Baenão
Baenão

O engenheiro agrônomo Carlos Maneschy confirmou para o final desta semana o início do plantio de grama no Baenão. Esta é uma das etapas mais importantes da obra de reforma e modernização da praça esportiva azulina.

Em entrevista no canteiro de obras do estádio, na tarde de ontem, o responsável pelo novo gramado afirmou que tudo estará pronto até o início de dezembro, apesar do atraso provocado por um acidente no final de semana. Maneschy explicou que a drenagem da área já estava 100% concluída, mas precisou ser retomada após o acidente. Assim, o plantio da grama que estava previsto para ontem precisou ser adiado para sexta-feira ou sábado desta semana.

“Tivemos um problema no fim de semana, quando o operador de um dos tratores que trabalham na obra acabou cometendo um erro e passou por cima de uma área onde já havíamos concluído a instalação do novo equipamento de drenagem do campo de jogo e acabou danificando vários tubos. Mas esse tipo de contratempo pode ocorrer em qualquer obra”, declarou o engenheiro, que detalhou os próximos passos da implantação do novo gramado.

“Felizmente conseguimos correr contra o tempo e já estamos concluindo a reposição da tubulação danificada. Depois disso, iniciaremos a fase de implantação do colchão drenante de brita e, em seguida, a colocação do material orgânico, que no caso é composto por esterco de galinha, e finalizaremos com o calcário. Aí sim poderemos iniciar a colocação do novo gramado. Portanto, até o fim desta semana, poderemos iniciar o plantio do novo gramado”, declarou o engenheiro. “Até o dia 30/11, a gente termina essa fase de implantação”, projetou.

Segundo Maneschy, a montagem de um campo de futebol como o do Baenão envolve várias etapas, como a retirada do gramado antigo e de todo o material abaixo dele, a terraplenagem, a colocação de brita e seixo, instalação dos tubos de irrigação, colocação do colchão de areia, do adubo, do calcário e, finalizando, o plantio da grama.

Questionado sobre a data em que o novo piso do Baenão estará em condições de receber jogos, o engenheiro agrônomo disse que o prazo será de 30 a 40 dias após o término do plantio. “Como a grama será implantada em blocos, precisaremos desse tempo para que ela possa enraizar corretamente e ganhar a firmeza e resistência necessárias para suportar as exigências de um campo de futebol”, projetou Maneschy.

Respeitando as características climáticas da capital paraense, Carlos Maneschy escolheu para a nova Arena Baenão o plantio da espécie de grama chamada “Esmeralda”, que tem boa resistência ao pisoteio, penetração mais rápida no solo e é de fácil manutenção.

Amazônia, 19/11/2013