O Conselho Deliberativo (Condel) do Remo, em reunião extraordinária realizada na última segunda-feira, 14/12, definiu que a eleição para escolha do novo presidente do clube acontecerá no dia 23/01 (sábado). Os sócios proprietários e remidos terão direito ao voto que definirá o nome do mandatário para 2016.
A reunião do Condel iniciou às 19h e terminou por volta de 23h50. O presidente da Assembleia Geral (AG), órgão máximo do Remo, Robério d’Oliveira, era favorável que somente as pessoas que se recadastraram até o mês passado poderiam participar do pleito, mas 57 dos 63 conselheiros presentes na sede social avaliaram que os 23 mil sócios – aproximadamente 1.500 estão em dia com a mensalidade – podem exercer o direito da votação.
Agora, a AG irá definir a data para a inscrição e homologação das chapas, formada por um presidente e vice, que concorrerão ao cargo do Conselho Diretor. Nos bastidores, 3 candidatos concorreriam na eleição: Miléo Júnior, Helder Cabral e Alcebíades Maroja. André Cavalcante também pode anunciar a sua candidatura. Atualmente, ele integra a comissão de futebol do clube.
Pedro Minowa e Henrique Custódio, ex-presidente e vice, respectivamente, foram eleitos – pela primeira vez de forma direita – para comandarem o Remo no biênio 2015/16. A gestão acabou passando por problemas internos, levando a uma crise administrativa. Ambos se licenciaram dos cargos e, em seguida, renunciaram. O presidente do Condel, Manoel Ribeiro, passou a ocupar, também, a presidência do Codir.
A eleição de janeiro escolherá o novo presidente azulino para um “mandato-tampão” de 1 ano, somente para concluir o atual. No final de 2016, novas eleições serão realizadas para o biênio 2017/18.
Globo Esporte.com, 15/12/2015