Daniel Lavareda – Foto: Sandro Galtran (Clube do Remo)
Daniel Lavareda – Foto: Sandro Galtran (Clube do Remo)

Nesta sexta-feira (22/09), o presidente da Assembleia Geral do Remo, Daniel Lavareda, deu informações detalhadas sobre as eleições presidenciais azulinas que ocorrem em novembro e aproveitou para defender que é necessário uma mudança estatutária, para que haja um período de transição entre mandatos.

O assunto foi levantado após o presidente da AG ser questionado sobre os prejuízos causados pela demora na troca de poder no Remo, sobretudo no Departamento de Futebol. Após o fracasso esportivo na temporada de 2023, o Leão ainda não iniciou o planejamento da equipe que vai entrar em campo na próxima temporada, já que qualquer decisão só poderá ser tomada depois que um novo presidente foi escolhido.

“Lancei essa proposta aos candidatos, para que seja instituída uma transição entre gestões. A eleição do Remo não é a mais correta do modo como ela é operacionalizada. Hoje, o futuro presidente assume imediatamente após a eleição e não toma pé de como está a administração do clube. É necessário que a eleição ocorra 30 dias antes da posse, para que o novo presidente saiba o que lhe espera e se planeje”, explicou.

Além disso, Lavareda explicou o motivo pelo qual o clube resolveu antecipar em 10 dias o prazo de início de inscrições de novas chapas presidenciais, passando de 28/09 para 18/09. Segundo ele, o adiantamento se deu pelo número elevado de pré-candidatos. Até o momento, 4 pessoas demonstraram interesse em gerir o Leão pelos próximos 3 anos.

“Em um passado não muito distante, ninguém queria ser presidente do Remo. Hoje, vejo várias candidaturas postas, então ampliei o prazo de inscrição para deixar o processo mais transparente e democrático. Isso não dará nenhum prejuízo à eleição. Haveria se tivesse reduzido o tempo de campanha, mas não é o caso”, disse.

Até o momento, nenhuma chapa se inscreveu para concorrer à presidência do Remo, mas a lista de pré-candidatos é grande. Demonstram intenção de concorrer ao cargo o atual vice-presidente, Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão; o ex-diretor de futebol, Marco Antônio Pina, o Magnata; o ex-diretor comercial azulino, Jader Gardeline; e o atual diretor de marketing, Renan Bezerra.

“Torço para que seja um cenário democrático e acho que será. Todos os pré-candidatos que se apregoam são de bom trato. Tudo o que vem sendo dito por eles é em prol do Clube do Remo. O clube vive uma ansiedade de mudança de patamar em tempos mais organizados financeiramente”, comentou.

As eleições azulinas estão marcadas para ocorrer no dia 12/11. A posse do novo presidente ocorrerá imediatamente após o resultado das urnas.

Daniel Lavareda ainda falou sobre outros temas. Confira:

Comissão eleitoral

Após o encerramento das inscrições, no dia seguinte (14/10) vamos escolher a comissão eleitoral, que vai dirigir as eleições. Uma novidade este ano é que será lançado um edital para todos os associados que querem participar da eleição na qualidade de membro da comissão e das mesas receptora e apuradora. Os interessados devem enviar seu número de sócio ao clube e vamos verificar se eles estão em dia com as obrigações estatutárias.

Colégio eleitoral

A perspectiva é de que 3 mil sócios estejam aptos a participar das eleições do Remo. Não tenho esse número exato, porque isso é de responsabilidade do Codir (Conselho Diretor). Só vou ter acesso quando as inscrições de chapa se encerrarem. Esses números serão repassados à comissão eleitoral, que vai divulgar quem são os eleitores aptos.

Urnas eletrônicas

Estamos em contato com o presidente do TRE-PA, para que a gente possa trazer as urnas para cá. Fizemos isso nas eleições passadas e queremos fazer de novo. Acreditamos que isso traz mais transparência ao pleito.

Voto do Sócio-Torcedor

Não vou falar como presidente da AG, mas esse é um desejo meu. O sócio-torcedor tem um papel muito grande dentro do clube e, pessoalmente, deveria ter pelo menos 2 anos de contribuição ininterrupta para poder participar. Essa é minha opinião.

O Liberal.com, 22/09/2023

12 COMENTÁRIOS

  1. Eu já escrevi e escrevo de novo, este estatuto, tá OBSOLETO e emperra as tomadas de decisões com relação ás eleições e as outras atividades do clube principalmente no que diz respeito as eleições, o próximo presidente precisaria tomar providências para que se faça um novo estatuto sem protocolos e burocracias….

  2. Enquanto isto, o rival conseguiu subir pra série B, os mucurentos estão em estado de graça enquanto o FENÔMENO AZUL, estamos frustrados com o fiasco de nosso time fruto de uma gestão desastrosa e fracassada…..

  3. A Mucura subiu , parabéns Fábio Bentes pelo ônibus , CT kkkk Um time que fica sem expressão no cenário Nacional e não conquista títulos a tendência e não ter adesão de novos torcedores mais novos e diminuição no sócio Torcedor , coloquem ouro no Ônibus , no CT e fiquem admirando Se o Remo não mudar agora vai ficar para trás

    • ´´É verdade, a torcida da mucura aumenta e a nossa diminui, com este protagonismo da mucura no futebol a tendencia é eles aumentarem o número de simpatizantes, Bentes nos 5 anos transformou o clube do Remo de um gigante a um anão…

        • As vezes este site parece da mucura pois qdo detonamos o derrotado gestor que foi freguês assíduo da mucura vcs torcem o nariz, eu falei alguma mentira no meu comentário acima ???

        • Não se pode detonar o gestor perdedor e freguês da mucura que vcs torcem o nariz vai ver que este site e de propriedade do Bentes, vcs precisam aceitar a indignação do torcedor contra este perdedor freguês da mucura…..

  4. O eleitor deve escolher o candidato que goste de vencer e que nunca coma mosca diante do rival. Vendo a mucura se aproximando do acesso me da uma raiva e lembrar que estivemos la e caimos da maneira como foi. Pqp!!!

  5. Ontem mandei vários comentários e não foi colocado, será que o Remo 100 por cento está de férias também igual ao time principal ou problemas técnicos , se não vejamos tem que ter uma explicação

  6. Já disse isso é vou repetir , se essa não for a hora deste clube evoluir a passos largos dentro de campo , nunca será !

  7. Concordo com a permanência do Ricardo Catalá no comando da equipe , concordo sim , mas apenas uma ressalva , ele precisa ganhar mais a torcida , precisa ser mais empático , identificado com a torcida , é fundamental p termos muitos êxitos a partir do próximo ano. Percebo que é preciso ganhar a confiança desta torcida tão massacrada, não somente ele precisa ter esta missão mas todos da nova gestão.

Comments are closed.