“O Criciúma (SC) é nosso maior desafio”, alertou Guilherme, atacante do Remo, ao comentar sobre o adversário nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20. O jogo de ida, hoje, às 18h, no estádio Heriberto Hülse, marca o primeiro confronto contra uma equipe que não estava entre os favoritos ao título antes do início da competição.
Nas duas fases anteriores, o Leãozinho entrou em campo como “azarão” e conseguiu surpreender Vitória (BA) e Flamengo (RJ). Hoje, contra outra surpresa do torneio, não há favoritismo. Para o técnico Válter Lima e seus atletas, o desafio será ainda maior.
E não será qualquer desafio. O Tigre do sul catarinense também eliminou duas forças do futebol nacional: Corinthians (SP) e Cruzeiro (MG), clubes que possuem duas das melhores e mais produtivas categorias de base do país. Também não perdeu em quatro partidas na Copa do Brasil Sub-20.
Mesmo diante do bom retrospecto adversário, o meia-atacante Rodrigo, artilheiro do Remo na competição (3 gols), acredita no poder de decisão dos jogadores azulinos. “Nosso grupo tem jogadores de bom nível técnico, acostumados com decisões e que gostam de grandes desafios. Vamos encarar o Criciúma (SC) confiantes em superá-lo”, avisou.
O armador lembra que superar o invicto adversário atestará o bom momento do time do Remo no cenário nacional. Na opinião dele, a equipe, que deve servir de base para o profissional na temporada 2014, precisa acostumar-se a grande jogos. “O Remo, por sua grandeza e sua imensa torcida, tem tudo para ter sucesso no cenário nacional tanto nas divisões de base quanto no profissional. Para isso, temos de enfrentar grandes desafios”, argumentou.
Para o primeiro duelo contra os catarinenses, o técnico Valter Lima não conta com os laterais Carlinhos, que voltou a sentir a coxa esquerda e ficou em Belém, e Alex Ruan, que cumpre suspensão por ter sido expulso contra o Flamengo (RJ), na semana passada.
A ausência de Carlinhos não preocupa, uma vez que Andrey vem dando conta do recado. Já a escolha de um substituto para a lateral esquerda tirou o sono do treinador. A princípio, Williams assumiria o posto, mas como o atleta está pouco entrosado com os demais companheiros, Valtinho optou por improvisar o zagueiro Gabriel na posição.
Já a dúvida no ataque acabou sendo dissipada na tarde de ontem, quando o técnico comandou um treino tático no campo do Caravággio, já em Criciúma (SC). Mesmo com o atacante Jayme recuperado de contusão, ele decidiu manter o trio de ataque com Sílvio, Guilherme e Beto.
Amazônia, 16/10/2013