Foi no sufoco, mas os garotos do Clube do Remo conseguiram segurar o Flamengo (RJ) no estádio Moacyrzão, em Macaé (RJ), e avançaram para a próxima fase da Copa do Brasil Sub-20. Com um jogador a mais desde o primeiro tempo – o lateral-esquerdo azulino Alex Ruan foi expulso após entrada forte de carrinho -, os donos da casa tiveram dificuldades de penetrar em um Remo retrancado, mas venceu por 2 a 0 nesta terça-feira, dia 08/10.
O resultado, porém, não foi o suficiente para garantir a classificação por conta do placar agregado, já que no jogo de ida, em Belém, os remistas venceram por 3 a 0. Os gols do Flamengo (RJ) na partida foram marcados por Eduardo, aos 43 minutos do primeiro tempo, e por Igor Sartori, aos 15′ do segundo. Agora, o Remo aguarda o vencedor de Cruzeiro (MG) e Criciúma (SC).
Precisando da vitória por 3 gols, no mínimo, o Flamengo (RJ) se atirou ao ataque desde o começo da partida. A vontade de abrir o placar era tanta, que o clube carioca abusou das faltas, algumas até mais duras. O Remo, por outro lado, se defendeu e buscava explorar os contra-ataques e os erros do adversário, o que aconteceu poucas vezes no primeiro tempo. O que se via era um jogo truncado, apesar da maior posse de bola dos Rubro-Negros.
O tempo corria e o Flamengo (RJ) seguia atrás do prejuízo. Matheus, livre de marcação, era um dos mais acionados no setor ofensivo, mas faltava objetividade e o famoso último passe para deixar os companheiros na cara do gol de Jader. A partida ficou emocionante depois que Alex Ruan fez falta dura e acabou expulso. Pouco tempo depois, Eduardo abriu o placar em favor dos mandantes em um chute que passou entre as pernas do goleiro azulino.
Com o objetivo de fechar mais o meio-campo, o técnico Valter Lima tirou o atacante Beto e colocou Edicleber logo no retorno da etapa complementar. O time paraense ainda perdeu Raí, que sentiu uma lesão e, por alguns minutos, ficou com 9 jogadores em campo. Alexandre entrou e teve trabalho para marcar os meio-campistas da equipe carioca, que se movimentavam bastante, principalmente, pela esquerda.
O segundo gol, que deixou a partida eletrizante e recolocou de fato o Flamengo (RJ) na disputa pela classificação, aconteceu aos 16 minutos. Igor Sartori recebeu na lateral, chutou cruzado e marcou. O Leão sentiu o gol, recuou ainda mais e os Rubro-Negros aproveitaram para atacar. Antes do apito final, o Flamengo (RJ) ainda meteu uma bola na trave, mas a vaga nas quartas de final ficou com Clube do Remo.
Globo Esporte.com, 08/10/2013
Assista aos melhores momentos da partida clicando aqui