Há 10 dias, Zeca Pirão, presidente do Clube do Remo, assistia ao treino do time sub-20, como se assistisse a um treino da equipe profissional. “Todos têm que se empenhar como se fossem profissionais”, dizia ele aos seus colegas de trabalho, no alambrado do Baenão.
A presença do mandatário do clube em um treino pareceu inusitada, mas virou rotina. Com o futebol profissional em preparação apenas para amistosos, o sub-20 virou o centro das atenções por lá. A polêmica repercussão da aplicação de uma multa a um atleta da categoria, o zagueiro Yan, por exemplo, ganhou as manchetes dos noticiários locais. A multa foi mantida pelo rigoroso Pirão, que alegou “que a disciplina deve ser aprendida desde cedo”.
Na próxima quarta-feira (04/09), toda essa disciplina terá de estar afiada. O Leãozinho vai estrear na Copa do Brasil Sub-20. Uma boa chance tanto para Yan, como para o restante do grupo, mostrar personalidade. Depois do título da Copa Norte conquistado no início de agosto, a questão, agora, é saber: até onde esse time vai? Para Válter Lima, técnico que assumiu a equipe logo após o título, a resposta é abstrata, já que “o futebol é dinâmico e muda minuto a minuto”.
“Estamos trabalhando e, assim como fizemos do Campeonato Paraense para a Copa Norte, estamos trabalhando no sentido de melhorar e evoluir em todos os aspectos, seja com muito trabalho ou com contratações”, explica o treinador.
Vitória (BA) não terá vida fácil, diz Valtinho
A convocação de Valtinho para comandar o time tem, por sinal, o aspecto de melhorar a qualidade da equipe. Com experiência em times profissionais – até no próprio Remo em 2005 – o treinador segue tentando corrigir erros como excesso de individualismo, tão visível durante a Copa Norte. Porém, corrigir “erros de base” é bem mais difícil.
“Pode ser que em determinado momento de suas formações, eles não conseguiram corrigir isso na base e acabou virando um vício. Não é do dia para noite que se corrige isso, mas iremos trabalhar nesse sentido”, garante.
Além de apontar erros e elevar a autoestima do time sub-20 pela conquista do título, a Copa Norte serviu também para encontrar novos talentos. A diretoria contratou seis atletas que foram bem avaliados pelos técnicos do Leão. Se juntando ao time campeão, o Remo vai tentar derrubar uma das equipes mais fortes das categorias da base do Brasil: o Vitória (BA), atual campeão da a única edição do torneio e referência em todo o país em formação de atletas.
Com essa junção de talentos, Valtinho acredita que dá para vencer o melhor do Brasil. “O Vitória (BA) é uma referência nacional, com uma estrutura muito forte e sabemos da qualidade. Eles estão em um ritmo bem forte, sempre em um nível bem forte. Mas o futebol sempre se resolve dentro de campo, que é o jogo. Quem priorizar o futebol ganha e é assim que vamos jogar”, afirma.
Diário do Pará, 01/09/2013