Grupo do Remo (1911)
Grupo do Remo (1911)

No dia 15/08 é comemorada a Adesão do Pará a Independência do Brasil, mas também é um dia de festa para os remistas. Nesta data, os azulinos celebram o aniversário de reorganização do Clube do Remo e, para relembrar o feito, uma manhã festiva será realizada na sede do clube, no centro de Belém, neste sábado (15/08).

Segundo o historiador Orlando Ruffeil, a data relembra o resgate dos barcos que pertenciam ao antigo Grupo do Remo, que havia sido desfeito em 1908.

“Nesta data, um grupo de 11 remistas que foram liderados por Oscar Salthão realizaram o resgate dos barcos e a partir daí, foi realizada a reorganização do Clube do Remo”, disse o historiador.

O grupo que tinha Salthão como líder foi formado por Antonico Silva, Jaime Lima, Candido Jucá, Harley Collet, Nertan Collet, Severino Poggye, Mário Araújo, Palmério Pinto, Elzeman Magalhães e Rubilar, autor do primeiro gol da história do Leão Azul, em 1913. Após a reorganização, o Clube do Remo passou a disputar outras modalidades, como o futebol.

A reorganização do clube se deu em 15/08/1911 e no dia 29/12 do mesmo ano, passou a se chamar Club do Remo, em obediência a grafia da época. No dia 07/08/1914, após vários argumentos, o nome Clube do Remo foi aprovado após realização de uma Assembléia Geral.

Ainda neste mês de agosto, outro evento está sendo preparado para a sede social azulina. Na próxima sexta-feira (21/08) será inaugurado o museu do Leão Azul.

Diário Online, 14/08/2015