Três vagas abertas e 11 candidatos ao quadro de beneméritos do Remo. Eram 12, mas o número foi reduzido pela morte de Hermes Tupinambá, que deixou de luto a nação azulina. O Conselho Deliberativo terá sessão nesta segunda-feira (29/02) para eleger os novos beneméritos.
Alguns candidatos têm mais destaque pela visibilidade proporcionada pelo futebol, como Abelardo Sampaio, especialmente pelo trabalho feito em 2002, quando, em meio a uma gravíssima crise financeira, formou um time genérico, levou o clube às quartas-de-final da Série B e reformou a Toca do Leão, além de comandar o movimento da construção da área vip no Baenão, hoje destruída; Lucival Alencar, com admirável dedicação às categorias de base; Amintas Melo, médico do time por 2 décadas; Henrique Custódio, que além dos serviços de médico, tem disponibilizado ao clube a sua clínica de cardiologia; Ângelo Carrascosa, advogado muito acreditado, uma das maiores inteligências no mundo remista; Francisco Rosas, Cláudio Bernardo, Miguel Costa, Antônio Neto, Fernando Lima e Josias Campos, todos com sua importância reconhecida ao serem aprovados no pela comissão de habilitação, formada por Paulo Mota, Carlos Gama e Ubirajara Salgado.
Benemerência é uma honraria em reconhecimento por conduta digna e relevantes serviços prestados à instituição. Garante lugar cativo e vitalício no Conselho Deliberativo. Em busca dessa distinção, os candidatos estão em plena campanha, visando a eleição que se aproxima.
Coluna de Carlos Ferrreira, O Liberal, 28/02/2016