Leões entraram em disputa na noite deste domingo (10/07), no Mangueirão, em Belém, e a luta pelo território foi vencida pelo azul-marinho. O Remo conseguiu derrotar o Fortaleza (CE) diante da torcida azulina e, além do primeiro triunfo em casa, retornou ao G4 da Série C do Campeonato Brasileiro.
A partida também marcou a estreia do técnico Waldemar Lemos na capital paraense e ele foi um dos festejados, aos 29 minutos do primeiro tempo, quando Eduardo Ramos tirou o zero do placar. Na segunda etapa, foi a vez de Edno, aos 40 minutos, guardar a bola na rede e sacramentar a vitória remista.
Os 3 pontos levaram o Clube do Remo à 4ª colocação do Grupo A, com os mesmos 12 pontos de Salgueiro (PE) e ASA (AL), mas com um saldo de gols superior. Por outro lado, o Fortaleza (CE), que vinha se acostumando com a liderança, caiu para a 2ª posição, mas ainda a 1 ponto do 1º lugar, ocupado agora pelo Botafogo (PB).
Após a euforia – e alívio – pelo resultado, o Remo voltará seus esforços para enfrentar o América (RN), às 16h deste sábado (16/07), na Arena das Dunas, em Natal (RN). Enquanto isso, o Fortaleza (CE) voltará para o seu território para uma disputa direta pela liderança do grupo contra o Botafogo (PB), às 19h de domingo (17/07), na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
O primeiro jogo do técnico Waldemar Lemos começou com um Remo avassalador. Os azulinos foram ao ataque e pressionaram muito o Fortaleza (CE) nos primeiros 10 minutos de partida. Aliás, as chances aconteceram a partir de alguns segundos de bola rolando. O primeiro lance foi quando Eduardo Ramos recebeu de Edno e lançou Ciro, que entrou na área, tirou da marcação e chutou muito perto do canto direito de Ricardo Berna.
Aos 3 minutos, o Leão paraense atacou pelo outro lado do campo. Hériclis recebeu na direita e rolou para a chegada de Eduardo Ramos, que soltou um torpedo pela linha de fundo. No minuto seguinte, o Fortaleza (CE) conseguiu uma investida, aproveitando uma falha na saída de bola remista. No lance, ocorrido aos 4 minutos, Anselmo foi acionado por Felipe e teve o chute travado. No rebote, Pio tentou o chute e também foi travado. Tudo isto dentro da área remista.
Foi quando o jogo passou a ficar mais equilibrado e a equipe cearense conseguiu reter a posse de bola, mesmo que de forma improdutiva ofensivamente. A atitude do time de Marquinhos Santos serviu para deixar a partida mais lenta, mas por pouco tempo.
Aos 29 minutos, Wellington Saci escapou pela esquerda em um contra golpe e acionou Edno, que saiu para fazer a função de ponta. O camisa 9 cruzou na área e Eduardo Ramos, por trás da marcação de Elivélton, só tocou para a rede: 1 a 0.
Aos 43 minutos, o Leão cearense ainda tentou responder e quase contou com um vacilo de Max para isto. No lance, Yuri desarmou Railan na ponta e tocou para o zagueiro azulino, que ao tentar tocar para Michel Schmöller, deixou a bola no pé de Pio. O meia cearense tentou lançar Éverton na área, mas Henrique se atirou na frente e interceptou.
O Fortaleza (CE) voltou assustando na segunda etapa. Ainda no primeiro minuto, Pio dominou a bola na entrada da área e cruzou para Anselmo cabecear livre de marcação, da marca do pênalti. Fernando Henrique afastou com o pé direito e mandou pela linha de fundo.
O Remo voltou a se impor em campo e conseguiu uma daquelas “blitz” na defensiva cearense. O primeiro lance foi aos 17 minutos, quando Marcinho – que havia entrado no lugar de Héricles – invadiu a área e rolou para Levy, que tirou da marcação e chutou forte de esquerda para uma boa defesa de Ricardo Berna. No minuto seguinte, Marcinho voltou a aparecer bem no ataque e cruzou na cabeça de Ciro, que cabeceou para escorar para Edno, mas Berna interceptou o passe.
Depois, aos 19 minutos, foi a vez de Levy cobrar falta rápida para Eduardo Ramos. O camisa 10 entrou na área e chutou cruzado. Berna abusou da elasticidade para espalmar pela linha de fundo.
Em nova investida pela esquerda com Marcinho. A bola chegou em Eduardo Ramos, que saiu de dois marcadores, entrou na área e, cercado, tocou de calcanhar para Edno. O atacante azulino tirou de Juliano e chutou cruzado, mas a bola atravessou toda a área tricolor e saiu pela lateral do outro lado do campo. Ciro ficou preso na marcação e não conseguiu participar do lance.
O Fortaleza (CE) parecia entregue e seguia confuso taticamente, mas Felipe – que havia começado como meia e passou para a lateral-direita – chamou a responsabilidade. Ele saiu do campo de defesa, tabelou com Juliano, driblou quatro jogadores do Remo e chutou da entrada da área pela linha de fundo. A bola passou perto da trave direita de Fernando Henrique.
Aos 40 minutos, Marcinho voltou a puxar o Leão Azul para o ataque. Ele disparou pela direita e deixou para Murilo, que avançou e cruzou na área. O próprio Marcinho recebeu o lançamento e tentou tocar direto para o gol, mas Juliano rebateu. A bola voltou no jovem meia azulino, que tocou para o chute de Edno sacramentar a vitória remista por 2 a 0.
O time de Waldemar Lemos ainda teve mais duas oportunidades, com Marcinho, novamente, aos 45 minutos, e com Ciro, aos 48′. Em ambas, os azulinos entraram na área e chutaram colocado, mas viram Berna rebater pela linha de fundo.
ORM News, 10/07/2016