Antes mesmo de terminar o ano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já terá de resolver um problema para organizar a Série C do Campeonato Brasileiro de 2019, por conta do inchaço dos times das regiões Norte e Nordeste.
Nenhuma das 10 equipes que disputaram a chave A da Série C – que abrigava os clubes destas regiões – conquistou o acesso. Os classificados do grupo para o mata-mata – Náutico (PE), Atlético (AC(, Santa Cruz (PE) e Botafogo (PB) não atingiram o objetivo e vão ficar na Série C por mais uma temporada.
O grupo “Norte/Nordeste” da Série C já conta atualmente com 11 equipes, pois 3 clubes nordestinos conquistaram o acesso na Série D e estão confirmados em 2019: Treze (PB), Imperatriz (MA) e Ferroviário (CE). O outro que subiu foi o São José (RS).
Além destas equipes, a chave A poderá ter equipes rebaixadas da Série B. Atualmente, Paysandu e Sampaio Correa (MA) estão na zona de rebaixamento e o CRB (AL) está fora graças ao saldo de gols.
Segundo o Estatuto do Torcedor, a fórmula de disputa de uma competição deve ser mantida, no mínimo, por 2 anos. O regulamento atual da Série C é o mesmo desde 2012, o que permite sua alteração para 2019.
Alguns defendem um formato semelhante as Série A e B, com os 20 times se enfrentando em turno e returno, mas a CBF teria problemas para bancar despesas.
Outra alternativa poderia ser a volta do antigo regulamento, com 4 grupos de 5 times cada, o que provocaria o fim do calendário mais cedo para muitos times, que era a grande queixa dos clubes participantes até 2011.
A fórmula de disputa da Série C deverá ser definida somente no ano que vem e até lá, muitas especulações devem ocorrer.
Clubes confirmados na Série C em 2019:
ABC-RN
Atlético-AC
Botafogo-PB
Confiança-SE
Ferroviário-CE
Globo-RN
Imperatriz-MA
Luverdense-MT
Náutico-PE
Remo
Santa Cruz-PE
São José-RS
Tombense-MG
Treze-PB
Volta Redonda-RJ
Ypiranga-RS
Diário Online, 28/08/2018
4 chaves de 5 é querer acabar com um clube que vacilar e não passar da primeira fase. Acho má vontade da CBF em não fazer como a série a e b. Remo, ABC, Santa Cruz, Botafogo, Confiança e o próprio Treze são clubes de grandes torcidas em seus domínios. Se juntar Sampaio, CRB e paissanduzinho(esse menos). Seria um campeonato que justifica um regulamento com os mesmos critérios da série a e b.
Só acho que a confederação brasileira de futebol poderia olhar também para a série C, pois a competição está boa e a arrecadação de alguns clubes e maior que a série B e A, com isso valorizava a competição e não deixava alguns clubes cair na falência
CBF nada em dinheiro…
Comments are closed.