo iniciado pelo ex-diretor do Programa Não Azul, que hoje é o presidente do Clube, André Cavalcante. Consolidação e reconhecimento do Nação Azul enquanto organização é muito importante para o clube, pois transmite ao nosso sócio e para os torcedores que ainda não são sócios o nível de comprometimento dos agentes envolvidos. Elevando o nível de engajamento de nosso torcedor, logo os resultados aparecem”, concluiu.
[colored_box color=”yellow”]Nação Azul vai lançar grade nova de planos
O clube do Brasil com o maior número de sócios-torcedores é o Corinthians (SP), com mais de 132 mil, segundo o Movimento por um Futebol Melhor. Atualmente, além de cuidar do Leão, Del Filho é o gerente de competições da Arena Corinthians para as Olimpíadas Rio 2016. Segundo Del, esta troca de experiências tem sido muito importante, o que vai trazer novidades para os remistas.
“Todo e qualquer intercâmbio é sempre importante e estou muito atento às novidades lançadas por todos os clubes, principalmente pelo Corinthians (SP), visto que o escritório do Rio 2016 é na Arena Corinthians. Tenho acompanhado todas operações de jogo do clube e, junto com as observações da função dentro do Rio 2016, tenho dado atenção especial as ações que envolvem o sócio na Arena Corinthians”, conta.
Com a experiência em São Paulo e já com um trabalho que tem acontecido há algum tempo, a diretoria do Remo espera fazer o Nação Azul crescer mais, trazendo novidades.
“O objetivo do programa sempre é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos sócios. É preciso entregar um produto funcional, bem elaborado e vantajoso, pois, o associado é fisgado como torcedor, mas precisa ser mantido como cliente. Em breve, vamos lançar a nova grade de planos do programa sócio-torcedor do Clube do Remo”, concluiu.[/colored_box]
Diário do Pará, 28/02/2016