Ano passado, quando o Clube do Remo não conseguiu se classificar para a 2ª fase da Série C do Campeonato Brasileiro, a situação foi tratada como um vexame, algo inadmissível diante da tradição azulina e do investimento do clube.
Na temporada 2023, o Leão chegou às 2 rodadas finais da 1ª fase com ínfimas chances de disputar o quadrangular decisivo mais uma vez, tendo que se preocupar mais com o fantasma do rebaixamento do que com o sonho da classificação.
Matematicamente, não está nada definido. Com 21 pontos e na 15ª posição, o Remo está 4 atrás do São Bernardo (SP), atual 8º colocado, último do grupo dos classificados.
É uma diferença possível de ser tirada com 2 jogos ainda em disputa, mas o histórico das equipes na competição não aponta essa virada azulina, sem falar dos confrontos pela frente.
Na rodada final, o Leão recebe o já rebaixado Altos (PI), no Baenão, mas antes disso, neste domingo (20/08), tem pela frente o CSA (AL), em Maceió (AL).
O time alagoano vem em uma fase ruim, mas tem muito mais chances de buscar a classificação e, mesmo em crise, deve ir para cima dos paraenses.
Pelas contas do site Chance de Gol, as chances são mínimas de passar de fase – apenas 4,3%. Se vencer os 2 jogos restantes, o Remo chegará a 27 pontos, que atualmente mal aparece com índice de chances para passar de fase – menos de 70%.
Se por um lado permanecer na disputa é improvável, a possibilidade de fugir da queda é enorme. O site aponta apenas 1,4% de chance de cair. Para tanto, teria que perder nas 2 rodadas restantes, já que com apenas mais 1 ponto somado (22), a possibilidade de permanecer na Série C chegaria a 90%.
Ficar na Série C pode parecer uma vitória para um clube que estava prestes a cair, mas diante do planejamento original é uma situação que deixa muito a desejar, em especial se levado em consideração que o Clube do Remo tem uma das maiores folhas salariais da competição, de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
Para o técnico Ricardo Catalá, o momento não é de ficar fazendo contas, mas de buscar a maior pontuação possível nas rodadas restantes, preferindo não falar do fim do sonho do acesso e focando apenas na missão de vencer, para depois ver o que acontece no final da fase.
“Minha matemática é que temos possibilidade de fazer 27 pontos e vamos buscar isso. Primeiramente, contra o CSA (AL), um adversário difícil e que jogará em casa. Não controlamos os outros resultados, então temos que olhar para a gente e trabalhar nesse sentido”, afirmou o treinador.
O Leão volta a campo neste domingo (20/08), a partir das 16h, para enfrentar o CSA (AL), no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). O jogo é válido pela 18ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.
Números do Remo na 17ª rodada da Série C
21 pontos – 15º lugar
4,3% de chances de classificação
1,4% de chances de rebaixamento
Diário do Pará, 15/08/2023
Remo 100% vocês vão lembrar que no começo do campeonato eu falei que o Remo não ganharia do São José, não ganhou. Falei que não seria campeão paraense, não foi. Falei que iria cair. Ainda corremos perigo. Eu identifiquei 3 culpados da derrocada do Leão. 1. A direção que é horrível (salvo raras exceções). 2.o time fraquíssimo (salvo raríssimas exceções). 3. O torcedor burro que continua financiando esses desmandos. Me chamaram de mucurento e disseram que eu não deveria mais me pronunciar. Aí eu faço uma pergunta: será que esse torcedor cego não enxerga o que está acontecendo??? A última vez que eu fui a campo foi naquele jogo contra o Vila Nova que o Remo ganhou nos pênaltis. Se a torcida não parar de patrocinar os desmandos, os desmandos não irão parar de acontecer. Assim nós jamais voltaremos a subir de divisão e se subirmos cairemos imediatamente no ano seguinte. Acorda torcedor burro. Faz alguma coisa pelo meu Leão. Para de financiar hotel 5 estrelas pra quem finge que joga pelo nosso time.
Mensagem típica de mucurento ou pessoa fracassada na vida, um sujeito que claramente torce pela queda do Remo e ainda prega o afastamento do torcedor do apoio ao clube, coisa mais idiota que existe, pois torcedor de verdade tem todo direito de protestar pacificamente porém NUNCA abandonará o Remo, principalmente em momentos ruins e assim sempre será com o Fenômeno Azul.
Cara, o Remo não cai para tu frustração e de secadores do clube, deixa o Remo em paz e vai torcer por tua mucura falida que se presta para lavagem de dinheiro sujo.
Renato, concordo contigo e assino em baixo…
Muito obrigado meu amigo.
Eu descordo completamente Renato, mas entendo o seu ponto de vista, creio que muitos torcedores tenham a msm opinião sua, mas acredito que o caminho não é este,independente da situação temos que cobrar, insistir se manifestar!
Já deu técnico e diretoria medíocre!!! Vocês são amadores.
CATALÁ aprende com quem conhece! Vai fazer um estágio com o Hélio dos Anjos.
Cara, o Hélio dos Anjos (65 anos) só engana bestas, um treinador arcaico e que joga sujo, um cara de longos anos no futebol 65, mas não tem título expressivo em nível nacional, ele só tem título regional (paraense, pernambucano e goiano).
O Ricardo Catalá (41 anos) é um treinador da nova geração, estudioso, dedicado ao clube, um profissional que tem muita capacidade e tempo para de crescer na carreira. Mesmo o Catalá ainda sendo novo, ele já tem título nacional na carreira (série C), ou seja, já superou o teu arcaico ídolo Hélio dos Anjos.
Time formado por jogadores sem o chamado jargão usado pelos jogadores e meios de comunicação esportivo: Qualificado, não é uma equipe que mantém a regularidade, ora joga bem e em seguida duas ou três partidas inexpressiva. Leva SURRA em casa, dentro de seus domínios e ainda para completar vem trio de arbitragens com atuações que transparecem propositais favorecimento ao adversário, invalidando gols legítimos do Remo ou gols irregular do adversário sendo válidos e Diretoria aceita esses árbitros de estado vizinho do Clube visitante vir atuar em Belém. A bandeirinha alagoana foi uma das carrasca com o Remo.
Exatamente Paulo Sergio, a direção de futebol foi a principal responsável pela formação desse time ridículo, mas as falhas individuais foram efetivas para o fracasso principalmente do Vinícius, Jean Silva e Muriqui em momentos capitais. Mesmo assim o Remo estaria no G8 sem a interferência da arbitragem pilantra que prejudicou em vários jogos, por exemplo, contra o Figueirense e mucura. Concordo que a diretoria deveria tomar uma atitude perante a CBF perante a recorrente má fé de arbitragem contra o Remo.
Concordo em tudo. Hélio é treinador de campeonato regional. Eu continuaria com o Catalá. Tem visão de jogo e estratégia. Pena que pegou esse time ruim e mesmo assim tá tirando leite de pedra.
Essa é a realidade caros torcedores
Muito triste para o torcedor ver o Remo na situação que está, praticamente sem possibilidade de passar para outra fase. É difícil dizer o que fazer. Com a situação consumada é muito fácil a crítica. Quem diria que o trabalho do início do ano com várias vitórias consecutivas, partidão contra o Corinthians, iria terminar assim, sem ganhar nada, sequer o campeonato estadual.O que preocupa também é que o próximo presidente, que não sabemos quem será, venha obcecado por formar time para vencer tudo, e por conta enterre o clube financeiramente e destrua ou regrida nos avanços administrativos e financeiros alcançados. É lembrar do passado, ameaças de leilões, perda da sede campestre em Benevides, destruição do Baenão e também saber que a lógica de um plantel caro ganhar tudo, não prevalece no futebol. Certamente irão aparecer os que vão dizer como se deve fazer tudo. No discurso é fácil. Eu, realmente, como torcedor e apreciador de futebol há anos, fui conselheiro certa vez, não sei qual é a melhor fórmula, o melhor planejamento. Lembro que há algum tempo o Figueirense era o modelo a ser seguido, foi até contratado um ex executivo do Figueirense, que teria sido responsável pela ascensão do clube no futebol. Olhem a situação do Figueirense! Lembro do ataque dos sonhos do Flamengo Edmundo, Romário e Sávio, que não gsnhou nada. Acho que o futebol ficou muito sujo. Com o dinheiro que rola e a sujeira junto passou a ser dificílimo fazer futebol. O adversário local aclamado pelos jornalistas e até dado como exemplo por alguns torcedores do Remo, ganhou, pelo menos, 8 pontos com “erros ” de arbitragem, enquanto o Remo perdeu 4 pontos pontos por erros de arbitragens. Ninguém vê isso! Ninguem comenta! Acham que deveria ter um time que passasse por cima de tudo sem medirpossibilidadesfinanceirase natureza dos certames que se disputa. Não é fácil. Enfim, é difícil ficar a partir de setembro sem ver o seu clube de coração sem jogar e sem ter a alegria e expectativa do jogo no final de semana. O futebol ficou sujo demais! Minha opinião.
Grande remista Jamil, corroboro integralmente com esse teu texto.
O Remo hoje é um clube invejável financeiramente com solidez e solvência, inclusive iniciará 2024 com acréscimo de 5 milhões de receita garantia, um prato cheio para sanguessugas, ainda mais com a possibilidade de um novo presidente vir assumir com a mesma mentalidade do passado que levou o clube a altíssimas dívidas, aquela ideia de “levar o Remo para a série A de onde nunca deverá ter saído”, então “contrata que a torcida paga”, etc. expressões só para iludir o torcedor, saquear o clube e destruir tudo que foi conquistado pela atual gestão do clube como organização, solidez e solvência, colocando em risco perda de patrimônios como sedes, Baenão e o CT, consequente desvalorizar a marca Remo e afastar patrocinadores, fornecedores e investidores parceiros.
Futebol tende subir de série se o clube a cada ano enriquecer através de gestão financeira, por outro lado, clube com alta dívida pode levar a falência e com clube falido não há mais futebol.
O Remo hoje como clube está prontinho para migrar para uma SAF, é essa a solução para o clube estar entre os grandes no futebol.
Você que disse que o Remo não ganharia nem o paraense, você é vidente ou você já sabia que o Remo seria prejudicado pela arbitragem?
Experiência de vida no futebol Geraldo. Já sou um homem “velho ” e já vi boi voar.
Garra aźul vc so esqueceu do Marcelo ! Que perdeu um gol debaixo da trave quando estava 0x0 era o gol da vitoria 2 pts perdidos. Jean silva entregou contra o figueirense mas 2 pts, Muriqui inconpetencia na hora do penalty contra a mucura mas 1 ponto, Vinicios falhou de novo contar o Manaus mas 2 pontos somando essas falhas individuais teriamos hj 28 pontos praticamente classificado
Perfeito amigo Alexandre, esse Marcelo conseguiu perder um gol que só ruindade é capaz, ali seriam 3 pontos preciosos para o Remo.
1.500 MIL QUEIMADOS NO FORNO CREMATÓRIO DO PIOR PRESIDENTE QUE O LEÃO AZUL TEVE EM SUA HISTÓRIA, PÍFIO, INAPTO,ANALFABETO EM GESTÃO FUTEBOLISTICA
O único erro do Catalá na minha opinião opinião foi insistir em alguns jogos com aquele Marcelo . O resto eu acho que é um treinador pra se manter pois acho que tem mutio a contribuir . Mas manda o Marcelo embora
Comments are closed.