A nova eleição abre caminho para a inscrição de outras chapas na disputa presidencial. A partir da próxima segunda-feira (17/11), quem estiver interessado em montar um grupo para concorrer ao cargo de presidente poderá se inscrever junto à Comissão Eleitoral, desde que seja sócio há pelo menos 6 anos e tenha idade mínima de 30 anos, conforme regra estatutária.
Sobre os integrantes do Condel, ainda não se sabe como será a complementação dos cargos, uma vez que apenas 58 nomes foram inscritos.
“Esta resposta nós não temos, porque a reunião que teríamos para deliberar este assunto seria justamente hoje (terça-feira, 11/11), mas infelizmente não houve. Esta semana estará tudo devidamente acertado”, explica o presidente da Assembleia Geral, Robério D’Oliveira.
Também de acordo com o parecer dado, a resolução com as regras gerais da eleição será publicada até o próximo dia 14/11. Oficialmente, o prazo para novas inscrições será entre os dias 17 e 19/11, enquanto nos dias 21 e 22/11, o edital contendo os registros será publicado na sede social, tendo os candidatos impugnados o prazo de 3 dias para contestações.
Outra mudança apontada foi na composição da comissão eleitoral: saem Altemar Paes e Roberto Porto e entram Pedro Lima e Aldebaro Klautau. O único a permanecer é Carlos Gama. Por fim, as mudanças incluem a proibição do consumo de bebida alcoólica na sede social durante o processo eleitoral.
Diário do Pará, 12/11/2014