Jader Gardeline e Marco Antônio Pina – Fotos: Reprodução (redes sociais)
Jader Gardeline e Marco Antônio Pina – Fotos: Reprodução (redes sociais)

Atualmente, três azulinos colocaram o nome à prova para participarem da eleição que escolherá o novo presidente do clube. A oficialização das candidaturas só pode ocorrer a partir do dia 28/09. Até lá, todos são pré-candidatos e outros podem aparecer.

Segundo o estatuto do Remo, o prazo para inscrições de chapas inicia 45 dias antes do pleito, marcado para o dia 12/11, se encerrando 30 dias antes da eleição. Portanto, quem se interessar a concorrer à presidência do Leão deve formalizar sua candidatura entre os dias 28/09 e 13/10.

Até o momento, apresentaram-se como pré-candidatos o atual vice-presidente de gestão do clube, Antônio Carlos Teixeira, da situação; além do advogado Marco Antônio Pina e o ex-diretor comercial azulino, Jader Gardeline, ambos pela oposição.

Quem for eleito, substituirá o empresário Fábio Bentes, que esteve à frente do clube por 5 anos, em 2 mandatos. Neste período, ele comandou o Remo em 2 títulos paraenses, 1 da Copa Verde e um acesso à Série B. No entanto, também teve um rebaixamento para a Série C e, nas últimas temporadas, sequer esteve próximo de se classificar à 2ª fase da Série C, mesmo com orçamentos entre os maiores da competição.

Além disso, na atual temporada, o Leão ficou com o vice-campeonato no Parazão, perdendo o título para o Águia, além de ter sido eliminado da Copa Verde para o maior rival.

Os três nomes receberam um questionário com as mesmas perguntas e apenas Tonhão não respondeu. Confira a seguir o que pensam os pré-candidatos Jader Gardeline e Marco Antônio Pina:

Tecnicamente, o Remo está devendo há pelo menos 2 anos, quando sequer se classificou para a 2ª fase da Série C. Administrativamente, o clube vem conseguindo se organizar. Como dar essa virada dentro de campo para fazer valer o investimento que vem sendo feito no futebol?

Jader Gardeline – Tivemos, durante a pandemia, o acesso à Série B, em 2020. Porém, em 2021, já com a nova composição de diretoria, tivemos a queda em apenas 10 meses. Desde aquele momento, já havia um sinal de alerta ligado para a falta de profissionalismo e competição dos nossos diretores de futebol, incluindo nosso vice-presidente Tonhão. A história se repetiu em 2022 e 2023. Como a história prova, não houve atitude da presidência do clube em afastar os responsáveis pelas contratações e mando no futebol profissional. O resultado não poderia ser outro. Administrativamente, louvo a gestão do amigo Fábio Bentes. Ele honrou os compromissos salariais, da Justiça Trabalhista e aumentou o patrimônio do clube comprando a área do nosso novo CT. Caso eleito, desde o primeiro dia de mandato formaremos um departamento institucional de análise de mercado e de desempenho, que deverá nos munir de todas as estatísticas possíveis sobre atletas que irão compor nosso elenco.

Marco Antônio Pina – Penso que o Remo não está devendo há 2 anos, e sim 3. Iniciando essa trajetória de fracassos desde 2021, quando do inexplicável rebaixamento da Série B para a C, e aí todos já sabem dos fiascos de 2022 e 2023. Folhas altíssimas, elencos fraquíssimos com o Remo em uma situação lamentável, sem sequer conseguir passar para a 2ª fase. O que fazer para dar essa virada? Não tem outra saída que não a profissionalização como um todo. Tem que haver uma gestão profissional, em especial no futebol, que é o carro-chefe do clube. É preciso se cercar de pessoas capacitadas e não de amigos, como foi nesses 5 anos do presidente Fábio Bentes, sem expertise no futebol, sem contatos e experiência. Ele apostou em profissionais de qualidades duvidosas e deu no que deu, com contratações ruins, jogando o dinheiro no lixo.

Ricardo Catalá é apontado como dono de um bom trabalho no período em que esteve à frente do time. É um nome forte para permanecer em caso de você ser eleito?

JG – O técnico Catalá foi contatado por mim. Ele me disse em mensagem que está em período de descanso e não negociaria até mesmo com a atual gestão. Ele prefere aguardar a situação política do clube se definir. Ele disse que só aceitaria o seu retorno se o clube der condições de trabalho e a possibilidade de montar um projeto esportivo vencedor. Esta também é minha percepção. Só traremos os melhores profissionais, seja atleta ou comissões técnicas, se dermos estrutura de trabalho aos mesmos.

MP – Por tudo o que ele fez na temporada, sim. Ele pegou o Remo em uma situação muito difícil, teve um aproveitamento de 56%, penso que ele merece a chance de iniciar um trabalho. É um treinador que conhece a competição e isso é importante. Ele deu resultados mesmo sem as peças que pediu e não foram entregues. Se fosse levado apenas o período em que esteve à frente do time, o Remo teria se classificado bem. Já me manifestei publicamente que ele merece ficar.

O CT ainda não está funcional. Quais as informações que você tem do espaço e que tipo de investimento e melhorias você prevê para ele?

JG – Em nosso planejamento, o CT será nossa fábrica de formação de base de atletas de alto rendimento e, principalmente, de cidadãos. Buscaremos incansavelmente ter o certificado de clube formador emitido pela CBF. Nossa base será nosso maior patrimônio. Nesta semana, visitamos o CT da base do Sport (PE), referência no Nordeste em formação de base. Sua estrutura é avançada e trocamos conhecimento da formação completa de um atleta. Desde a sua alimentação, com suplementação, até a sua preparação educacional. O serviço social busca trazer tranquilidade ao atleta no acompanhamento junto à sua família. Teremos uma equipe multiprofissional trabalhando em tempo integral na formação. É um bom modelo para seguir.

MP – Com todo respeito, mas aquele terreno do Outeiro não pode ser considerado um Centro de Treinamentos. Estive lá semana passada e vi de perto a falta de estrutura da área, o que me deixou muito triste. O Remo adquiriu aquela área em 2021 e quase nada evoluiu de lá para cá. Aquilo ali é um patrimônio do clube, tudo bem, mas falta muito para ter uma estrutura mínima para ser chamado de CT. É preciso um investimento inicial para se estruturar.

Diário do Pará, 17/09/2023

39 COMENTÁRIOS

  1. Magnata, tu e o Zeca Pirão por um tris não acabaram com o nosso Clube do Remo, e agora quer vir com essa “historinha de “Sassá Mutema “, o salvador da pátria. Cai fora seu fdp. Atravessa a Alte. Barroso, e vai acabar com a mucura pirenta. Deixa o nosso LEÃO em paz, seu mentiroso e destruidor de merda.

  2. Remo 100%, é o meu sentimento e opinião. Ou vc, tbm, apoia o retorno desse cidadão para a direção do Remo e está me censurando??

  3. O que pensam os pré candidatos da oposição? Certamente estão babando com a grana que entra atualmente no clube, assim esses sanguessugas inconsequentes estão doidos para voltar a roubar o Remo e o endividar novamente.

    É um cara de pau esse vampiro Magnata tentando achar pelo em ovo nos feitos da atual gestão, inclusive criticando o CT. O que esse pilantra em mais de 20 como dirigente fez efetivamente de valor para engrandecimento do Remo? Ele mesmo reconheceu no debate que não fez nada.

    Por fim, essa é muito tendenciosa, claramente fazendo tabelinha para a oposição sanguessuga. Por sinal, espremeu, espremeu e não saiu nada de útil ao Remo no pensamento desses caras da oposição.

  4. Catalá, tu queres condições de trabalho pois utiliza os jogadores da base e não vem com contratações de jogadores velhos como o Marcelo que troucseste pra cá…….

    • Faz o seguinte coloca uma chapa só Tonhão, Dirson,e companhia de amigos e vamos esperar o Remo Subi p série B depois série A, E Até libertadores kkkk , Vejam A Torcida da mucura fez o quebra quebra ver se o presidente não teve coragem de trocar tudo , no Remo é essa frescura para demitir

      • Henrique, a mucura está “ganhando” NÃO por mérito de treinador e sim com descarada ajuda de arbitragem a mando da máfia da CBF (o tal de coronel Nunes), caso contrário a mucura estaria rebaixada.

          • Caro Nonato, tu assinas em baixo que o coronel Nunes não articula em arbitragem para favorecer a mucura?

            O fato é que em quase todos os jogos dessa série C a mucura teve ajuda de arbitragem amiga, inclusive no quadrangular.

            É ser ingênuo acreditar que as “falhas” seguidas de arbitragem em favor da mucura foram simples erros de juízes e bandeirinhas.

    • Tem q ter um meio termo. A torcida tem q ser mais ativa sim na cobrança perante a diretoria e os jogadores. Tem q ser como a do Corintias, Palmeiras, Flamengo, q são times de massa como o Leão é!!. Jogador do Remo tem q saber q para jogar no Remo tem q ter gana, raça e se entregar ao máximo ou vai ser gongado pela Massa.
      E por outro lado, o Remo esra sendo bem conduzido sim administrativamente e financeiramente, só tem q mudar o departamento de futebol.

  5. ESSE MARCO PINA É O MAIOR CARA DE PAU. ELE JÁ MOSTROU DO É INCAPAZ QUANDO FAZIA PARTE DA DIRETORIA DO CLUBE DO REMO. “SAI FORA!”

  6. Gente! O Remo já não tem bastidores nebulodos, tem Federação contra, CBF contra, imprensa contra. É a entidade Clube do Remo e a torcida apaixonada, somente, o que uma força de resistência. Se elegermos um cara que junto com o Pirão desgraçou o Remo, o Remo vai virar um Bangu, ou seja, se acabar. Pô! A única chance do Remo sobreviver nesse futebol brasileiro de sacanagem e ilicitude nos jogos, arbitragens encomendadas, é com uma saúde financeira e organização como foi feito agora nessa última gestão. É a unica chance de enfrentar todo esse contexto imundo do futebol brasileiro. Sinceramente não consigo entender quem pensa o contrário. Respeito, como direito das pessoas de expressão, mas não concordo.

    • Grande remista Jamil, corroboro contigo nesse pensamento que o Remo no franco crescimento como organização forte, sólida e solvente, aumentando sempre a receita garantida para honrar seus compromissos, terá cada vez mais condições de formar time qualificado e fortemente competitivo. É a forma do Remo passar por cima dessa máfia do futebol (que o tem prejudicado há anos) e colocar de forma sólida o futebol entre os grandes do país.

      Ao contrário, apostar em endividamento em favor de títulos ou acesso sem ter base sustentável é se jogar de cabeça no precipício, é como colocar a carroça na frente dos bois, por ser um iminente risco de falência ou tornar o clube um nanico. Basta ver o caso do Santa Cruz, quase falido e nem série tem para jogar.

      Também não consigo entender quem se diz remista e que pensa ao contrário, essa pessoa ignora os anos trágicos e vergonhosos da história do clube, então se presta a serviços de malfeitores do Remo com desejo de voltar ao poder no clube.

      Clube falido não há mais futebol!

  7. Só acho que o Tonhao devia logo assumir que é candidato e se posicionar perante os torcedores se comprometendo a continuar na mesma toada a gestão administrativa/ financeira do Bentes além de dar um outro rumo ao Futebol…um rumo profissional e Vemcedor!
    Ou então q o Bentes abra o jogo e se lance a uma reeleição…

  8. Vítor Pereira, ex-técnico do Flamengo: “No Brasil, ao invés de se valorizar a base, eles trazem de volta os jogadores de 30 anos. Jogar numa intensidade alta de três em três dias com os jogadores de 30 anos não é fácil. No Brasil você tem jogadores jovens de muito talento, que é só lapidar e o que o Brasil faz? Vende esses jogadores.” É o que a diretoria do Remo tem feito a anos, trazer velhos……

  9. Não foi o Tonhão que prometeu 5 contratações pontuais p reforçar o Remo e olha o que ele trouxe, um que foi pego fumando maconha e logo dispensado Marcelo, Álvaro, Tiaguinho etc… engraçado a turma aí da situação falarem do Zeca Pirão , mas esqueceram que ele estava na Série b junto com o Fábio Bentes ajudando a diretoria e foi ele que demitiu aquele jogador no estacionamento após o jogo contra o Vasco pois o presidente Fábio Bentes , não teria coragem de demitir

  10. Disse TUDO Jamil!!!Fomos REBAIXADOS da B para a C,com o SAFADO DO KLAUS anulando GOL LEGITIMO do Neto Pessoa,com VAR a disposição e este anulou o gol sem nem dar bola para o VAR;no outro dia,vendo os vídeos na redes sociais,nota-se que o gol foi LEGITIMO,e o Remo que se ferrou …..é triste meu irmao,no Norte deste Brasil só a mucura tem tanta “SORTE”….!!???????

    • Perfeito Vicente, o Remo foi rebaixado na série B por conspiração da máfia mucurenta infiltrada na CBF, pois inúmeros jogos a arbitragem/VAR roubou o Remo, pelo menos 12 pontos foram perdidos assim e o clube caiu por 1 ponto.

    • Concordo, ano após ano estamos sendo prejudicados sistematicamente. Isso não isenta o time ou seu departamento de futebol pq mesmo sendo prejudicados , se fossemos um time bom e bem montado ganharíamos os jogos…exemplo disso é q subimos para a Série B mesmo com esses problemas.
      Temos tb é q ser mais ativos e fortes politicamente nos bastidores pq o Remo é o maior do Norte e temos cacife para forçar barras e situações tb e nao sermos prejudicados…basta querer.

      • Verdade Djr, o Remo precisa montar um time forte e que seja capaz até de suplantar roubos de arbitragem, mas para recurso cada vez maior ao futebol é preciso continuar o franco crescimento anual da receita garantida a partir de uma gestão competente e responsável pelas finanças do clube, por isso a importância da manutenção do Fábio Bentes ou quem ele indicar para presidência.

  11. Resumindo o Clube do remo vive de sonhos,não vejo ninguém dentro do clube que transforme pelos menos ao top do fortaleza “entra e sai presidente com as mesmas formas e pensamentos de amadorismo” cegos no futebol.

  12. Não importa quem seja , façam o Remo vencedor , pois não se admite ver um clube todo endividado como o rival subir e nosso clube saneado atrás !
    Inconcebível!!!

  13. Caro amigos remistas,é inegável que o clube evoluiu imensamente com a gestão fabio bentes durante 5 anos,mas ainda sim merece criticas que a oposição nem isso merece por nada fazer de bom,ao contrário so destruiu e afundou o clube.

    BASE:o clube evoluiu,mas precisa de mas,um clube com um porte desses tem que ter olheiros nos municípios do pará,da uma condições melhores a essa mulecada que a maioria sao humildes e precisam de uma renda.
    CONTRATAÇAO:apesar de a diretoria montar bons elencos e algumas temporadas nao da liga,tem que haver criterios.
    1°-IDADE.nessa temporada,o clube muito acima da media,para uma série C que requer força fisica,fora contusões e recuperaçao que pela idade ficam mas suscetíveis.
    2°-CONTRATADOS EM RECUPERAÇÃO.trazer um significativo de jogadores que nao estao 100% para jogar prejudica demais o clube,seja por peso acima,lesões e etc.tendo em vista o numero de jogos perdido ate o jogador entrar em campo e se adaptar pode ate passar de mes para uma serie c curta.
    3°LESÕES CRONICAS-jogadores com inumeras lesoes recentes tem que ser maior avaliado se vale mesmo a pena,varios jogadore contratados exemplo(GALDEZANNI) que vem e jogam 4 5 jogos e se machucam.

    SOCIO TORCEDOR:O clube tem torcedores em todo o estado do pará,para esse público fica dificil assistir jogos do clube,poderia começar com maiores descontos nos produtos oficiais do clube e lojas parceiras.
    Sempre evouluir,estamos no caminho certo afinal time que ta ganhando nao se mexe.

    • Caro Janio Garcia, concordo integralmente com essa tua pertinente avaliação, com orientações muito contributivas e que mereciam chegar nas mãos dos dirigentes do Remo. Ideias construtivas e devidamente implantaras levam a uma situação cada melhor.

  14. Se caso acontecer da situação vencer vai continuar o mesma coisa, não vai mudar nada , vejamos os amigos do Fábio Bentes que não entendem porra nenhuma de futebol vão continuar inclusive porque o negócio chamado Clube do Remo pode não está dando certo no futebol mas tá enchendo muitos bolsos p não largarem o ossso

  15. O Remo so tem cantidatos a presidente fracos,sem profissionalismo,sem pensamento do time crescer no futebol brasileiro,estamos lascado a verdade e essa com esses presidente

    • Iranilson, tu acreditas no que o Magnata diz? É fácil enganar com “promessas”, pois esse pilantra Magnata esteve na frente do Remo por mais de 20 anos como dirigente e nunca fez nada efetivamente de valor para o clube, inclusive ele mesmo reconheceu no debate. Esse cara só ajudou a afundar o Remo em dívidas e envergonhar o torcedor.

      Ainda mais que veio à tona que o pilantra Magnata agencia jogadores com a sua empresa MP Sports, inclusive esse ano foi dirigente do Amazônia, colocou jogadores dele lá e no final rebaixou esse clube no paraense.

      O Remo hoje cheio de dinheiro e os sanguessugas babando, portanto, dá para imaginar a intenção do Magnata em voltar a ter o poder no clube.

      É ingenuidade cair nas lábias do Magnata e da sua turma de sanguessugas.

  16. Clube de massa e grande como o Remo precisa de título de expressão e no mínimo na série B, se o Fábio Bentes tivesse conseguido deixar p menos noa série b , seria outra coisa , mas foi o contrário só vexame no Paraense ,copa verde e série C, O melhor do Reno nunca foi e nem será presidente e Sim essa imensa torcida essa sim que conseguiu recuperar o Baenao , doação de granado, cimento, etc…mas quem fica de grande é o Fábio Bentes que não tem a humildade de dizer que se não fosse esse apoio incondicional da torcida não teria conseguido nada fica se achando como o melhor falta muita coisa p ser o melhor e Título é um, além de serei B ou A pronto falei chega de Amadorismo o Futebol não perdoa amadores no profissional

    • Boa Rafael FC, muitos exigentes daqui parecem até que mandam no Remo, mas muito efetivamente não ajudam nada o clube, inclusive tem alguns insanos que estimulam os outros a abandonar o clube não indo a jogos como forma de represália. São figuras que não são sócios proprietários ou remidos do clube, consequentemente não tem direito sequer a votar, mas se comportam como donos do Remo.

  17. Só assim esse amadores aprendem e respeitam a torcida ,a torcida da Mucura colocam os dirigentes no 12 e funciona no Remo é uma idolatria por macho , o Remo é maior que todos maior que presidente, Treinador, jogador etc… chega de fracasso, vexame, motivo de piada e gozação do Rival , mudança e pra ontem no Remo Já deu p essa turma do Fábio Bentes que tem que largar o osso

Comments are closed.