Se arrancar um empate dentro de casa diante do Vitória (BA) foi difícil, conseguir a classificação nos domínios do adversário será ainda mais complicado. Por isso, no fim de semana, o técnico Válter Lima, o Valtinho, aproveitou os treinamentos realizados nas manhãs de sábado e domingo para tirar suas últimas dúvidas a respeito do time do Remo que mandará a campo na próxima quarta-feira, às 20h30, no Barradão, para buscar uma vaga na segunda fase da Copa do Brasil Sub-20, contra o Rubro-Negro baiano.
O sistema tático ideal ainda é a maior dúvida do comandante azulino. No início dos trabalhos, tudo indicava que o Remo jogaria no 3-5-2, assim como em alguns jogos do último Campeonato Paraense da categoria e na Copa Norte Sub-20. Nesta versão, o trio de zagueiros formou com Yan, Igor João e Gabriel. No entanto, as atuações irregulares nos dois primeiros coletivos não agradaram Valtinho, que resolveu buscar outra alternativa. Então, foi a vez do esquema 4-3-3 ser observado. Nesta variante tática – a mesma utilizada no primeiro confronto diante dos baianos -, o time remista treinou com Guilherme, Rodrigão e Edicleber no ataque.
O problema para jogar com três zagueiros, segundo o comandante, é a carência de peças que cumpram as funções que o esquema exige. “Principalmente os zagueiros que precisam sair pelos lados”, esclarece. No 4-3-3, a preocupação é com a proteção que o primeiro volante deve dar à dupla de zaga, principalmente quando os latarais avançarem ao ataque. “Ainda temos que definir bem quem vai ser esse homem, mas tudo está dentro do planejamento de observações que a gente tem feito e estamos buscando a melhor formatação”, afirmou.
No 3-5-2, o time considerado titular foi montado com: Jader; Yan, Igor João e Gabriel; Andrey, Nadson, Raí, William Fazendinha e Alex Ruan; Guilherme e Rodrigão. Já na versão no 4-3-3 (que por se tratar de uma partida fora de casa dificilmente será a escolhida), o Leãozinho joga assim: Jader; Andrey, Igor João, Gabriel e Alex Ruan; Nadson, Raí e William Fazendinha; Guilherme, Rodrigão e Edicleber.
O Leão Azul volta aos trabalhos na manhã de hoje, as 09h30, no Baenão. O coletivo-apronto está marcado para amanhã e o embarque com destino á capital baiana ocorre às 17h15.
No jogo de ida, no Mangueirão, Remo e Vitória (BA) empataram por 1 a 1. Com o resultado, o Rubro-Negro baiano joga por um simples 0 a 0 nesta partida de volta. Um novo 1 a 1 levará a classificação para os pênaltis, enquanto qualquer outro empate classifica o Leão Azul. A equipe que sair vitoriosa no tempo regulamentar também garante a vaga.
Amazônia, 16/09/2013