Antônio Carlos Teixeira – Foto: Cristino Martins (O Liberal)
Antônio Carlos Teixeira – Foto: Cristino Martins (O Liberal)

Desde a noite deste domingo (12/11), o Remo tem um novo presidente. Antônio Carlos Teixeira (Tonhão) ganhou a eleição por ampla vantagem. Recebeu 1.019 (61,6%) votos. Marco Antônio Pina (Magnata), o 2º colocado, teve 339 (20,4%) votos. Jader Gardeline ficou em 3º lugar, com 157 (9,4%) votos. Renan Bezerra foi o 4º colocado, com 140 (8,6%) votos. A gestão terá duração de 3 anos, sem direito à reeleição.

Como era o candidato da situação, a vitória de Tonhão representou um reconhecimento público da comunidade azulina ao trabalho do presidente Fábio Bentes, que comandou o clube nos últimos 5 anos.

Sobre os planos de sua gestão, em meio à comemoração pela vitória, Tonhão foi realista. Pretende seguir investindo no que deu certo, principalmente na parte administrativa, e vai lutar para melhorar o que se considera o principal problema do Remo – o fracasso no futebol.

Por conta disso, o novo presidente anunciou total prioridade à reestruturação do futebol, a fim de reencontrar o caminho das conquistas. O objetivo principal é garantir o acesso à Série B já em 2024. Como diretor, Tonhão esteve presente em 3 acessos do Remo – 1992, 2005 e 2021.

O primeiro passo já foi dado. O técnico Ricardo Catalá, que dirigiu o time a partir da 5ª rodada da Série C deste ano, foi anunciado pelo presidente eleito como o comandante azulino na próxima temporada. Responsável pela reação do Leão no Campeonato Brasileiro, Catalá é conhecido pela habilidade na formação de elencos. Brilhou no Mirassol (SP), formando e moldando à sua maneira o time que foi campeão da Série C, em 2022.

A partir desta semana, o clube inicia a busca por um executivo de futebol, que trabalhará em sintonia com Catalá na contratação de um time inteiro para 2024. No momento, o Remo tem apenas 7 jogadores remanescentes – Vinícius, Paulinho Curuá, Pedro Vitor, Ronald, Kanu, Felipinho e Henrique.

Para enfrentar a maratona do primeiro trimestre, com 3 competições simultâneas (Parazão, Copa do Brasil e Copa Verde), o elenco terá que ser fechado até o início de dezembro.

Não há tempo a perder! Tonhão e equipe têm que botar mãos à obra desde já!

Blog do Gerson Nogueira, 13/11/2023

16 COMENTÁRIOS

  1. Esmagadora vitória do Tonhão por seu mérito e em reconhecimento da maioria absoluta dos sócios ao magnífico trabalho da gestão do Fábio Bentes, assim o Remo está salvo das garras do vampiro Magnata e seus parceiros sanguessugas.

    Dias melhores para o querido o Remo, com o clube ainda mais forte e que venha o acesso no futebol profissional já em 2024 com essa nova gestão.

    • Foi a vitoria da chapa mais preparada com a continuidade do trabalho. Porém agora é hora de acompanhar e se necessário cobrar as promessas de campanha principalmente no setor do futebol q foi a pedra no sapato da administração anterior
      – Profissionalizacao completa do setor
      – Formação de um Setor de Analise e desempenho atual e profissional
      – Ausência de diretores amadores e curiosos
      – Utilização da Base no profissional
      – Integracao do Profissional com a Base
      – critérios na contratação de Jogadores e nao somente indicações de técnico ou executivo
      – Melhorar estrutura física do Baenao e CT
      – Cobranca profissional de objetivos traçados
      – Gestão empresarial e profissional do futebol
      Enfim…dar os passos adiante pra q o Remo volte a ser frequentador do futebol de elite do Brasileiro.

      • Concordo Djr, porém projeto dessa magnitude de reestruturação na gestão de futebol profissional requer tempo considerável para implementação e sua consolidação após implantado, mesmo que o modelo seja uma SAF.

  2. Dias melhores senhores é isso??!!!
    Renovando com Muriqui fim de carreira ???
    Acordem turma , a… cor… demmmmm !!!
    Não mudará nada se a filosofia for mesma e o que parece vai ser
    E vcs ainda soltando fogos caraia
    Não possuem o direito de reclamar depois

    • Muriqui?????,,,de novo nao, pelo amor de Deus!!!
      Será q é tão difícil enxergar q já tem um centroavante melhor e mais novo q ele no Remo q é o Kanu???
      Assim fica difícil defender essa nova gestão…já fazendo mais do mesmo..

  3. Errado 100%, a eleição da chapa Remo mais forte, não foi o reconhecimento público da comunidade azulina, isto porque, os votantes não representam nem 5% da massa azulina, mas você deveria retificar, foi o reconhecimento público da panela azulina. Porém, mesmo assim desejo boa chance a essa nova administração, que tire o remo dessa mesmice, saia do paraense e duelo com a mucura e olhe o nacional sem sentimento de inferioridade, mesmo sabendo que essa turma não tem perfil para isto, já estão aí por muito tempo e que se viu, o mais do mesmo, fracasso. Se trazer muriqui, Camilo e mantiver o Vinícius como titular, sem da oportunidade para outro, vai se reprise do mesmo, aí mano, vai ser ranger dentes e lamentações.

    • Caro Boitatá, recomendo estudar um pouco de estatística, pois a amostragem geralmente reflete o todo. Inerente disso, o cidadão para ter o direito a voto em eleição do Remo deve adquirir título de sócio proprietário ou remido do clube.

      • Cara, esperava que você fosse um pouco melhor. Foste um defensor ferrenho da chapa vencedora, usando seu entendimento, posso considerar que você é uma amostra da turma que elegeu e que vai dirigir o Remo, então, é certo que para ter direito a voto tem que satisfazer certa condição, correto. Mas você deveria saber, me recuso a acreditar que não sabes onde estais, Pará/Brasil e que nem todos os torcedores são pelo menos pequeninos abastados. Agora, colocar, os votantes como uma amostra do Universo azulino, é diminuição exponencial do tamanho do clube. Socorro, se você for realmente uma amostra do universo que comanda o clube, unica certeza, é que o Remo, já mais terá mudança climática e suas consequências.

        • Boitatá, o mundo real não é lenda como tu vives, aqui existe um negócio chamado probabilidade e estatística, onde as amostras são suficientes para representar o todo e sócios também são torcedores.

          • Muito bem garra, até que enfim, o mundo real não é lenda, tipo Remo time grande, financia saneada, estamos no caminho certo, e sofre para permanecer em um série C sofrível, sair só no mundo do faz de conta, como é, acesso, acesso, acesso, de repente é uma, de tanto pedir, alguém se compadece e faz essa graça.

          • Boitatá, o mundo real é regido pela lei da causa e efeito, é preciso plantar sementes sadias para ter bons frutos, aqui não cabe passos de mágicas para ver o curupira passar como é no teu mundo de lendas.

  4. Amigo Djr
    Um dos requisitos que vc citou:
    “Critérios na contratação de
    Jogadores e nao somente indicações de técnico ou executivo …”
    Amigo se fosse possível eu penso que deveria existir um check-llist para ser aplicado a qualquer atleta que por ventura estivesse na mira do Remo.
    O cara deveria ser avaliado antes de ser contratado nos seguintes quesitos:
    1. Qualidade
    2. Disciplina.
    3 Relacionamento humano.
    4. Preparo físico.
    4. Saúde.
    5. Comprometimento
    6. Raciocínio lógico
    7. Comprometimento
    8. Espírito de Equipe
    9. No de partidas jogadas no ano
    10. No de contusões sofridas
    11. Tipo de diversão quando não está jogando.
    12. Relacionamento familiar
    São muitos critérios, mas, se as contratações seguirem o mesmo padrão utilizado nos últimos anos serão mais umas 50 contratações de pernas de pau e dinheiro jogado fora!

    • Colega Josemar, concordo em genero, numero e grau no q vc escreveu…e tdo isso esta justamente relacionados no rol de competencia de um departamrnto de analise, desempenho e Scout. Não vao deixar de ter as indicações do Técnico, do Executivo, doas Spadrinhados e Empresários, e se essas indicações passarem por esses crivos, contrata…se não…não contrata. Isso é uma gestão profissional no futebol, e isso é de competência de implementação da Presidência.
      Só para vc ter uma ideia, o Flamengo tem um analista de desempenho q acompanha os jogos no campo e outros 3 da cabine do estádio….e o Remo, pelo q entendi em uma entrevista do Tonhao, tem apenas 1 profissional sem equipamento adequado para exercer seu trabalho..1…Aí fica difícil!!!, veja só, já querem contratar o Muriqui e o Diego Ivo de novo…vc acha mesmo q um setor adequado de scout aprovaria essas contratacoes???

    • E antes q alguém cornete a gente dizendo q a ideia é utópica…não é não!, é só ver exemplos implementados dessa maneira…dei o exemplo do Flamengo..mas tem outros, é só pesquisar. É ir contra alguns interesses políticos internos dentro do clube…Será q o Tonhao é sua chapa tem essa vontade???

Comments are closed.