A Desportiva não tomou conhecimento e derrotou o Remo por 3 a 2 neste sábado, dia 22/06, no primeiro jogo da final do Campeonato Paraense Sub-20. O primeiro gol do jogo saiu logo aos 2 minutos, com Ronaldo, que ampliou ainda na etapa inicial. Guilherme fez o terceiro e Alexandre descontou para o Leão duas vezes. A partida aconteceu no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.
As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 29/06, a partir das 09h30, no mesmo local. A Desportiva tem a vantagem e joga pelo empate para ficar com o título inédito. Já o Remo terá que vencer por dois gols de diferença para levantar o caneco. Em caso de uma vitória simples do Leão, a partida será decidida nas cobranças de pênaltis.
Desportiva abre vantagem no primeiro tempo
Mal começou o primeiro tempo de partida e a Desportiva abriu o placar. A zaga do Remo vacilou e Ronaldo aproveitou, roubou a bola e colocou no canto do goleiro do Leão: 1 a 0, aos 2 minutos. A chance para a Desportiva aumentar veio em seguida, aos 10 minutos. Yan fez pênalti, mas Tarcísio desperdiçou a oportunidade. Elielton fez grande defesa.
Depois disso, o Remo cresceu em campo e, apesar da desvantagem no placar, tinha maior volume de jogo e buscava explorar as jogadas laterais. O empate quase aconteceu aos 20 minutos. Edicleber entrou na área com liberdade e finalizou perigosamente no canto, mas João Vitor, bem posicionado, deslocou a bola para escanteio.
O banho de água fria, no entanto, aconteceu aos 42 minutos. A defesa do Leão cochilou outra vez e o artilheiro Ronaldo, que já havia inaugurado o placar e sofrido o pênalti, aproveitou e com categoria estufou as redes: 2 a 0. O Leão, então, se entregou ao nervosismo e o técnico azulino contava os minutos para o final da etapa inicial.
Desportiva amplia, mas Leão diminui
O Remo voltou disposto no segundo tempo e se atirou ao ataque desde o minuto inicial. Em um dos lances, Rony recebeu bom passe de Índio e finalizou com perigo, mas o arqueiro da Desportiva, João Vitor, estava atento e conseguiu evitar o primeiro gol do Leão. A equipe azulina seguia no ataque e pressionava bastante o time adversário.
Mesmo atuando mais atrás, jogando com o time recuado, a Desportiva conseguiu chegar ao terceiro gol. Guilherme chutou forte e a bola passou entre as pernas do arqueiro Elielton, aos 21 minutos. O Remo descontou logo em seguida, aos 28′. Alexandre encontrou João Vitor adiantado e bateu bonito, por cobertura: 3 a 1.
Na reta final, chances para os dois lados. O Leão estava próximo do segundo gol e conseguiu depois que Marcão derrubou Rodrigão dentro da área. Pênalti que Alexandre cobrou e fez 3 a 2. Àquela altura do jogo, o cenário já era favorável ao Remo, no entanto, a Desportiva buscava os contra-ataques, mas pecava na hora do passe final.
Globo Esporte.com, 22/06/2013