Paysandu 1×0 Remo (Ricardo Catalá) – Foto: Igor Mota (O Liberal)
Paysandu 1×0 Remo (Ricardo Catalá) – Foto: Igor Mota (O Liberal)

Nessa pífia trajetória na Série C, o Remo é emprego acima de tudo. Peças nulas seguem compondo o elenco sem ser incomodadas. Afinal, o que ainda fazem no Baenão figuras como Bochecha e Laranjeira?

Que mensagem o clube passa com tamanha passividade? Não seria de conformismo?

Separar o joio do trigo e fazer notar a existência de um comando sempre foi importante para a produtividade de um grupo no futebol ou em qualquer outra atividade.

O Remo, que já tem se caracterizado nos últimos anos por relação pouco profissional da diretoria com o elenco, ou está omitindo atitudes ou está se omitindo de tomá-las. É um clube que honra os seus compromissos, mas parece não saber cobrar a contrapartida.

Pontos

Precisando de 7 a 8 pontos para escapar da Série D, o time azulino vai jogar fora de casa contra Náutico (PE), Manaus (AM) e CSA (AL). No Baenão, recebe Ypiranga (RS), Volta Redonda (RJ) e Altos (PI). Jogos tensos, com certeza!

Nãos

Contrato curto, baixa visibilidade da Série C e, como agravante, a má posição na classificação. Por isso que o Remo tem recebido tantos “nãos” na busca por jogadores capazes de reforçar o time. Sendo assim, vem o atacante Renanzinho, do Cascavel (PR).

Trio

Com Anderson Uchôa voltando contra o Náutico (PE), o Remo pode recompor o trio de volantes com Richard Franco e Pablo Roberto, se Catalá resolver abrir mão do improdutivo meia Marcelo, que não vem merecendo titularidade.

Transmissão

O Leão volta a campo neste domingo (23/07), a partir das 19h, para enfrentar o Náutico (PE), no estádio dos Aflitos, em Recife (PE). O jogo é válido pela 14ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Coluna de Carlos Ferreira, O Liberal, 19/07/2023

14 COMENTÁRIOS

  1. O FB vai entregar o clube em posição pior do que ele pegou. Já vi diretorias fazerem muitas merdas, mas a do FB superou de longe todas. E tivemos grandes oportunidades de nos consolidar como um time poderoso e com chances de chegarmos a A, mas a realidade é a D

    • Glauelson, vamos ser justos com as críticas.

      Primeiramente o presidente Fábio Bentes recebeu o Remo imensamente endividado, com cerca de 22 milhões de dívida trabalhista e perante a diversos credores, nem luz pagavam, o Baenão sucateado e inoperante há 7 anos, etc, bloqueio constante de receitas, leilões e ameaças constantes de perdas de patrimônios como as sedes e o Baenão, ou seja, o clube em situação de quase falido.

      Tudo isso foi resolvido na gestão do Fábio Bentes, hoje na o clube é sólido e com solvência financeira, com crescimento patrimonial, inclusive aquisição do tão sonhado CT (já quitado), consequentemente muito maus atrativo com a maior valorização da marca Remo. Portanto, como presidente o Fábio Bentes irá entregar o clube em situação muito e muito melhor do que recebeu.

      No futebol profissional a gestão do Fábio Bentes deu acesso a série B após 14 anos, títulos paraenses e CV, além do Remo estar chegado nos últimos anos até a 3ª fase da CB, consequentemente gorda premiação como antes não alcançada.

      A única questão é a possibilidade de cair de série esse ano, mas se mantendo na série C a gestão de futebol sob a presidência do Fábio Bentes terá resultado bem melhores que gestões anteriores (Cabeça, Pirão, André Cavalcante, Minowa e Manuel Ribeiro com Magnata), pessoas que acabaram com o clube, inclusive levaram a humilhação de o Remo ficar sem série para jogar.

      Portanto, é muito satisfatório o crescimento organizacional do Remo graças ao CEO Fábio Bentes. Já o futebol profissional está muito aquém pela incompetência de dirigentes de futebol (atualmente o Tonhão) juntamente com o executivo e a CT que não conseguiram evoluir como a organizacional do Fábio Bentes.

      Por isso da importância de se separar gestão organizacional (exclusivo para cuidar do clube em favor de seus stakeholders) e direção de futebol (equipe de especialistas funcionais dedicadas ao futebol). Portanto, não se pode desmerecer todo o ótimo feito na gestão do clube por causa dos não satisfatórios resultados do futebol profissional.

      Mas catastrófico será a volta de sanguessugas tipo Magnata e Pirão na presidência do Remo, figuras que estão doidas para voltarem ao comando do clube e destruir tudo que foi conquistado na gestão organizacional do Remo, tornar o clube bem endividado e insolvente.

      • Concordo com você em 99% do que falou. A gestão do Fábio Bentes no que se refere às finanças, jurídico, infraestrutura, logística, entre outras, é verdadeiramente uma das melhores do clube, se não a melhor, nas últimas 4 décadas.
        Contudo, vem o aspecto da gestão do futebol, onde é muito ruim. Fábio Bentes não tem um perfil de liderança e age como se estivesse pedindo favor dos profissionais que contrata. A relação chega a ser paternalista e acaba por permitir que os jogadores fiquem como que mimados, cheios de si. Além do mais, quem contrata é ele, e quem montou a comissão técnica, executivos de futebol e as diretorias, foi ele. Tem muita gente incompetente na gestão do futebol, a começar pelo Dirson (já não faz mais parte, mas, foi determinante para o insucesso do time na série b) e hoje o Tonhão.
        O Remo precisa de um gerente de futebol com pulso forte e o presidente precisa parar de ficar passando a mão na cabeça dos atletas. Além do mais, parar de chorar, como sempre faz. No mais, de verdade, é um grande gestor, sendo ineficiente no futebol.
        Saudações Azulinas

        • Caro Francirckey, ótimo o teu comentário e o corroboro.

          Ratifico que a o Remo e nenhum clube do Pará tem gestão profissional de futebol. Portanto, não adiantar insistir nesse modelo retrogrado de apostar em treinador e executivo como salvadores da pátria, muito menos em dirigentes do quadro de sócios do clube.

          O clube está bem organizado e para alavancar o futebol a alternativa é uma SAF a partir de um investidor bem sucedido do ramo empresarial, como fez o Botafogo RJ.

          • Exatamente, meu amigo garra Azul, e parabéns pelo seu comentário, concordo plenamente em todos seus comentários!!!acredito tbm q a salvação seria uma SAF msm!!verdadeiros profissionais gerindo o clube q continuará sendo do fenômeno Azul!!

      • Você está correto, de um modo geral o remo está melhor, o que ocorreu foi falha no planejamento que deveria ter sido corrigido e foi de modo errado, pois o executivo era fraco e isso ele não viu, acreditou no cara, logo ele falhou.
        Penso que para os clubes do norte e falando especificamente do norte, o certo é virar SAF, igual fez o Cuiabá. Pois, quando alguém mete seu dinheiro em um negócio, luta pra recuperar. Penso que esse modelo de clube com Condel etc …, Não dá mais certo.

  2. Estou sendo repetitivo, não sou treinador e nem ^ profissional ” do esporte, mas fatos são fatos:
    1- Nessa fase da competição e na condição que o Remo se encontra, nenhum Jogador de qualidade para mudar o patamar do Remo virá…NENHUM!, e quem vier será apenas apostas ridículas como esse atacante serie D ( 25 jogos = 1 gol ), ou jogadores de fim de carreira velhos, descompromissados, sem preparo e desempregados para ” mamar ” o dinheiro do Remo.
    2- Se o Técnico sair da casinha ou da panelinha e não for frouxo, irá ver que tem sim jogadores melhores dentro do Leão que podem ajudar o Remo: Ronald e Kanu, só para citar 2 deles.
    3- são só 6 Jogos que faltam e portanto não tem mais papinho de empate. O Remo tem que começar a GANHAR jogos, ou cairemos para a D.
    4- A torcida mesmo na bronca vai sempre apoiar o seu time de coração….LEAO!!

    • Cara você falou tudo, concordo em gênero , número e grau com o que você falou , estamos vivendo o mesmo drama5 que tivemos quando caímos pra da série B pra série C , só que agora o drama é muito pior, se cairmos será da série C pra D e aí meu amigo pra voltar é difícil, que o diga o Santa Cruz, maiôs torcida de Pernambuco e vive esse drama .

  3. A torcida precisa marcar, urgente, uma reunião com o presidente e diretores do clube, para cobrar explicações e exigir que nosso jogadores da base sejam titulares, nos lugares de Elton, Marcelo, Claudinei, Diego guerra, Marcelo.

  4. Acho que o Remo como instituição cresceu muito na gestão FB. Porém, no futebol deixa desejar. Agora é lutar pra não cair. Minha opinião é que, para o próximo ano seja contratado um técnico com cara de série C, e não aqueles que se imaginam treinando Real Madrid e Barcelona.

  5. F. B. Tem uma parcela de culpa no que está acontecendo atualmente no clube do remo, mais devemos da a mão a palmatória no que ele fez em prou do clube junto com nação Azulina, vamos torcer pra não acontecer o pior e que o próximo presidente tenha garra e força pra não perder sua moral perante alguns jogadores que venham de fora e se impor , pois de maior só o Clube do Remo é torcedores do clube que sempre querem o bem do mesmo.
    Não vamos aceitar as volta das múmias a presidência ,se não coisas piores viram pela frente. Fica dica.

Comments are closed.