Em evento realizado na noite de ontem, no auditório de um hotel no centro de Belém, a “Chapa 1”, que disputa as eleições para a presidência do Clube do Remo, denominada “Unidos para a luta”, tendo à frente o atual presidente Zeca Pirão e o vice Marco Antônio Pina, o “Magnata”, apresentou o novo projeto de gestão esportiva, em parceria com a empresa paranaense Pluri Consultoria. O pleito eleitoral está marcado para o próximo dia 08/11.
A palestra ficou a cargo do gerente da empresa, Fernando Ferreira, que explanou por cerca de uma hora sobre os mais diversos aspectos que colocam não só o Remo, mas o futebol brasileiro como um todo, no centro de uma grave crise com ramificações nos mais diversos setores.
“Não há milagre para se fazer. Anos de desmando, décadas de problemas, não são resolvidos da noite para o dia. Você pode iniciar o processo e ter uma resposta naturalmente, mas é um processo longo que precisa ser feito da maneira correta e paciente”, disse o executivo, que avalia a melhor solução é a parceria com grupos empresariais e de investidores, como maior aliado à profissionalização.
Entre os inúmeros fatores que contribuem com o atual panorama do futebol, Fernando destacou os estádios vazios, a violência e a insegurança, além do calendário ruim, a baixa qualidade de jogos, o mercado inflacionado e a perda de importância no cenário internacional.
Todas essas dificuldades, no entanto, são insignificantes, segundo ele, em um universo de torcedores apaixonados iguais aos do Remo. “Esse é o público de vocês. Acham que o Coritiba (PR) tem 50 mil torcedores na própria cidade? Nunca. Aqui em Belém a torcida é extraordinária, mas é preciso que se trabalhe em cima desse potencial a longo prazo. Não é simples, mas é perfeitamente possível e existem resultados Brasil afora que comprovam isso”, ressalta.
[colored_box color=”yellow”]Membros da Chapa 2 também participam do evento
Por volta das 19h, os convidados começaram a adentrar o saguão do hotel escolhido para sediar o evento. Inúmeros azulinos do alto escalão atenderam o convite da diretoria, incluindo sócios, beneméritos, grandes beneméritos, ex-presidentes e até membros da chapa concorrente.
As presenças de Pedro Minowa e Henrique Custódio, da chapa “Remo rumo a modernidade”, foram agradecidas pelo presidente Zeca Pirão. “Na minha visão, o Clube do Remo é um só. Acho que com todos juntos, sem vaidade, não tenho dúvida que o Remo vai chegar onde merece. Com todos trabalhando, correspondendo, o Remo vai trazer os resultados que nós precisamos. Sempre digo que o clube é maior que eu, que o Minowa, que todos. Faço questão de agregar todos que queiram ajudar nesse momento”, discursou o dirigente, antes da palestra principal.
Em suas palavras, Pirão assegurou que pretende elevar o patamar do Remo para um estágio de profissionalismo necessário e que acompanhe o crescimento do futebol externo, esquecendo de vez as vaidades que dominavam os bastidores do clube durante décadas.
“Isso aqui é um esboço do que será o Remo futuramente. Sempre digo para todo mundo que o Remo é maior do que todo mundo e está a frente das nossas vaidades. Precisamos ter os pés no chão e corresponder mais de 5 milhões de torcedores. Fui cobrado até por torcedores do nosso rival, para vocês verem como o Remo precisa sair dessa situação”, completou o presidente.[/colored_box]
Diário do Pará, 28/10/2014