Nas entrevistas coletivas, Rodrigo Santana é um homem sério, de poucas palavras. No banco de reservas, grita o tempo inteiro, incentivando os atletas. Uma coisa é certa – o Leão passou a jogar mais depois que o paulista de 42 anos chegou em Belém.
Rodrigo decidiu acabar com os questionamentos do torcedor azulino e deu detalhes sobre o cenário anímico que encontrou no Baenão quando chegou, explicou a mudança de esquema tático e citou o bom relacionamento com peças do elenco não tão queridas pela arquibancada.
Santana contou que chegou em Belém no “pior dos mundos” possíveis para um treinador, com o Remo batendo à porta da zona de rebaixamento e a necessidade de vitória imediata. Vencer, inclusive, era algo raro para o elenco azulino, já que a equipe vinha de 3 derrotas, 1 empate e 1 vitória nos primeiros 5 jogos da Série C.
Apesar de tudo, o treinador tinha um plano, que deu certo. Segundo Rodrigo, antes de chegar, ele e sua comissão técnica já haviam traçado uma série de movimentos para que o elenco recuperasse a autoestima, perdida pelo início ruim na competição.
Aliado a isso, o treinador falou que contou com um toque de “sorte” na primeira partida, que o ajudou a ter mais tranquilidade para trabalhar na sequência das rodadas.
“Tinha uma consciência de como ia encontrar o cenário do vestiário. A gente precisava dar uma resposta logo e, por essa resposta ter vindo logo no primeiro jogo, isso me ajudou muito a ter tranquilidade para trabalhar. Tive, antes do jogo contra o Sampaio Corrêa (MA), uma semana para avaliar o vestiário e pensar em um plano para resgatar a autoestima dos jogadores. A vitória no primeiro jogo deu condições para colocarmos nosso plano de resgate em prática. Acredito que se aquele resultado não tivesse vindo, iria atrapalhar um pouco”, explicou.
Na primeira partida de Rodrigo no comando do Remo, diante do time maranhense, o torcedor levou um susto ao ver a escalação com Ligger, Bruno Bispo e João Afonso formando uma inédita linha de 3 jogadores defensivos.
O que viria por aí? Alguma improvisação para a composição da linha defensiva? Que nada! O Leão de Rodrigo Santana passaria a atuar com 3 zagueiros.
O treinador explicou por que usou a formação assim que chegou no Remo, por mais que isso não fosse usual em sua carreira. Além disso, ele afirmou que jogar com um defensor a mais não necessariamente faria da equipe mais “retranqueira”.
“Essa ideia veio depois que vi como nossos adversários nos atacavam. Tínhamos muita fragilidade nas laterais e jogar com 3 zagueiros faz com que o time se defenda com 5 jogadores no momento sem a bola. Quando a gente chega em um momento assim, o mais importante é arrumar lá atrás, depois vamos mudando no meio-campo e no ataque”, falou.
“Jogar com linha de 5 (jogadores) nunca foi uma característica minha, mas já precisei aplicar em situações específicas, como jogos na altitude ou fora de casa. Apesar do número de defensores, isso não significa que seremos um time fechado. Com 3 zagueiros, adianto a marcação, libero laterais e ataco com mais gente”, detalhou.
A torcida do Remo tem críticas a algumas peças do elenco. No entanto, há um jogador unânime para os torcedores neste quesito – o atacante Ribamar. Com apenas 2 gols marcados em 22 jogos disputados pelo clube, o atleta passou a ser mais reprovado pela torcida azulina depois que perdeu um pênalti na partida contra o Tombense (MG), na 5ª rodada da Série C, ainda sob o comando do ex-técnico Gustavo Morínigo.
As finalizações de Ribamar não tem entrado nas redes adversárias, mas Rodrigo Santana acredita que a sorte do camisa 9 do Leão vai mudar em breve. Ele revelou que o jogador passa por problemas de confiança, mas o bom desempenho em treinos tem mostrado uma mudança positiva no ânimo do atleta.
“Ribamar é um cara que merece fazer os gols pela forma como trabalha. Pessoalmente, ele é um cara bastante dedicado e muito aberto. O camisa 9 vive com essa pressão de gols e quando a bola não entra, a pressão aumenta. Nós, da comissão, estamos tentando dar tranquilidade para ele, ajustando posicionamentos, detalhes na finalização para que esses gols saiam naturalmente. Estamos trabalhando demais para isso, porque, para nós, quando mais estiverem bem, melhor”, finalizou.
O Leão volta a campo nesta segunda-feira (24/06), a partir das 20h00, para enfrentar o ABC (RN), no estádio Frasqueirão, em Natal (RN). O jogo é válido pela 10ª rodada da Série C e terá transmissão ao vivo pela DAZN. Clique aqui para fazer sua assinatura agora.
O Liberal, 23/06/2024
Não perca nenhuma notícia do Clube do Remo! Se inscreva nos canais do Remo 100% no WhatsApp e no Telegram.
Desde quando surgiu que Ribamar venha para o clube do remo não foi aprovado pela torcida, cara só decepção por onde passou, queria saber o que viro nesse jogador para o contratá-lo que toda torcida brasileira conhece a fama desse jogador que é não fazer gol. Não entendo porque fico insistindo com Ribamar, cadê o Mateus hoje que marcou seis ou sete gols pelo campeonato Carioca.
O Ribamar tem que ficar encostado no banco, cadê o Mateus Lucas que marcou seis ou sete gols pelo campeonato Carioca, Ribamar foi só decepção por onde ele passou, Ribamar nem em sonho era para vestir a camisa do remo, mas o maior culpado disso é quem indicou e quem me contratou um cara que toda torcida brasileira conhece e sabe que ele não é homem gol.
Tanto que a gente pediu na rede sociais que não era para contratar ele porque esse jogador não sabe fazer gol
Porque esses caras torcedores da mucura,não revelam as táticas do hélio falastrão dos Anjos???Querem saber as táticas do Rodrigo Santana para alertar nossos adversários??Claro que sim,só querem falar mal e prejudicar o Remo,imprensa facciosa,mucurenta,não merecem crédito!!!Vão cantar em outra freguesia,babar ovo dos mucuras compradores de títulos!!
Na verdade nunca foi aprovada a contratação dele pela torcida azulina, é um jogador que só foi decepção por onde passou, tem que deixar ele no banco encostado em vez de utilizar ele utiliza o Mateus Lucas que veio do boa vista.
Seu esquema deu certo, os jogadores compraram a sua ideia, sua equipe está dando mais condicao física ao plantel e os resultados vêm aparecendo…e continuar nessa toada…..MAS…..um conselho para vc : Apesar de vc ser o Pai Santana e ter melhorado alguns jogadores tecnicamente fracos como Marco Antônio, João Afonsonso, Yta..poste..lo e Pazidani, o Ruimbamar passa por problema de confiança desde q se profissionalizou….um cara q tem so 22 gols na carreira toda dele não tem como ter confiança….nem a sorte quer mais ajudar ele. Se vc diz q ele nos treinos merece, então libera os treinos para nós torcedores vermos ele fazer gols, pq no campo, aqui e em outros times q passou ele não faz. Cuidado para não morrer abraçado com o Ruimbamar e Papelão.
Eu prefiro que o Ribamar passe a bola para o Ytalo ou Jaderson fazer o Gol. Eu não gostaria de ver gol do Ribamar eu gostaria de ver ele dar passes para outro companheiro fazer o gol, ele se movimenta bem e tem as características de um grande atacante armador pelo centro.
Volto a repetir que o Ribamar pode ser aproveitado como atacante de pontas,tem velocidade,bom condicionamento fisico e força,pode jogar aberto para ser lançado em velocidade e fazer tabelas ou cruzamentos para a área,outro detalhe é que ajuda muito na marcação e também prende os zagueiros adversários no campo deles.
Comments are closed.