CSA-AL 0×0 Remo (Paulinho Curuá, Rodriguinho, Wendel Lomar e Ícaro) – Foto: Ailton Cruz
CSA-AL 0×0 Remo (Paulinho Curuá, Rodriguinho, Wendel Lomar e Ícaro) – Foto: Ailton Cruz

Ainda restam 132 dias para o final do ano, mas o Remo já não tem perspectivas em 2023. Só resta ao time comandado por Ricardo Catalá um melancólico duelo contra o Altos (PI), na última rodada da 1ª fase da Série C, no jogo em que os dois times cumprem tabela.

Quis o destino que a eliminação dessa temporada tenha sido diante do ex-técnico Marcelo Cabo, que fez parte de um dos piores inícios de um Campeonato Brasileiro da história recente do clube.

Contando as 18 rodadas já disputadas desta Série C, o Remo não esteve na zona de rebaixamento em apenas 7 delas. Diante da situação desesperadora que a equipe azulina passou, se garantir na competição em 2024 não é um mau negócio. No entanto, um clube que tem uma folha salarial acima de R$ 1 milhão não pode se contentar em apenas se manter.

É um pouco difícil de entender como o elenco pode custar essa quantia. Poucos jogadores apresentaram um desempenho satisfatório ao longo do ano e algumas das últimas contratações do clube saíram da Série D.

O atacante Thiaguinho é um bom exemplo. Ele estava em um time que foi lanterna em seu grupo na Série D, eliminado logo na 1ª fase, chegou para ser uma opção na posição mais carente do time e em um momento crítico da temporada. O curioso é que Thiaguinho não foi sequer relacionado desde que chegou ao Baenão. Por que então foi contratado?

Que fique claro: ele não é o problema. É um jogador que está buscando oportunidades na carreira. O problema está em quem o contratou!

O ex-executivo Thiago Gasparino montou um elenco com lacunas que não soube preencher quando foi necessário. A escolhe pelo profissional não foi boa ou o presidente Fábio Bentes demorou muito para identificar que não estava funcionando?

Após o Re-Pa válido pela 13ª rodada desta Série C, o técnico Ricardo Catalá explicou a contratação do atacante Renanzinho e foi bem claro ao dizer que faltava ao Leão poder de convencimento.

“Sobre o Renanzinho, é uma das oportunidades que conseguimos encontrar na Série D. Para cima (Série B), não conseguimos fazer nenhum movimento. Tentamos muito, muitos jogadores, mas, infelizmente, nenhum jogador topou. Infelizmente, nosso poder de convencimento não é grande e o Renanzinho foi um cara que topou e queremos ter um jogador na posição para poder, quando precisar fazer as trocas como hoje, termos jogadores que são especialistas na posição, para termos repertório de mudança no jogo”, comentou Catalá, naquela ocasião.

Curiosamente, o Remo não participou da Copa Verde de 2022 para se focar em construir um elenco equilibrado, uma decisão que pareceu ser correta, mas que acabou não resultando na montagem de um grande time.

Esse problema no elenco não foi apenas neste ano, já que essa é a 3ª temporada seguida que o Remo tem um resultado ruim no Campeonato Brasileiro. O time azulino foi rebaixado na Série B em 2021, ficou em 12º lugar na Série C da temporada passada e, mais uma vez, vai ficar sem alcançar o quadrangular do acesso, em 2023.

Administrativamente e estruturalmente, o clube pode ter melhorado, com o retorno do Baenão, aquisição de um Centro de Treinamento e controle das dívidas. São conquistas louváveis, só que os resultados são ruins e precisam ser encarados assim.

O Leão volta a campo neste sábado (26/08), a partir das 16h, para enfrentar o Altos (PI), no Baenão. O jogo é válido pela 19ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.

Globo Esporte.com, 21/08/2023

18 COMENTÁRIOS

  1. Pois e td o que contem nessa reportagem é o que a torcida tem dito. Ainda teve essa arrogância do FB não querer disputar a Copa Verde na época parte da torcida queria sim participar com a garotada da base mas o presidente não topou. Enfim, agora então nos zoando por mais um ano de férias ainda faltam 4 meses pro ano terminar VTNC FB e leva teu CT que não revela nada contigo!!!!.

    • Egua, 1 milhao, tu é doido, ainda bem que nao saiu 1 real do meu bolso, só se eu tiver muito “maconhado” dá dinheiro para ver jogar Álvaro, Claudinei, lucas Mendes, Fabinho…e essa lista é grande, fiquem com amor de vcs que eu fico com minha razao.

  2. QUANTO DINHEIRO FOI QUEIMADO NO FORNO CREMATÓRIO DO INVÁLIDO GESTOR POR INCOMPETENCIA E FALTA DE CONHECIMENTO PARA ADMINISTRAR UM TIME DE FUTEBOL.

  3. Como uma diretoria consegui só se manter numa série C com uma folha salarial tão cara.
    Ou o próximo mandatário que assumir muda essa mentalidade amadora ou vamos ficar nisso , nem paraense agente ganha mais.
    Tem que investir nos garotos da base e destaques da região.
    Os anos de glória do Remo foi quando deu oportunidade para a prata da casa e jogadores da região.
    Se for para trazer jogadores de fora que seja destaques em seus times e não medalhões fracassados, lixo de série A e B que ninguém quer.

  4. O que adianta comprar um CT de três milhões se não aproveita a garotada da base.
    Se colocar um time com Jonilson, Henrique Vigia , Guty, Matheus Greco, Renan Thiago, Kanu, talvez não estaríamos nesaa situação.
    Mas preferiram essas bostas como; Marcelo, Elton, Fabinho, Álvaro, Claudinei , Lucas Mendes etc…
    Se for falar quem não presta não vou treminar essa lista hoje.

  5. Agora e ter vergonha na cara e terminar a serie c com uma vitoria ! E reformular todo o elenco comecando pelo gol, so quem se aproveita p ano e D.ivo, Evandro,Uchoa e P.Curua o resto pode mandar embora.Trazer jogadores que ja deram certo aqui como Walace,Helio Borges,Ricardo luz jogadores novos e trazer 3 jogadores diferenciados de fora e pfv nao tragam mas nenum jogador careca pelo amor dos meus filinhos.estou com trauma desse Marcelo e alvaro

  6. Égua, tu é doido é! Folha de R$1.000.000,00 e não conseguiu nem classificar entre os 8. É muita incompetência…

  7. Já que é só mesmo para cumprir tabela, não tem mesmo mais chance de classificação e não corre risco de rebaixamento…
    Coloca a garotada para jogar.
    Usa esse jogo como laboratório.
    É assim que começa um planejamento prr.

  8. Chega de passado.
    Sou grato aos jogadores do acesso em 2020.
    Mas já chega, tem que colocar sangue novo nesse time, que contratem um jogador do campeonato acriano, mas que pelo menos seja destaque, com estatísticas ótimas.
    Eu prefiro um destaque de um campeonato mediano do lixo de time do sudeste .

  9. Entendo que o Catala fez um bom trabalho e merecia uma proposta de renovacao… Por outro lado, para o proximo ano queria ver um time mais regional, com menos jogadores “importados”, sendo que a permanencia do Catala, isso dificilmente iria acontecer, pois ele nao conhece o nosso futebol.

    • Caro Sangue Azulino,

      Não haveria problema o Catalá como treinador do Remo sem conhecer jogadores da região, caso houvesse no Remo gestão de futebol profissional onde treinador é considerado mão de obra temporária e jogador é funcionário e patrimônio do clube.

      Erro crônico é achar que treinador será sempre o salvador da pátria e o dar carta branca para montar um time de jogadores de sua confiança.

      Na gestão de futebol profissional não cabe ao treinador apontar nomes de jogadores, somente a necessidade (ex: um atacante velocista de ponta), treinar muito bem o plantel que tem em mãos e montar um time competitivo sabendo aproveitar o potencial de cada jogador.

      A função de monitorar, oferecer opções dentro do orçamento e contratar é específica do executivo de futebol e sua equipe (analistas de desempenho, etc).

      O desafio é montar uma equipe competente e comprometida para direção de futebol. Isso funciona muito bem na SAF (por exemplo, o Botafogo RJ) porque tem um dono que quer lucro e não tolera prejuízo por incompetência de alguém da sua staff.

  10. Muita incompetência mesmo! Tinha que ter Auditoria pra ver quem é que trás jogadores pro Remo Bixado ou só come o dorme.
    Pelo menos que em 2024(todo Ano falo isso) tragam jogadores pra ser titular com Raça que sabe passar a Bola de 1 metro, que agente viu esse Ano PQP

  11. O torcedor já não suporta mais , não suporta tanta ingratidão ! É este torcedor que as vezes se sacrifica para ir ao estádio , em coletivos muitos , fora de hora , sol , chuva , o mesmo que ouve piadinhas do rival a tanto tanto tempo e não tem mais argumentos , pois o único título nacional é uma série c e olhe lá.
    Porrr .. que clube FDP !!!

    • Todas as vezes que o Remo conquistou Teve conquista e acessos foi com time mesclados Regionais e os chamados importados jogadores de série A e com currículo quem não lembra do João santos,Biro- Biro,Romeu e mais 1que não estou lembrando jogadores de ponta no cenário Nacional e como o Remo havia perdido o 1 turno do paraense o Remo foi no mercado e trouxe esses 4 jogadores p reforçar , o Remo melhorou da água p o vinho e conquistou o 2 turno e na disputa com a mucura ganhou e foi campeão e daí p frente chegou a série A , o Remo sempre trouxe jogadores que jogavam série A p Flamengo e outros clube e eram reconhecido o futebol desses jogadores e agora vem executivo e presidente falar que jogadores desse nível não querem vir jogar aqui no Norte conversa fiada , depende de Negociação e pagar um valor razoável mas saber que terá retorno o Brenner pediu um valor mais alto p renovar o outro o Neto Moura que era matador que queria ficar no Remo ele foi p o Vila Nova , e o Brenner estava jogando libertadores p time do Peru mais o Remo não quiz porque o valor era alto esse dois já haviam provado que são bons jogadores preferiram contratar Fabinho ,Renanzinho, Elton, Thiaguinho ,e outros pé de rato preferiram dar dinheiro p 4 ou mais que não resolveu o problema do ataque imagina as outras posições , e dizem q tem analista de desempenho é gritante o Amadorismo e incompetência

  12. Vou falar o q tenho escrito mtas e mtas vzs por aqui:
    Profissionali-ze a gestão do Futebol do Remo. Um departamento de análise e desempenho, com um diretor de futebol e executivo regionais profissionais para monter um time mesclado com pratas da casa ( sub 20 ), destaques regionais e de série C e/ou D + 4 ou 5 jogadores “de fora” de boa qualidade ( de acordo com capacidade financeira) para o time ter uma espinha dorsal.
    Mantém o Técnico ( Catala), q pode dar sua opinião tb qto a formatação do time e até indicar esses 4 a 5 jogadoras “estrangeiros” desde q bem avaliados e liberados pelos departamentos.
    Um Presidente ativo, presente e com decisões fortes de cobrança e profissionalismo do futebol.
    Vejo aqui q mtos pensam parecido comigo…não tem aquele ditado: A voz do povo é a voz de Deus??
    Muda a mentalidade LEAO!!, não tá dando certo cono tá….vamos pelo menos gastar esse milhão em algo produtivo!!!

  13. Tem ai a segundinho , centenas de atletas estará em foco é hora de mandar o Aguinaldo justificar o seu salário e em vez de trazer um Gasparino da vida , ele ver bons valores jovens com garra , bons de bola , que não é possível que os anos de remo que teve não sabe o que precisamos , as pessoas fazem difícil algo tão simples , trazer medalhões que ninguém quer , faça-me o favor .
    Não adianta nome não , por que se nome ganhasse eles não estariam em descarte , a região provou que formou grande equipes , basta sondar com atenção e tempo não é problema por isso é o que mais vão ter , e melhor formar já um plantel de medianos a bom da região agora , que vai gastar muito menos , dos milhões para as folhas do ano que vem com as bostas que costumam trazer , e o que faltar aí sim completa com quem venha para resolver . Como um Sassá da vida.
    Eu gostaria de ver uma zaga formada com Diego Ivo e nenê da tuna , nas laterais Evandro eo moleque da base sub 20 , Uchôa e Curuá , gutty , o armador do são Francisco, e pela esquerda o destaque da base , no ataque kanu e o atacante do águia .

  14. O Remo trouxe bons jogadores: Richard Franco, Pablo Roberto, Pedro Vitor, Muriqui, Jean Silva, Ícaro, Douglas Marques, Diego Ivo, Rodriguinho, e na base, aqui e nos clubes que disputaram o Parazão, foram revelados bons Jogadores. Foram buscar uns perebas, porque são mais caros e desprezaram pratas da casa e a base; fez-se a justiça: Leão desclassificado!
    Nas melhores campanhas que o Leão fez a nível nacional, a metade ou quase, era de jogadores paraenses.

Comments are closed.