O Pará vai ter 3 clubes na Copa do Brasil em 2017. Uma já é do Paysandu, campeão do primeiro turno. Outras 2 vagas também serão decididas no Parazão. Pela classificação geral, Independente e Remo, ambos com 13 pontos, estão em posições de acesso. São Francisco e São Raimundo são as principais ameaças, ambos com 11 pontos.
Mesmo que vença Paysandu e São Raimundo, o Remo ainda pode ser eliminado do campeonato, caso não seja favorecido pelos resultados dos concorrentes. Porém, os pontos que o Leão conquistar podem garantir sua entrada na Copa do Brasil da próxima temporada.
Outra vaga em risco para os azulinos é da Copa Verde. O Remo teria que ser campeão estadual ou ser um dos 4 contemplados através do ranking da CBF. Ocorre que 9 clubes da região da Copa Verde estão à frente do Leão Azul (hoje em 69º) no RNC – Goiás-GO (15º), Atlético-GO (28º), Paysandu (30º), Luverdense-MT (36º), Vila Nova-GO (44º), Águia de Marabá (55º), Nacional-AM (64º), Rio Branco-AC (65º) e Brasiliense-DF (67º).
O clube azulino teria que superar uns e torcer para que os outros concorrentes sejam campeões nos seus Estados. O avanço na atualização do ranking vai depender das campanhas do Leão na Série C e na Copa do Brasil deste ano. Dos clubes que estão acima, 4 são da Série D – Rio Branco-AC, Nacional-AM, Brasiliense-DF e Águia.
Na Série D, a pontuação no ranking vai de 51 a 100 pontos, enquanto na Série C vai de 102 a 200 pontos. Na Copa do Brasil, 25 pontos na 1ª fase, 50 na 2ª, 100 na 3ª, 200 na 4ª fase… Portanto, o Leão terá ampla possibilidade de superá-los se chegar às últimas fases da Série C e mais ainda se avançar na Copa do Brasil.
Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 31/03/2016