No jogo dos únicos invictos do Campeonato Paraense, o Remo levou a melhor e venceu o São Raimundo por 2 a 1, em partida realizada na tarde deste domingo (19/03), no Mangueirão, em Belém, pela fase de classificação.
Os times fizeram um jogo igual nos primeiros 10 minutos. Enquanto o Leão apostava nas bolas paradas, o adversário santareno saía rápido nos contra-ataques. Até que, aos 25 minutos, o árbitro marcou falta de Wanderlan sobre Jayme, dentro da área. Pênalti, que Marquinhos cobrou e fez o primeiro gol no Mangueirão.
O São Raimundo tentava o empate, mas parava na defesa azulina. Os donos da casa ficaram perto do segundo gol, quando Rubran derrubou Léo Rosa e foi marcada uma nova penalidade, mas o goleiro Roger Kath defendeu o chute de Flamel e a bola ainda tocou na trave.
Na segunda metade do confronto, o Remo veio sem o técnico Josué Teixeira – que teve um mal-estar no vestiário – e fez 2 a 0, aos 14 minutos, com Jayme desviando um cruzamento de Gabriel Lima.
A partir daí, o São Raimundo se lançou ao ataque e passou a pressionar em busca de diminuir o resultado. Com espaços, os azulinos também tinham as suas chances, mas não caprichavam nas finalizações. Com 26 minutos, Tiago aproveitou passe dentro da área azulina e diminuiu para o time do técnico Lecheva.
Os visitantes seguiram na pressão pelo empate e ficaram com um jogador a mais quando o volante Marquinhos foi expulso. Nos acréscimos, o chute de Bilau ainda tocou a trave do goleiro André Luis, mas a vitória ficou com o Leão.
Com o resultado, além de se manter como a única equipe a não ter sofrido derrota até aqui no Parazão, o Remo garantiu um lugar nas semifinais com 2 rodadas de antecedência, enquanto que o time santareno pode encaminhar a vaga no próximo jogo.
O Remo é líder do Grupo B, com 20 pontos, e enfrentará o Independente Tucuruí, 2º colocado, com 17 pontos, nas semifinais. Os jogos de ida e volta estão marcados para o 12/04 e 23/04, respectivamente. A partir de agora, as equipes brigarão para definir quem terminará a fase classificatória em primeiro lugar, o que garante a vantagem de decidir dentro de casa a vaga na final. Porém, há uma sinalização por parte do time de Tucuruí em trazer seu mando para o Mangueirão.
Na 9ª rodada, o São Raimundo joga novamente longe de Santarém, indo até Tucuruí, onde enfrenta o Independente na próxima quarta-feira (22/03), no Navegantão, às 20h, enquanto que o Remo joga o clássico contra o Paysandu no domingo (26/03), a partir das 16h, no Mangueirão.
Globo Esporte.com, 19/03/2017