A Federação Paraense de Futebol (FPF) definiu o sistema de disputa do Parazão Sub-20 desta temporada. O torneio, que começa no dia 10/10, terá a participação de 35 equipes, todas pertencentes às regiões metropolitana e nordeste do Estado.
Neste ano, não haverá a participação de clubes de outras partes do Pará. De acordo com a FPF, as inscrições para o torneio foram abertas no dia 28/08, mas apenas clubes das regiões mais próximas à capital manifestaram interesse em participar da competição.
O critério de localização geográfica, inclusive, foi utilizado na divisão dos grupos. Segundo o Congresso Técnico, realizado na última semana, as 35 equipes foram divididas em 5 chaves, com 7 clubes cada. Os times jogarão entre si dentro de cada grupo, no sistema de pontos corridos, apenas em jogos de ida. Os 3 primeiros de cada chave, assim como o melhor 4º colocado no geral, avançam às oitavas-de-final.
A partir de então, o torneio será disputado no formato mata-mata, mas em partidas de ida e volta. Caso persistam empates após a soma dos 2 jogos, a decisão do classificado se dará por disputa de pênaltis. A previsão de encerramento do campeonato é até o dia 15/12.
O Remo é o atual campeão da categoria. O Leão derrotou o Pinheirense na final de 2022, nos pênaltis, depois de empate em 3 a 3 no placar agregado.
Veja os grupos do Parazão Sub-20
Grupo A – Vila Rica, Carajás, Santa Maria, Capitão Poço, Salinas, Trabalhista e Castanhal
Grupo B – Paysandu, CRT Benevides, Independente, Atlético JM9, Belenense, Comercial e Vila Rica
Grupo C – Estrela, Pedreira, União Paraense, São Francisco, Juventude, Bragantino e Tapajós
Grupo D – Independência, Cabanos, Craques do Futuro, Remo, Paraense, Cruzeirão e Maracanã
Grupo E – Terra Alta, Pinheirense, Tuna, Boca Júnior, Sacramenta, Sport Belém e Ponte Nova
O Liberal, 26/09/2023
Que bacana essa quantidade de equipes isso quer dizer que o campeonato será longo dando calendário para esses garotos. Os novos dirigentes do Leão tem que se ligar nessa garotada não é verdade que toda essa molecada é ruim de bola ao contrário teremos muitas promessas. Em outras palavras em um futuro não muito distante não terão justificativa pra contratar pés de rato de fora do estado.
Verdade Rildo, o aumento de jogos do estadual é muito importante para o aprimoramento do futebol dos meninos da base, melhor ainda se forem aplicados campeonatos regionais e nacionais que os meninos possam jogar.
Mto bom ter calendario para esses garotos jogarem e estar ganhando cada vez mais minutagem…mas infelizmente o “patamar”? de exigência da região Norte ainda é bem aquém aos dos principais centros de futebol do País. Só ver q o Remo deita e rola por aqui e qdo vai jogar com times lá de “baixo” tem gde dificuldade. Essa realidade não vai mudar tão cedo, então o Remo tem q aproveitar os garotos mais promissores e q se destacam para coloca-los a jogar em um nível mais alto de exigência q e o profissional para q eles possam evoluir. Aproveitar, e píncaros outras promessas de base de outros times e de outras regiões tb…esse Campeonato mesmo é uma boa chance ce filtrar…quem não vai querer jogar no Leão???, ainda mais sabendo desse projeto de poder jogar no profissional e aparecer…..
Quantidade de jogos sem qualidade não serve pra muita coisa.
Comments are closed.