Vinícius – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)
Vinícius – Foto: Samara Miranda (Clube do Remo)

Há um elemento nas arengas do futebol que muitas vezes é subestimado pelos técnicos burocráticos e teóricos, pouco afeitos aos sentimentos que impactam no jogo – a raça!

O torcedor costuma estabelecer uma régua de comparação entre jogadores, valorizando mais quem entrega mais. Os mais aguerridos são sempre mais respeitados e reconhecidos.

Até hoje, a torcida lembra de alguns sinônimos de entrega em campo, que deixavam sangue, suor e lágrimas nos gramados. Perdiam dentes e unhas também, tudo em nome de um objetivo maior – honrar dignamente o manto que vestiam.

Do lado azulino, François, Dutra, Roberto “Diabo Louro” e Agnaldo “Seu Boneco” pontificavam como atletas raçudos, capazes de tudo para garantir a vitória ou, pelo menos, derrotas honrosas, dependendo das circunstâncias.

Nos tempos atuais, até pelo fluxo de trocas e negociações, idas e vindas incessantes que não permitem relações longevas no mercado da bola, pouquíssimos jogadores criam raízes e vínculos afetivos definitivos com um clube.

Esqueçam lendas como Nilton Santos, Dinamite e Zico, que faziam das camisas de seus times quase uma segunda pele.

O espírito guerreiro de doação física pelos times também acaba em segundo plano quando as relações profissionais não permitem laços mais duradouros. O que se tem mais é a história de atletas que têm um período mais longo de dedicação a determinados clubes.

É o caso do goleiro Vinícius, que vive hoje um estranho momento de desligamento involuntário no Remo.

Não se pode dizer que está na galeria dos raçudos no sentido mais explícito e físico do termo. O goleiro e ex-capitão está, porém, inscrito em uma seleta lista de “heróis” pelos tantos anos dedicados à causa remista.

Vinícius teve momentos icônicos em 2019 e 2021, ano confuso de glória e queda na Série B. Com defesas importantes nas disputas de pênaltis, foi ele quem garantiu o único título do Remo na Copa Verde.

O perfil calmo e sereno talvez induza muitos a entender que não havia nele o aguerrimento que se espera dos “heróis”, mas o camisa 1 protagonizou feitos heroísmos de outra maneira, com extrema dedicação e competência profissional.

Vinícius está de saída, cumprindo o que lhe resta de contrato, constrangido por um comportamento hostil por parte de algumas figuras do clube.

Blog do Gerson Nogueira, 11/02/2024

27 COMENTÁRIOS

  1. Esse povo da Imprensa onventa desconforto, o Vinícius só não é titular, isso é normal. Pra que ficar batendo nessa tecla desnecessariamente.

    • Este goleiro atual do Remo é muito inferior ao Vinícius, ele poderia permanecer por mais uma temporada e quem sabe este Leo Langue possa ser o titular?

      • Goleiro falhou, é fato. Mas, não em jogo decisivo. Vinicius falhou várias vezes na série B, série, colocou bola para dentro em jogo contra o payssandu, eliminou o Remo no paraense em semifinal contra a Tuna, enfim, ja merecia estar fora do Remo há pelo menos três anos Mas, nada é nada agora porque o Gerson é a imprensa ficam enchendo o saco com isso e pior muitos mordem a isca. O Marcelo Rangel merece chance, sim. Salvou o Remo contra o payssandu. Se disserem que é pago para isso, o mesmo se aplica ao Vinicius

    • Perfeito Macieira, a titularidade se ganha nos treinos e agarrando as chances nos jogos, o Vinícius há cerca de três anos vem sendo prestigiado mesmo falhando muito em lances capitais e dando prejuízo enorme ao Remo em todas as competições desde a queda da série B.

      Acredito que o Vinícius poderá ajudar muito o Remo em uma função diretiva por sua infiltração política, quem sabe até futuramente posse ser um grande presidente do clube.

  2. Hostil pra ti, vcs são os primeiros a malhar o cara e depois querem dar uma de santo;o Remo é um. Clube e ele um.funcionario dele e tem que respeitar as decisões,assim como vcs que são Remistas e babam ovo da mucura,pq o chefe de vcs o Guliherme Guerreiro torce por ela,hipócritas.

  3. Não é bem assim, são apenas coisas normais do futebol. Apesar da política conduzir nossas vidas, mistura-la com futebol e religião, não da bom resultado não. O Remo não deveria permitir que atletas em atividade se candidatassem a cargo eletivo, o resto é Mimimi.

  4. Parabéns pelo trabalho realizado e recebeu por isso, inclusive reconhecimento da torcida ao eleger vereador, mas não dá mais.
    Vida que segue.

  5. Uma vergonha a postura do clube! Particularmente, quando o goleiro titular é um frabgueiro que não inspira nenhuma confiança!

  6. acho que um dos piores defeitos do ser humano e a ingratidao, vinicius vc foi e sempre sera um heroi pra torcida azulina se fosse o fabio ainda no comando do remo, acho que isso nao estaria acontecendo, mas…..

  7. Acho uma tremenda falta de ombridade e consideração para com o atleta Vinícius, merecia muito mais respeito por tudo que ele fez pela entidade chamado clube do Remo
    Isso não é só uma crítica mais é também um desabafo
    Att orlando Sérgio Dias oliveira.

  8. Matéria para jogar o torcedor inocente e opinião pública contra o clube com típica intenção de tumultuar o clube, oportunizando inclusive a derrota no último jogo. Talvez orientado pelo chefe dele, torcedor do payssandu. Não tem nada disso que esse cidadão tenta disseminar. Vinicius foi e é reconhecido pelo Remo e torcedores pelos bons serviços prestados ao clube, por um período considerável que está passando no clube. A torcida o elegeu vereador, sem nenhuma trajetória política. O Remo permitiu a ele, conciliar os trabalhos. Acho até que caiu seu rendimento, prejudica o Remo, por conta dessa situação, através de falhas sucessivas em jogos decisivos com eliminações altamente prejudiciais ao planejamento do clube nas ocasiões. Então, no que é absolutamente normal, perdeu a posição de titular e ainda, diante de tantas falhas graves em jogos decisivos, merecendo críticas de torcedores e mesmo da imprensa, a gestão do clube e comissão técnica, ao que parece deverá prescindir de seus serviços profissionais, como normalmente ocorre com todo jogador profissional. Essa situação levantada pela imprensa, não passa, como muitos percebem, de má intenção da imprensa bicolor para tumultuar o ambiente no Remo.

    • Concordo. E ainda esperaram o atual goleiro falhar pra jogar uma matéria dessa. Pra logo, parte da torcida, comparar o atual com as brilhantes atuações do Vinícius, e esquecer que nas últimas 3 temporadas ele foi super mal. Mas cai quem quer…

    • Perfeitos comentários Jamil e Gilmessi77, essa imprensa mucurenta quer tumultuar o ambiente do Remo jogando o torcedor contra o clube, agora os covardes aproveitam a má partida do Rangel para jogar veneno (até parece que o Vinícius defenderia nos lances que o Rangel falhou e resultou em gols da Tuna).

      O Vinícius tem uma bela história no clube, porém nos últimos três anos tem sido um dos responsáveis diretos pelas derrocadas do Remo, vem falhando em lances capitais desde o 2º turno da série B, em inúmeros jogos da série C e Copa do Brasil (exemplo, o 2º gol do Corinthians a bola era toda do Vinícius e ele permitiu o atacante do gambá cabecear sozinho), mesmo assim foi prestigiado porque é ídolo, mas o torcedor consciente não concorda mais com esse prestígio. A realidade é que o Vinicius não tem mais reflexo, toma gols de chute de longe, em bolas aéreas na pequena área ele não sai, etc, portanto, não dá segurança defensiva como um bom goleiro dá.

  9. Concordo plenamente, belo texto do Gerson para explicar a situação do Vinícius.
    Não colocam nosso melhor goleiro para jogar, pq sabem que ele faria grandes defesas, e seria quase que impossível não renovar seu contrato.
    Mas se existem pessoas que tratam seus antepassados somente no passado, pq seria o Vinícius do presente que o tratariam de forma diferente?
    Grandes clubes são construídos de histórias, e essas histórias são feitas por pessoas!
    O Vinícius ainda pode dar muitas glórias ao Remo, é só deixarem ele trabalhar!!!
    Se preterem um profissional dedicado como o Vinícius, por outro goleiro que, além de ter quase a mesma idade, era banco no seu time de série “A,B”, como podem dizer que isso é mudança? Se fosse pela parte técnica me calava, mas pela birra de não querer um líder em campo?
    Aí é destruir uma história de dedicação e conquistas!!
    Respeitem nossos ídolos!!!

  10. Vinícius hj não é mais unanimidade entre torcedores, mas já teve seus dias de glórias e foi aplaudido, hj já não é titular, idade chega e td passa, é a lei divina, tofks passaremos por isso, as coisas seguem seus cursos normais, seria mais prudente o próprio Vinícius pedir para sair do que ser humilhado, temos que entender que o atleta tem vida útil!!

  11. gente Vinícius sempre será lembrado pelo Clube do Remo como também pelos torcedores, o cara tem sua história registrada no clube, foi um excelente goleiro, e ainda e, olha o Fábio quantos anos foi titular no Cruzeiro, olha aonde ele está até hoje no Fluminense. acredito que Vinícius ainda tem muito futebol para atuar, seja em qualquer clube. infelizmente estão colocando o Vinícius de lado como se o cara não prestasse mais e não e assim. eu ainda confio muito no futebol dele. parabéns Vinícius não e atoa que a torcida te ama. um abraço Gil.

  12. Imprensa querendo conturbar o ambiente do clube! Vinicius pode ate ser melhor que o atual goleiro (conforme comentarios de alguns), mas Vicinius ja passou. Esta na hora de virar a pagina! Se nao for esse atual goleiro, que seja outro, mas o ciclo do Vinicius ja passou.

    Que ele seja um excelente vereador, que ajude nossa Belem e Clube do Remo, mas o Vinicius ja esta aposentado faz uns 2/3 anos, no minimo.

    • Concordo. O reconhecimento já foi dado ao mantê-lo como titular mesmo com as falhas que frustraram as metas do Clube. Torcedores o elegeram vereador sem nenhum histórico político que o credenciasse para a função. Remo liberou para exercesse o mandato, o suponho ter influenciado negativamente sua carreira de profissional de futebol, com prejuízos do Remo. Deverá receber uma comenda do Clube pelos serviços ao clube. Pô! O que querem mais? Ainda vem torcedor onde o emocional ultrapassa o bom senso, o racional, o lógico, a visão profissional de Clube e jogador, querer criticar o Clube. Não sei que tipo de Remistas são vocês, se é que são.

  13. Vinícius, vc sempre será o nosso herói azulino, quem nunca esteve em fases ruins , seja no âmbito profissional ou pessoal, q atire a primeira pedra.

  14. Quando a zaga falha não tem goleiro bom, o Vinicius continuará como um dos melhores arqueiros do Brasil até 42 anos no momento ele é reserva por falhas da zaga, o Vinicius é a maior reserva moral e técnica dos goleiros em atividade do mundo ele continuará fazendo muitas defesas milagrosas quando a zaga falhar até 42 anos.

Comments are closed.